BRASÍLIA

EDUCAÇÃO

Seminário do MEC vai debater IA na educação básica

Publicado em

O tema “Inteligência Artificial (IA) na Educação Básica: construindo referenciais nacionais” será debatido durante seminário realizado pelo Ministério da Educação (MEC), em Brasília (DF), nos dias 17 e 18 de julho. O evento integra as ações da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec) e tem o objetivo de fomentar o diálogo interinstitucional para embasar referenciais e políticas públicas. A agenda propõe que o tema seja trabalhado nas seguintes dimensões: práticas pedagógicas e processos de gestão escolar relacionados ao uso de IA, além dos caminhos da integração ética, crítica e pedagógica da inteligência artificial no ensino brasileiro. 

Com público estimado de 250 pessoas, o seminário será transmitido ao vivo no canal do MEC no YouTube. O encontro é coordenado pela Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC, em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no Brasil e o Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br|NIC.br). 

Na abertura, estão previstas as presenças da secretária de Educação Básica, Kátia Schweickardt; do secretário de Gestão da Informação, Inovação e Avaliação de Políticas Educacionais, Evânio Antônio de Araújo Lima; da coordenadora do Setor de Educação da Unesco no Brasil, Rebeca Otero; da representante do Cetic, Graziela Castello; do presidente União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Aléssio Costa Lima; do conselheiro Nacional de Educação, Israel Batista; e da representante do Conselho Nacional de Secretários de Educação de Capitais (Consec), Giselle Faria.  

Leia Também:  Ocupação da Uerj: Justiça autoriza uso da força policial e multa

Realizado no auditório do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o evento reunirá especialistas, gestores públicos, pesquisadores, professores e representantes da sociedade civil para debater os desafios, as oportunidades e os caminhos para a integração ética, crítica e pedagógica da inteligência artificial na educação básica brasileira.  

O encontro terá como objetivos específicos: refletir sobre as implicações da IA para aprendizagem, currículo, avaliação, formação docente e gestão educacional; debater critérios para o alinhamento de plataformas e soluções digitais à ciência da aprendizagem, à ética e ao fortalecimento do papel do educador; compartilhar experiências nacionais e internacionais sobre o uso de IA na educação básica; e sensibilizar diferentes atores para a construção de políticas e práticas responsáveis e equitativas.  

Entre os destaques da programação, está o lançamento oficial das versões em português dos Marcos Referenciais de Competências em Inteligência Artificial para Professores e para Estudantes, documentos elaborados pela Unesco e lançados globalmente em setembro de 2024. Estes marcos definem competências essenciais para o uso responsável e eficaz da IA no contexto educacional e serão apresentados durante o seminário pela Unesco, de forma inédita.  

Leia Também:  Enem: ampliado prazo de recurso para atendimento especializado

 
Assessoria de Comunicação Social do MEC

Fonte: Ministério da Educação

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

EDUCAÇÃO

MEC recebe mais de 50 estudos de demandas por formação técnica

Published

on

O Ministério da Educação (MEC) recebeu 55 propostas na chamada pública que mapeou estudos, metodologias e ferramentas para identificar demandas por educação profissional e tecnológica (EPT). Do total, 48 contribuições foram habilitadas. O resultado preliminar já está disponível, e os recursos podem ser enviados para o e-mail [email protected] até 31 de outubro. O resultado definitivo deve ser divulgado em 9 de dezembro. 

A pasta recebeu contribuições de secretarias estaduais; instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica; universidades federais; serviços nacionais de aprendizagem; associações representativas; órgãos públicos; organizações privadas sem fins lucrativos; entre outros. Sete propostas foram inabilitadas porque não atenderam aos requisitos ou porque eram semelhantes a outras. 

O objetivo da chamada é apoiar a construção de políticas públicas mais eficazes no âmbito da formação profissional, alinhando a oferta de cursos técnicos com a demanda do mundo do trabalho e do setor produtivo, principalmente após o anúncio do Juros por Educação, iniciativa que integra o Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag), do Governo do Brasil. O Propag estabelece uma nova política de renegociação das dívidas estaduais com a União, com a vinculação de, no mínimo, 60% dos juros da dívida a investimentos em EPT de nível médio. A meta é gerar 3 milhões de vagas de cursos técnicos pelo programa nos próximos dez anos.   

Leia Também:  Pé-de-Meia X Pé-de-Meia Licenciaturas: qual a diferença?

Juros por Educação – O programa pretende estimular os estados a investirem diretamente na oferta de novas vagas gratuitas em cursos técnicos integrados e concomitantes ao ensino médio, inclusive na modalidade de educação de jovens e adultos (EJA), e em cursos técnicos na forma subsequente. Além da oferta de novas vagas, a iniciativa do MEC contribuirá para evitar a evasão escolar; aprimorar a infraestrutura das escolas; promover a formação continuada de profissionais da educação; aproximar a educação do mundo do trabalho; e valorizar e expandir a educação profissional e tecnológica no país.     

Propag– O Juros por Educação faz parte do Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados, destinado a promover a revisão dos termos das dívidas dos estados e do Distrito Federal com a União. A iniciativa prevê descontos nos juros e parcelamento do saldo das dívidas em até 30 anos, com possibilidade de amortizações extraordinárias e redução dos valores das parcelas nos primeiros cinco anos.   

Assessoria de Comunicação Social do MEC 

Fonte: Ministério da Educação

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

politica

DISTRITO FEDERAL

BRASIL E MUNDO

ECONOMIA

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA

Botão WhatsApp - Canal TI
Botão WhatsApp - Canal TI