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Entregue nova creche do governo federal em Águas Lindas de Goiás

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Mais uma unidade de educação infantil foi entregue à população de Águas Lindas de Goiás (GO). A presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fernanda Pacobahyba, participou, nesta segunda-feira, 4 de agosto, da solenidade de inauguração da nova creche municipal Eliene Martins Braga, localizada no Residencial Jardim Paraíso. Essa é a segunda creche que o governo federal inaugura no município, em 2025, reforçando o compromisso da atual gestão com a ampliação da oferta de vagas na educação infantil em todo o país. O FNDE é a autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC) responsável por executar as políticas educacionais.  

A obra da unidade de educação segue o padrão arquitetônico do Projeto Proinfância Tipo 2, desenvolvido pelo FNDE, com capacidade para atender até 188 crianças nos turnos matutino e vespertino, ou 94 em período integral. Com investimento federal de R$ 1,2 milhão, a construção teve início em maio de 2016 e está preparada para receber turmas desde o berçário até a pré-escola, contemplando a faixa etária de 0 a 5 anos e 11 meses. 

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O projeto arquitetônico foi concebido com base nas diretrizes pedagógicas do MEC, seguindo princípios de inclusão e considerando aspectos ambientais, geográficos, culturais e sociais da região. A estrutura conta com dois blocos principais (A e B), além de áreas externas com pátio coberto/refeitório, playground, jardins e estacionamento. 

No Bloco A, estão concentrados os ambientes administrativos e de apoio, como a sala de professores, fraldário, lactário, lavanderia, rouparia, copa, cozinha, despensa e salas da Creche I (0 a 11 meses). Já o Bloco B abriga as salas da Creche II (1 ano a 1 ano e 11 meses), Creche III (2 anos a 3 anos e 11 meses), salas da pré-escola (4 anos a 5 anos), sanitários infantis e adaptados, além de sala multiuso.

A unidade está equipada com rampas de acesso, piso tátil e banheiros adaptados para adultos e crianças com deficiência, promovendo inclusão e acessibilidade, em conformidade com a legislação vigente. 

Educação infantil – A entrega da creche no Jardim Paraíso integra o conjunto de ações estruturantes do governo federal para ampliar o acesso à educação infantil. Somente em 2025, já foram entregues mais de 310 obras educacionais, com investimento total de R$ 425,5 milhões, sendo 134 delas destinadas à educação infantil. 

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Além disso, o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) prevê a construção de 1.178 novas unidades de educação infantil, já selecionadas na primeira etapa; e outras 505 creches do Tipo 2 estão em fase de validação cadastral no TransfereGov, na segunda etapa.

Entre 2023 e 2024, o MEC e o FNDE entregaram 1.383 obras escolares em todo o Brasil, totalizando cerca de 279 mil novas vagas em dois turnos e 139 mil em tempo integral, com investimento superior a R$ 1,5 bilhão. Desse total, 492 unidades foram de educação infantil, consolidando o Proinfância como uma das principais políticas públicas voltadas à primeira infância no país. 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações do FNDE 

Fonte: Ministério da Educação

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EDUCAÇÃO

Novo Pronacampo: prazo para adesão é prorrogado até 30/11

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Os estados e municípios que desejam integrar a Política Nacional de Educação do Campo, das Águas e das Florestas (Novo Pronacampo) poderão aderir ao programa até o dia 30 de novembro. A iniciativa tem como propósito fortalecer e expandir a oferta educacional destinada às populações do campo, das águas e das florestas, promovendo melhorias na qualidade do ensino e garantindo o direito à permanência dos estudantes. 

A adesão voluntária deve ser realizada por secretarias estaduais e municipais de educação por meio do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec). Para orientar os gestores nesse processo, o Ministério da Educação (MEC) elaborou um Guia de Navegação.    

O MEC também realizou, em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), um encontro on-line para incentivar estados e municípios a realizarem a adesão, além de tirar dúvidas e esclarecer os benefícios do Novo Pronacampo. 

Adesão – Desde o lançamento do Novo Pronacampo, a adesão vem crescendo em todas as regiões do Brasil. De acordo com dados atualizados do MEC, até esta segunda-feira, 3 de novembro, o Nordeste tem o maior número de entes participantes, com 91,7% de adesão entre os municípios com escolas do campo. Em seguida, aparecem as regiões Norte (77,8%), Sudeste (52,6%), Sul (52%) e Centro-Oeste (44,9%). 

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O destaque geral fica para o Acre, que já atingiu 100% de adesão — todos os 22 municípios com escolas do campo aderiram ao programa. A Paraíba também apresenta resultado expressivo: dos 212 municípios com escolas do campo, 211 já aderiram, alcançando 99,5% de participação. 

No Sudeste e no Sul, os índices de adesão ainda estão baixos: São Paulo registra 37%, com 111 dos 300 municípios aptos; e Santa Catarina tem 37% de adesão, relativa a 94 entre 254 municípios com escolas do campo. O Distrito Federal, que possui apenas uma escola do campo, ainda não formalizou adesão ao programa. 

Novo Pronacampo – Instituída pela Portaria nº 538, de 24 de julho de 2025, a Política Nacional de Educação do Campo, das Águas e das Florestas (Novo Pronacampo) busca a ampliação do acesso e a qualificação da oferta da educação básica e da educação superior; a melhoria da infraestrutura das escolas; a formação inicial e continuada de professores; e a disponibilização de material específico aos estudantes em todas as etapas e as modalidades de ensino.    

Entre as metas da política, estão: a estruturação de um sistema de avaliação e monitoramento da educação dos povos do campo, das águas e das florestas; o estímulo à construção de capacidades institucionais para a condução das políticas de educação dos povos pelos entes federados e no sistema de governança popular; e a consolidação da modalidade de educação do campo, das águas e das florestas, com a implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar do Campo, conforme a Resolução CNE/CEB nº 1, de 3 de abril de 2002.       

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Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) 

Fonte: Ministério da Educação

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