A beneficiária do Programa Bolsa Atleta do Ministério do Esporte, Maria Clara Pacheco, tornou-se campeã mundial do taekwondo na manhã desta sexta-feira (24.10) ao derrotar a sul-coreana Yu-Jin Kim na categoria até 57 kg, em Wuxi na China. Com o feito histórico, a atleta tira o Brasil de um jejum de vinte anos desde o título de Natália Falavigna, em 2005.
Maria Clara iniciou no Bolsa Atleta em 2017, na categoria de base. Em 2018 passou para a categoria internacional, em 2019 para a nacional, e após dois anos voltou à categoria internacional. Em 2024 tornou-se atleta pódio, a categoria mais alta do programa. Durante quase dez anos como integrante do programa, o Ministério do Esporte já investiu na atleta cerca de R$ 259, 4 mil.
A atleta de 22 anos venceu a final por 2 x 0, com 2 x 2 na primeira parcial e 12 x 10 no segundo. Na primeira luta do torneio venceu a portuguesa Leonor Correia. Depois, ganhou da espanhola Laura Rodriguez Marquina e da norte-americana Faith Dillon. Na semifinal, bateu a chinesa Luo Zongshi, sua adversária das Olimpíadas de Paris e até então campeã mundial, por 4 x 0.
“Com muito orgulho festejamos a conquista da Maria Clara Pacheco, que, com garra, talento e dedicação, se sagrou campeã mundial de taekwondo. Um feito histórico com o apoio do Programa Bolsa Atleta, que esteve ao seu lado, oferecendo suporte profissional, financeiro e institucional para que ela pudesse treinar, competir e se desenvolver com excelência. A vitória da Maria Clara é também a vitória do Brasil, da política pública que acredita no esporte e investe no sonho dos nossos atletas”, afirmou o ministro do Esporte, André Fufuca.
“Estou muito feliz e gostaria de agradecer a todos que estavam na torcida. É uma emoção que não consigo explicar. É a primeira vez ganhando um título tão importante, e que era, realmente, o objetivo do ano”, disse a atleta bastante emocionada.
A santista, Maria Clara, conheceu o taekwondo por meio do projeto social NTKD em São Vicente: “Peguei gosto pelo taekwondo e decidi abandonar os outros esportes para me dedicar só a ele”, ressaltou a atleta.
Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte
Fonte: Ministério do Esporte