EDUCAÇÃO
Série Toda Matemática estreia no Canal Educação
Publicado em
22 de outubro de 2025por
infocoweb
Nem todo mundo percebe, mas a matemática está por toda parte. Toda Matemática, nova série de interprogramas do Canal Educação — a TV do Ministério da Educação (MEC) — que estreia na quarta-feira, 22 de outubro, é um convite para enxergar essa área do conhecimento com outros olhos.
Ao longo de dez episódios curtos, Catarina, uma jovem que transforma curiosidade em descoberta, explora a capital do Brasil para mostrar que os números também moram nas flores, nas roupas, nas construções e até no som de um violão. Está nas curvas de Niemeyer, no trançado de um cabelo, no tempo de uma corrida.
Toda Matemática é uma viagem curiosa e divertida, em que, a cada episódio, uma porta se abre: o museu vira sala de aula, o mercado vira laboratório de cálculos, a cozinha ensina proporções e a natureza revela padrões secretos. É como se o mundo todo, de repente, começasse a falar a linguagem dos números – e Catarina entendesse. Mais do que ensinar, o programa mostra que a matemática não é só sobre números e contas, é ritmo, forma, harmonia e emoção.
Inspirada pelo Compromisso Nacional Toda Matemática, iniciativa do MEC que busca garantir que todos os estudantes da educação básica aprendam matemática de forma significativa, desenvolvendo as competências previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a série busca aproximar a matemática da vida real e inspirar novos olhares sobre o aprender.
Compromisso – O Compromisso Nacional Toda Matemática é uma política pública voltada ao fortalecimento da aprendizagem de matemática, que visa assegurar o direito ao ensino da matemática de qualidade para todos e promover a melhoria contínua do desempenho acadêmico e dos resultados de aprendizagem matemática dos alunos ao longo de toda a educação básica, por meio de apoio técnico e financeiro às redes de ensino e escolas em diversas estratégias. O Compromisso pretende reduzir desigualdades regionais, impulsionando a aprendizagem e consolidando a matemática como ferramenta essencial para o desenvolvimento educacional dos estudantes e do país como um todo.
Serviço
Série Toda Matemática
- Episódios: ao longo da programação
- Onde assistir: sintonizando na TV, pelo Canal Educação no YouTube ou pelo canal do MEC no YouTube
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações do Canal Educação
Fonte: Ministério da Educação
EDUCAÇÃO
Saiba como usar as notas do Enem
Published
2 horas atráson
24 de outubro de 2025By
infocoweb
Realizado pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 teve mais de 4,8 milhões de inscritos, um aumento de mais de 38% em relação a 2022. Nesta edição, 72,6% dos mais de 1,9 milhão de estudantes concluintes do ensino médio da rede pública confirmaram a participação no exame que se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil.
As notas podem ser usadas para ingresso no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), no Programa Universidade para Todos (Prouni) e para obter o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). As provas objetivas do Enem e a redação serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro, e as notas obtidas poderão ser usadas nessas seleções.
As inscrições para os três processos seletivos acontecem em períodos distintos, sendo um seguido do outro, nessa ordem cronológica: Sisu, Prouni e Fies. Depois disso, os cronogramas seguem simultaneamente, ou seja, o resultado final de uma seleção pode sair só depois do término do período das inscrições de outra. Por isso, quem se inscrever em todas as seleções do MEC terá mais chances de ingressar em um curso superior já no começo de 2026.
“O Enem me abriu muitas oportunidades. Atualmente, eu estou terminando o 5º ano de medicina em uma faculdade particular com bolsa de 100%. Essa é uma possibilidade muito legal para quem deseja ingressar no nível superior, seja de faculdade pública ou privada.”
Alessandro Campos, estudante de medicina pelo Prouni
O estudante de medicina Alessandro Sousa Campos, 30 anos, morador do Gama (DF), contou que conseguiu ser aprovado no Prouni com sua nota do Enem para o curso de alta concorrência. “O Enem me abriu muitas oportunidades. A minha primeira aprovação para Medicina foi em uma faculdade pública, mas como já fazia outra graduação também em uma universidade pública, não pude assumir a vaga. Posteriormente, eu acabei conseguindo passar no Prouni. Atualmente, eu estou terminando o 5º ano de medicina em uma faculdade particular com bolsa de 100%. Essa é uma possibilidade muito legal para quem deseja ingressar no nível superior, seja de faculdade pública ou privada, para quem tem planos de sair do estado onde mora, o Enem propicia tudo isso. Você tem a possibilidade de prestar provas para outros estados e cidades, sem precisar sair da cidade onde você mora atualmente”, falou.
Saiba como usar as notas do Enem nos processos seletivos do MEC:
Sisu – Os participantes do Enem podem se inscrever para concorrer a vagas em instituições públicas de educação superior pelo Sisu. Para participar da seleção, o candidato não pode ter zerado a redação. Também é preciso ter o ensino médio completo, ou seja, treineiros não podem se inscrever no Sisu.
A seleção é feita com base na média das notas obtidas no exame, respeitando o limite de vagas disponíveis para cada curso e modalidade de concorrência, e leva em conta os perfis social e econômico dos candidatos conforme a Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012).
A maioria das instituições participantes são universidades e institutos federais. Na última edição, foram ofertadas 261.779 vagas para 6.863 cursos de graduação em 124 instituições de todas as regiões do país.
Prouni – Para se inscrever nos processos seletivos do Prouni, o estudante poderá utilizar as notas do Enem das duas últimas edições do exame. Por exemplo, para efetuar a inscrição no Prouni 2026, é precis ter feito o Enem de 2024 ou 2025. O MEC realiza dois processos seletivos do programa a cada ano. Em todos os processos seletivos, o candidato pode optar por concorrer às bolsas destinadas à ampla concorrência ou às cotas para pessoas com deficiência e autodeclaradas indígenas, pardas ou pretas.
O Prouni oferece bolsas de estudo integrais (100% gratuitas) e parciais (50% do valor da mensalidade do curso) para graduação em instituições privadas. O público-alvo do programa é o estudante brasileiro sem diploma de nível superior. Para concorrer à bolsa integral, é preciso ter renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. Para a bolsa parcial, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.
Os candidatos também precisam atender a outras condições, como ter feito o ensino médio em escola pública ou ter sido bolsista em escola particular, entre outras. Além dos critérios socioeconômicos e de ter feito o Enem nos últimos dois anos, é preciso obter nota média superior a 450 pontos nas cinco provas do Enem e ter tirado acima de zero na redação.
Em 2025, o Prouni completou 20 anos, com mais de 3,6 milhões de estudantes beneficiados desde 2005, sendo 2,67 milhões com bolsas integrais. A maioria dos beneficiados é de mulheres (57%) e negros (55%). Atualmente, 632.503 estudantes contam com bolsas do Prouni para cursar a educação superior, matriculados em 1.851 instituições privadas de ensino.
Fies – As notas do Enem também podem ser usadas para concorrer a vagas ofertadas para o ensino superior pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita a estudantes de baixa renda cursar faculdades particulares por meio de financiamento, que começa a ser cobrado após a conclusão do curso. Desde 2024, o Fies reserva vagas para candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas e quilombolas, assim como para pessoas com deficiência (PCDs).
Para participar, é preciso ter renda familiar mensal bruta por pessoa de até três salários mínimos. A nova modalidade do programa, o Fies Social, reserva metade das vagas do Fies para estudantes com renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), em situação ativ. Com o Fies Social, é possível financiar até 100% do valor dos cursos, até o limite dos valores exigidos por tipo de curso. Para participar, o estudante precisa ter feito o Enem, qualquer edição desde 2010, obter nota média superior a 450 pontos e não zerar a redação.
Foram ofertadas mais de 112 mil vagas, em dois processos seletivos do Fies em 2025. O primeiro, para cursos com início das aulas no primeiro semestre, e o segundo, para aulas que tiveram início no segundo semestre.
Outras seleções – Os resultados individuais do Enem também podem ser utilizados como critério único ou complementar de processos seletivos próprios realizados por cada instituição de ensino superior, seja pública ou privada.
Além disso, as notas podem ser aproveitadas em processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações do Inep e da Sesu
Fonte: Ministério da Educação

Terceira edição do programa HCLTech Climate Action Grant in the Americas irá conceder US$ 1 milhão para inovações que visam combater a crise climática
Governo abre consulta para novo tratamento renal no SUS
Cobasi leva arte e bem-estar ao Festival Virada Zen 2025
Comissão aprova projeto que pretende tornar a internet mais segura e acessível para idosos
Beneficiária do Bolsa Atleta conquista o ouro e se consagra campeã mundial no taekwondo
politica
Comissão Especial sobre Inteligência Artificial é instalada na Câmara, mas especialistas alertam: “Projeto é insuficiente e democracia está em risco”
Instalada na Câmara dos Deputados, a comissão que analisará o PL da Inteligência Artificial reacende debate sobre os riscos...
Governo Federal reserva R$ 1,166 bilhão para segurança pública nos estados e no DF em 2025
Recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública serão liberados para as unidades federativas conforme os planos locais de aplicação do...
Deputado Wellington Luiz Propõe Banco de Dados para Registro de Condenados por Violência contra a Mulher no DF
O deputado Wellington Luiz apresentou um Projeto de Lei (PL) que propõe a criação de um banco de dados para...
DISTRITO FEDERAL
JK Shopping promove Bailinho de Halloween com programação especial para toda a família
Evento gratuito acontece no dia 26 de outubro, das 14h às 18h, com peça teatral Monster High, recreação e distribuição...
Treinamento no Hospital de Base transforma aprendizado sobre reanimação em desafio no estilo Escape Room
Profissionais e estudantes da saúde testaram, de forma lúdica e interativa, os protocolos de reanimação cardiopulmonar em uma simulação que...
HUB renova selo “Hospitais Amigos da Criança” durante visita do ministro da saúde
Treze hospitais da Rede Ebserh possuem essa credencial O Ministério da Saúde renovou o selo de qualidade “Iniciativa Hospital Amigo...
BRASIL E MUNDO
Senac, reconhecimento internacional da formação cidadã de excelência
Conferência Internacional da Aliança para a Formação Dual da América Latina e Caribe 2025 ampliou debate sobre essa modalidade de...
Inscrições abertas para Mostra de Audiovisual e Artes Plásticas Indígenas do Festival Bôsénimi
Com o tema “Sonhos de rio antes do fogo: cosmovisões originárias como ferramentas do bem-viver”, evento celebra a arte e...
Empreendedorismo negro cresce no Brasil e ultrapassa 3,2 milhões de registros em doze anos, aponta SEBRAE
Após crescer cerca de 31% no país, a categoria avança em um cenário marcado por inovação e impacto regional como...
ECONOMIA
O que é gestão financeira proativa?
Foto: Freepik Abordagem antecipada de problemas financeiros ganha força nas empresas brasileiras A gestão financeira proativa se apresenta como estratégia...
Vítima relata golpe de R$ 90 mil aplicado por intermediário de consórcios em Campinas (SP)
No final de junho de 2025, um homem identificado como Igor foi vítima de um golpe financeiro estimado em...
Governo lança novo edital para renegociação de dívidas com até 133 parcelas e desconto de até 70%
Prazo para adesão vai até 30 de setembro de 2025 A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) publicou o Edital...
ESPORTES
Beneficiária do Bolsa Atleta conquista o ouro e se consagra campeã mundial no taekwondo
A beneficiária do Programa Bolsa Atleta do Ministério do Esporte, Maria Clara Pacheco, tornou-se campeã mundial do taekwondo na manhã desta...
Palmeiras perde para LDU e se complica na Libertadores
O Palmeiras sofreu um duro revés na noite desta quinta-feira (23.10), ao ser goleado por 3 a 0 pela LDU,...
MEsp promove workshop sobre integridade em apostas esportivas
O workshop “Protegendo Apostas Esportivas: Integridade em Ação” foi promovido na manhã desta quinta-feira (23), pelo Ministério do Esporte, por...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
EDUCAÇÃO3 dias atrásEstácio promove mais uma edição da maior feira virtual de empregos e estágios do Brasil
-
ENTRETENIMENTO2 dias atrásPor trás das câmeras: Burger King revela bastidores da gravação entre Popó e Wanderlei Silva
-
Esportes7 dias atrásNOTA OFICIAL
-
CIDADES4 dias atrásSejus-DF e IDECACE oferecem mais de 10 mil vagas gratuitas em atividades de educação, esporte e cultura no DF










