BRASÍLIA

EDUCAÇÃO

Governo federal entrega 500 moradias em Itapipoca (CE)

Publicado em

O complexo residencial Vicente Antenor Ferreira Gomes, em Itapipoca (CE), foi entregue nesta segunda-feira, 3 de novembro. Com as 500 novas casas, mais de 2 mil pessoas de baixa renda serão beneficiadas. Representando o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro da Educação, Camilo Santana, celebrou as ações no estado do Ceará que, além da habitação, contemplam também áreas como educação, ciência e tecnologia. 

O empreendimento contará, ademais, com equipamentos públicos como creche e uma unidade de saúde, além de biblioteca completa de uso coletivo. Ao todo, foram investidos cerca R$ 50 milhões por meio do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR). 

“Cuidar das pessoas é o maior legado de um governante. Para as famílias que vão morar aqui, cuidem bem dessas casas. Vocês vão poder até ampliar no futuro, aumentar o espaço se a família crescer, esse é o espaço de vocês. Agora vocês podem bater no peito e dizer que têm casa, que saíram do aluguel. Essa casa é de vocês, de direito e de fato”, afirmou Santana. 

A iniciativa integra o programa Minha Casa, Minha Vida, implementado pelo Ministério das Cidades, do governo federal. “São oito anos que as famílias esperam por esse momento. Essa obra é de 2017 e passou muito tempo parada. Mas agora, com o retorno do Minha Casa, Minha Vida, essa realidade é outra”, enfatizou o titular da pasta das Cidades, ministro Jader Filho. 

Leia Também:  Reunião da Celac discute integração da educação superior

Pessoa com deficiência visual e nova moradora do conjunto habitacional, Maria Gleiciane Morais ressalta que a casa dela é equipada com escrita em braile acima das tomadas, além de contar com acessibilidade no banheiro, de forma a atender às necessidades específicas de pessoas cegas ou com baixa visão. “Graças a Deus, com essa casa que hoje eu estou ganhando, o que antes eu destinava ao aluguel agora vai me ajudar a ter uma vida melhor. Já é um dinheirinho que sobra para investir em outra coisa, em mim”, comemorou. 

Entre as autoridades, também participaram do evento o governador do Ceará, Elmano de Freitas; o prefeito de Itapipoca, Felipe Pinheiro; e parlamentares federais e estaduais. 

Fortaleza – Ainda em agenda oficial no Ceará, o ministro participou de cerimônia, em Fortaleza, para assinatura da ordem de serviço que autorizou a construção do Conjunto Habitacional Luiz Gonzaga II, no bairro Jangurussu. O empreendimento terá 536 apartamentos, beneficiando 2.144 pessoas, com investimento que supera R$ 91 milhões. 

O novo residencial — também parte do programa Minha Casa, Minha Vida — é resultado da parceria com o Centro de Estudos e Articulação e Referência sobre Assentamentos Humanos, com a Federação de Entidades de Bairros e Favelas de Fortaleza, e com a Sociedade Comunitária de Habitação Popular Unidos do Curió. 

Leia Também:  Entregue nova creche do governo federal em Águas Lindas de Goiás

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações do Ministério das Cidades 

Fonte: Ministério da Educação

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

EDUCAÇÃO

Novo Pronacampo: prazo para adesão é prorrogado até 30/11

Published

on

Os estados e municípios que desejam integrar a Política Nacional de Educação do Campo, das Águas e das Florestas (Novo Pronacampo) poderão aderir ao programa até o dia 30 de novembro. A iniciativa tem como propósito fortalecer e expandir a oferta educacional destinada às populações do campo, das águas e das florestas, promovendo melhorias na qualidade do ensino e garantindo o direito à permanência dos estudantes. 

A adesão voluntária deve ser realizada por secretarias estaduais e municipais de educação por meio do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec). Para orientar os gestores nesse processo, o Ministério da Educação (MEC) elaborou um Guia de Navegação.    

O MEC também realizou, em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), um encontro on-line para incentivar estados e municípios a realizarem a adesão, além de tirar dúvidas e esclarecer os benefícios do Novo Pronacampo. 

Adesão – Desde o lançamento do Novo Pronacampo, a adesão vem crescendo em todas as regiões do Brasil. De acordo com dados atualizados do MEC, até esta segunda-feira, 3 de novembro, o Nordeste tem o maior número de entes participantes, com 91,7% de adesão entre os municípios com escolas do campo. Em seguida, aparecem as regiões Norte (77,8%), Sudeste (52,6%), Sul (52%) e Centro-Oeste (44,9%). 

Leia Também:  Países dos Brics discutem avaliação da educação superior

O destaque geral fica para o Acre, que já atingiu 100% de adesão — todos os 22 municípios com escolas do campo aderiram ao programa. A Paraíba também apresenta resultado expressivo: dos 212 municípios com escolas do campo, 211 já aderiram, alcançando 99,5% de participação. 

No Sudeste e no Sul, os índices de adesão ainda estão baixos: São Paulo registra 37%, com 111 dos 300 municípios aptos; e Santa Catarina tem 37% de adesão, relativa a 94 entre 254 municípios com escolas do campo. O Distrito Federal, que possui apenas uma escola do campo, ainda não formalizou adesão ao programa. 

Novo Pronacampo – Instituída pela Portaria nº 538, de 24 de julho de 2025, a Política Nacional de Educação do Campo, das Águas e das Florestas (Novo Pronacampo) busca a ampliação do acesso e a qualificação da oferta da educação básica e da educação superior; a melhoria da infraestrutura das escolas; a formação inicial e continuada de professores; e a disponibilização de material específico aos estudantes em todas as etapas e as modalidades de ensino.    

Entre as metas da política, estão: a estruturação de um sistema de avaliação e monitoramento da educação dos povos do campo, das águas e das florestas; o estímulo à construção de capacidades institucionais para a condução das políticas de educação dos povos pelos entes federados e no sistema de governança popular; e a consolidação da modalidade de educação do campo, das águas e das florestas, com a implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar do Campo, conforme a Resolução CNE/CEB nº 1, de 3 de abril de 2002.       

Leia Também:  Entregue nova creche do governo federal em Águas Lindas de Goiás

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) 

Fonte: Ministério da Educação

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

politica

DISTRITO FEDERAL

BRASIL E MUNDO

ECONOMIA

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA

Botão WhatsApp - Canal TI
Botão WhatsApp - Canal TI