BRASÍLIA

EDUCAÇÃO

Reunião da Celac discute integração da educação superior

Publicado em

O Ministério da Educação (MEC) participou da Reunião Ministerial e de Altas Autoridades sobre Educação Superior da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), que ocorreu em Cartagena das Índias, Colômbia, nos dias 16 e 17 de outubro. O encontro reuniu delegações de 16 países da região, além de observadores de diversas organizações acadêmicas internacionais, em especial do Espaço de Educação Superior Latino-Americano e do Caribe (Enlaces), a fim de consolidar uma agenda comum para a integração da educação superior e sua afirmação como um direito fundamental. 

Organizada pelo Ministério da Educação Nacional da Colômbia, no âmbito da Presidência Pro Tempore do país, a reunião contou com a participação de ministros, vice-ministros e autoridades da região. Representando o Brasil, estiveram presentes a coordenadora-geral de Relações Estudantis da Secretaria de Educação Superior (Sesu) do MEC, Lúcia Perlanda, e o coordenador de Integração Regional e Língua Portuguesa da Assessoria de Assuntos Internacionais (AI) do MEC, Gustavo Servilha. 

O evento teve como objetivo fortalecer a integração da educação superior como direito fundamental na América Latina e no Caribe, além de debater temas como educação para a paz; democracia; integração social; internacionalização; mobilidade acadêmica; multilinguismo; garantia de qualidade; soberania científica; solidariedade; e cooperação sustentável. 

Leia Também:  Cursos de medicina com baixo desempenho passarão por supervisão

A reunião culminou na elaboração de um plano de trabalho (Hoja de Ruta) para viabilizar as questões propostas e fomentar o debate contínuo entre ministros e a comunidade acadêmica sobre a educação superior e a integração social. As conclusões desse encontro foram integradas à Declaração Final, que somará a Declaração da Cumbre de presidentes, a ser realizada em novembro de 2025 em Santa Marta, Colômbia. 

Reunião de Seguimento Segib – Previamente ao encontro, no dia 15 de outubro, foi realizada em Cartagena a Reunião da Comissão para a Promoção e Desenvolvimento da Agenda Ibero-Americana de Educação Superior 2025-2026, sob os auspícios da Secretaria-Geral Ibero-Americana (Segib), com apoio do Ministério da Educação da Colômbia. Representantes do Brasil, do Chile, da Colômbia e da Espanha discutiram temas como mobilidade acadêmica; reconhecimento de títulos; e garantia de qualidade na educação superior. Essa comissão continuará suas reuniões até a Cúpula Ibero-Americana de Presidentes, prevista para 2026. 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da AI/MEC 

Leia Também:  Webinário orienta sobre financiamento da educação básica

Fonte: Ministério da Educação

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

EDUCAÇÃO

Novo Pronacampo: prazo para adesão é prorrogado até 30/11

Published

on

Os estados e municípios que desejam integrar a Política Nacional de Educação do Campo, das Águas e das Florestas (Novo Pronacampo) poderão aderir ao programa até o dia 30 de novembro. A iniciativa tem como propósito fortalecer e expandir a oferta educacional destinada às populações do campo, das águas e das florestas, promovendo melhorias na qualidade do ensino e garantindo o direito à permanência dos estudantes. 

A adesão voluntária deve ser realizada por secretarias estaduais e municipais de educação por meio do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec). Para orientar os gestores nesse processo, o Ministério da Educação (MEC) elaborou um Guia de Navegação.    

O MEC também realizou, em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), um encontro on-line para incentivar estados e municípios a realizarem a adesão, além de tirar dúvidas e esclarecer os benefícios do Novo Pronacampo. 

Adesão – Desde o lançamento do Novo Pronacampo, a adesão vem crescendo em todas as regiões do Brasil. De acordo com dados atualizados do MEC, até esta segunda-feira, 3 de novembro, o Nordeste tem o maior número de entes participantes, com 91,7% de adesão entre os municípios com escolas do campo. Em seguida, aparecem as regiões Norte (77,8%), Sudeste (52,6%), Sul (52%) e Centro-Oeste (44,9%). 

Leia Também:  Webinário orienta sobre financiamento da educação básica

O destaque geral fica para o Acre, que já atingiu 100% de adesão — todos os 22 municípios com escolas do campo aderiram ao programa. A Paraíba também apresenta resultado expressivo: dos 212 municípios com escolas do campo, 211 já aderiram, alcançando 99,5% de participação. 

No Sudeste e no Sul, os índices de adesão ainda estão baixos: São Paulo registra 37%, com 111 dos 300 municípios aptos; e Santa Catarina tem 37% de adesão, relativa a 94 entre 254 municípios com escolas do campo. O Distrito Federal, que possui apenas uma escola do campo, ainda não formalizou adesão ao programa. 

Novo Pronacampo – Instituída pela Portaria nº 538, de 24 de julho de 2025, a Política Nacional de Educação do Campo, das Águas e das Florestas (Novo Pronacampo) busca a ampliação do acesso e a qualificação da oferta da educação básica e da educação superior; a melhoria da infraestrutura das escolas; a formação inicial e continuada de professores; e a disponibilização de material específico aos estudantes em todas as etapas e as modalidades de ensino.    

Entre as metas da política, estão: a estruturação de um sistema de avaliação e monitoramento da educação dos povos do campo, das águas e das florestas; o estímulo à construção de capacidades institucionais para a condução das políticas de educação dos povos pelos entes federados e no sistema de governança popular; e a consolidação da modalidade de educação do campo, das águas e das florestas, com a implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar do Campo, conforme a Resolução CNE/CEB nº 1, de 3 de abril de 2002.       

Leia Também:  Governo lança Plano Brasil Soberano contra sobretaxa dos EUA

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) 

Fonte: Ministério da Educação

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

politica

DISTRITO FEDERAL

BRASIL E MUNDO

ECONOMIA

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA

Botão WhatsApp - Canal TI
Botão WhatsApp - Canal TI