EDUCAÇÃO
MEC debate educação especial inclusiva com dirigentes municipais
Publicado em
26 de maio de 2026por
infocoweb
Durante as discussões do 11º Fórum Extraordinário da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Ministério da Educação (MEC) apresentou, na segunda-feira, 25 de maio, os desafios e as perspectivas para a implementação da Política Nacional de Educação Especial Inclusiva (Pneei). Entre os tópicos levantados estão o aumento de 82% no número de matrículas da educação especial, que chegou a 2,5 milhões de alunos em 2025, e a elevação gradativa no percentual de matrículas de alunos de 4 a 17 anos de idade com deficiência, transtorno global do desenvolvimento ou altas habilidades/superdotação que frequentam classes comuns, passando de 93,5% em 2021 para 96% em 2026.
Também foi discutida a importância da formação continuada de profissionais da educação, em especial os que atuam na educação especial inclusiva. Entre 2022 e 2025, foram ofertados 252 cursos, representando um aumento de 267% no período. Além disso, mais de 98 mil cursistas foram beneficiados, representando um aumento de 216,9% no período de 2022 a 2025.
A secretária de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão, Zara Figueiredo, destacou, no entanto, que apesar do aumento da oferta e do investimento em formação, o número de profissionais formados ainda é baixo, representando um desafio importante na implementação da política. A secretária defendeu a necessidade de um esforço das redes de ensino para tornar a formação continuada de professores obrigatória.
“As redes de ensino precisam ter uma política deliberada de formação de professor. O MEC financia, mas as redes precisam criar uma forma de obrigação para que esses cursos sejam feitos. Os dados mostram que o curso está lá, sendo ofertado, e o professor que quer, faz. Mas assim não vamos enfrentar esse desafio. Os cursos não podem mais ser discricionários”.
Diante do desafio da formação, a secretária falou sobre a criação, pela Portaria nº 421/2026, dos Centros de Referência em Formação Continuada e em Serviço, que estarão distribuídos em todo o país com o objetivo de atender às especificidades das redes de cada estado. O normativo estrutura a governança da Política Nacional de Educação Especial Inclusiva (Pneei) e operacionaliza a Rede Nacional de Educação Especial Inclusiva (Reneei), estabelecendo competências e formas de composição de cada um dos seus eixos estruturantes.
A portaria também reafirma que a educação especial inclusiva deverá ocorrer de maneira transversal a todos os níveis, etapas e modalidades, a fim de garantir o acesso, a permanência, a participação e a aprendizagem.
Com a Reneei, o MEC cria um desenho bem formulado e detalhado das ações que serão adotadas dentro da Pneei. Ao final, ela objetiva assegurar o direito à educação sem discriminação e com base na igualdade de oportunidades para os alunos. A rede será composta por:
- Estratégia de Articulação Intersetorial: rede de governança que contará com 2.003 articuladores intersetoriais para ajudar as redes e as escolas em atividades. Eles atuarão como pontos focais do MEC nos territórios, apoiando as redes na elaboração e aprovação de normativos da política, além de promover e coordenar as atividades de formação em cada unidade da Federação (UF). Haverá também o apoio à União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e às secretarias estaduais de educação no planejamento e na implementação do plano de ação para a formação de gestores e professores, dentre outros.
- Centros de Referência em Formação Continuada e em Serviço: serão 27 centros, um em cada UF, que ofertarão formação em serviço de modo contínuo para atender às especificidades das redes de cada estado.
- Observatório da Educação Especial Inclusiva: será efetivado por meio de parceria com uma universidade federal e deverá estar articulado aos centros de formação e à rede de governança.
- Núcleos de Apoio Técnico e Acessibilização de Materiais: responsáveis pela produção de materiais acessíveis, tecnologias assistivas e orientações a profissionais da educação. Esses núcleos já estavam previstos em legislação.
- Rede Nacional de Autodefensoria contra o Capacitismo: compreende um movimento protagonizado por autodefensoras e autodefensores, membros de organizações representativas das pessoas com deficiência intelectual, síndrome de Down e autismo, com a finalidade de realizar ações de sensibilização coletiva sobre o combate ao capacitismo no contexto escolar.
Pneei – A Política Nacional de Educação Especial Inclusiva, instituída por meio dos Decretos nº 12.686/2025 e nº 12.773/2025, tem por objetivo reafirmar o compromisso com um sistema educacional inclusivo em todos os níveis, etapas e modalidades, assegurando o direito à educação de qualidade e condições de igualdade com os demais estudantes. A Pneei define a educação especial como uma modalidade oferecida na rede regular de ensino, transversal a todos os níveis, etapas e modalidades, para estudantes com deficiência, estudantes autistas e estudantes com altas habilidades ou superdotação, assegurando recursos e serviços educacionais para apoiar, complementar e suplementar o processo de escolarização.
Fórum – O evento acontece de 24 a 27 de maio e é um espaço para debater a execução das políticas públicas, prestação de contas, planejamento, acompanhamento de programas e estratégias para fortalecer as redes municipais de ensino. O evento reúne mais de 1.500 participantes, entre gestores, técnicos, prefeitos, vereadores, especialistas, convidados e representantes de instituições parceiras de todo o país. A programação conta com palestras, mesas de debate e salas temáticas que abrangem assuntos centrais para as redes municipais de ensino, como educação infantil, educação integral, análise e uso de dados educacionais, neurociência da leitura, inteligência artificial, plano municipal de educação e primeira infância.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi)
Fonte: Ministério da Educação
EDUCAÇÃO
CNCA completa três anos com 66% das crianças alfabetizadas
Published
5 horas atráson
12 de junho de 2026By
infocoweb
Nesta sexta-feira, 12 de junho, o Ministério da Educação (MEC) celebra três anos do compromisso de garantir que todas as crianças brasileiras fossem alfabetizadas ao final do 2° ano do ensino fundamental, por meio do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), em conjunto com estados, municípios e Distrito Federal (DF). Desde então, o Brasil ultrapassou a meta estabelecida para 2025, chegando a 66% das crianças alfabetizadas na idade certa. Além disso, 20 estados superaram ou atingiram os objetivos previstos para o período.
Ao longo desses três anos, 5.568 municípios brasileiros e as 27 unidades federativas passaram a atuar de forma articulada para fomentar a alfabetização, aprimorar a gestão educacional e promover ações capazes de garantir que nenhuma criança fique para trás.
Instituído pelo Decreto n° 11.556/2023, consolidado em política de estado pela Lei nº 15.247/2025, o compromisso reforça que a alfabetização é um direito básico e a sustentação para toda a trajetória educacional.
Para implementação dos eixos estruturantes do CNCA, o MEC investiu R$ 1,9 bilhão na implementação da política. Os recursos foram alocados para a mobilização de mais de 7,3 mil articuladores em todos os municípios brasileiros e para a formação de aproximadamente 643 mil professores da educação infantil, bem como de cerca de 200 mil professores dos anos iniciais do ensino fundamental. Além disso, mais de 174 mil cantinhos de leitura foram implantados nas escolas, fortalecendo o acesso das crianças aos livros e às práticas de leitura desde os primeiros anos de vida.
O CNCA também ampliou o uso de avaliações formativas e instrumentos de acompanhamento pedagógico, apoiando professores e redes de ensino na identificação de desafios e no planejamento de ações para garantir a aprendizagem de todas as crianças. São avanços que refletem o compromisso político e técnico de milhares de profissionais da educação em todo o território nacional.
Os resultados representam oportunidades e esforço permanente para reduzir desigualdades e promover equidade, assegurando que crianças negras, indígenas, quilombolas e de todos os contextos sociais possam desenvolver plenamente suas potencialidades. Os avanços, ao longo desses três anos, também demonstram a importância do regime de colaboração, já que o sucesso da política é resultado da atuação conjunta dos entes federativos e, sobretudo, do compromisso diário dos professores em sala de aula.
Os avanços da alfabetização no Brasil demonstram a importância da construção coletiva no desenvolvimento de políticas públicas e evidenciam que, quando o país atua de forma articulada em torno de um objetivo comum, é possível transformar desafios em conquistas. Os resultados alcançados reforçam o compromisso de seguir avançando para garantir que cada criança, em qualquer lugar do país, tenha assegurado o direito à alfabetização na idade certa e a oportunidade de construir um futuro mais justo.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Básica (SEB)
Fonte: Ministério da Educação

Canadá arranca empate contra a Bósnia na estreia da Copa do Mundo
Ministro reúne PF, PRF e Senappen para ampliar integração no combate ao crime organizado
CNCA completa três anos com 66% das crianças alfabetizadas
MEC debate cooperação em educação com países lusófonos
Seminário destaca avanço da parceria do SUS com hospitais de excelência para ampliar o acesso à saúde
politica
Encontro Nacional pela Soberania Digital debate urgência do desenvolvimento de infraestrutura digital própria frente à dominação tecnoeconômica
Segunda edição do evento reúne movimentos, coletivos, organizações e pessoas comprometidas com a democracia e com o interesse público nos...
CLDF realiza evento sobre política de governança e desafios do DF em parceria com a RGB e apoio do IGCP
Encontro no dia 30 de março reunirá autoridades e especialistas para debater governança pública, controle, inovação e os desafios...
Deputado distrital Jorge Vianna filia-se ao Democrata após deixar PSD
Vianna disse que escolheu o Democrata por ser um partido de centro e que tem alinhamento com as pautas que...
DISTRITO FEDERAL
Arena Brasil transforma Brasília em uma grande casa do torcedor durante a Copa do Mundo
De 13 de junho a 19 de julho, a Birosca recebe uma programação que une futebol, música, gastronomia e cultura...
CCBB Brasília recebe encontro entre choro e música contemporânea no Superjazz Festival
Choro Popular Orquestra e Letícia Fialho são as atrações da próxima quarta-feira (17), em mais um fim de tarde musical...
Capital Moto Week inaugura Loja Conceito 2026 no Iguatemi Brasília
Espaço traz a nova coleção oficial de roupas e acessórios e antecipa a experiência da edição 2026 do maior festival...
BRASIL E MUNDO
Mundo Verde aposta em linha de snacks para acompanhar os jogos da Copa do Mundo
Rede destaca opções proteicas e produtos para compartilhar em família, acompanhando a tendência e crescimento da categoria entre os brasileiros...
Marrocos além do futebol: três curiosidades sobre o primeiro rival do Brasil na Copa
País do norte africano atrai olhares para patrimônio que vai da biblioteca mais antiga do mundo às passarelas da alta...
O Boticário celebra 10 anos de São João com campanha sobre pertencimento, cultura e conexão emocional
Com o conceito “O São João é a nossa casa”, marca amplia investimentos, fortalece presença nacional e consolida uma década...
ECONOMIA
Planejamento financeiro ganha espaço diante dos efeitos da inflação
Foto: Reprodução/FreePik Especialistas destacam a importância de investir com objetivos definidos e transformar resultados em patrimônio Investir deixou de ser...
Segundo semestre deve ampliar pressão fiscal e financeira sobre organizações do terceiro setor
Foto:Magnifc A diretora da Brasís Contabilidade e especialista em assessoria de empresas e associações, Cristiane Almeida, explica que a falta...
Inadimplência de aluguel no Brasil registra menor taxa dos últimos 11 meses, aponta Índice Superlógica
Índice traz ranking das regiões com maior taxa de inadimplência de aluguel Após alta em fevereiro, quando chegou...
ESPORTES
Canadá arranca empate contra a Bósnia na estreia da Copa do Mundo
O Canadá estreou na Copa do Mundo com um empate suado diante de sua torcida. Jogando no BMO Field, em...
Coreia do Sul vence de virada a República Tcheca na estreia da Copa do Mundo
A Coreia do Sul iniciou sua trajetória na Copa do Mundo com um resultado importante nesta quinta-feira. Em partida válida...
Alisson iguala marca histórica de Gylmar e Taffarel ao iniciar sua terceira Copa como titular
Ser titular da Seleção Brasileira em três Copas do Mundo da FIFA é para poucos. Entre os goleiros, apenas dois...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
ENTRETENIMENTO5 dias atrásTV Globo exibe versão inédita de “Vai, Brasil”, série que revela os bastidores da Seleção Brasileira rumo à Copa de 2026
-
DISTRITO FEDERAL5 dias atrásGolden Tulip Brasília Alvorada oferece jantar romântico e diária especial para o Dia dos Namorados
-
BRASIL5 dias atrásO Boticário atende ao principal desejo dos consumidores e resgata a baunilha em versão inédita com Nativa SPA Baunilha Exclusive
-
DISTRITO FEDERAL1 dia atrásBares e restaurantes de Brasília entram no clima da Copa do Mundo com telões, promoções e experiências temáticas




