Esportes
Primeiro aplicativo fitness para pessoas com deficiência é lançado no Brasil com investimento do Ministério do Esporte
Publicado em
14 de outubro de 2025por
infocoweb
Para promover a inclusão e autonomia de pessoas com deficiência por meio de exercícios físicos, foi lançado no Brasil o aplicativo Accessercise. Primeiro aplicativo fitness do mundo voltado para pessoas com deficiência, o Accessercise chega ao Brasil graças a investimento do Ministério do Esporte no valor de R$ 489 mil, em parceria com a Associação Nacional de Desporto para pessoas com Deficiência (ANDE) via captação de recursos pela Lei de Incentivo ao Esporte (LIE), tendo como gestora a Universidade Federal de São Paulo (FAP/UNIFESP).
A versão do aplicativo em português reúne videoaulas adaptadas, conteúdos educativos e um recurso de mapeamento integrado ao Google Maps que permite avaliar a acessibilidade de academias e espaços paradesportivos. No Brasil, a versão é gratuita, o que promove saúde, autonomia e participação social.
Criado pelo atleta paralímpico medalhista Ali Jawad, o aplicativo busca preencher a lacuna de recursos acessíveis no universo fitness. O nome vem da união dos termos acessibilidade e exercício em inglês. O Accessercise está disponível no Brasil para download em português e também para usuários do programa de benefícios Wellhub.
“Graças ao apoio do Ministério do Esporte, o Accessercise será gratuito em nosso país, oferecendo exercícios adaptados, interação social e mapeamento de espaços acessíveis. Essa é mais uma ação que reafirma nosso compromisso em tornar o paradesporto uma ferramenta de inclusão, saúde e autonomia para milhões de brasileiros. O esporte acessível é direito, é oportunidade e é transformação”, afirmou o secretário de Paradesporto do MEsp, Fábio Araújo.
Desenvolvido para intervenção junto a pessoas com deficiência em modelo síncrono e assíncrono na prescrição de exercícios físicos, o aplicativo permite que o usuário personalize o seu próprio treino, defina objetivos e registre os resultados dos treinos. Além disso, conta com uma biblioteca de exercícios e treinos que podem ser executados por diferentes deficiências.
“O lançamento do Accessercise no Brasil representa um marco. É mais do que tecnologia: é uma ferramenta social que pode mudar realidades, permitir que pessoas de diferentes regiões do país encontrem recursos de acessibilidade e se conectem por meio do esporte”, destacou o presidente da ANDE, Erinaldo Chagas.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) existem no Brasil 18,6 milhões de pessoas com deficiência, que têm dificuldades para acessar o mercado de trabalho, e enfrentam diferentes barreiras para acessar o esporte. Com isso, a plataforma surge como uma iniciativa inédita para democratizar o bem-estar e ampliar as oportunidades de inclusão.
Funcionalidades do aplicativo:
Videoaulas adaptadas: acesso a um catálogo de vídeos com treinos específicos para diferentes tipos de deficiência, selecionáveis por dificuldade, localização ou equipamentos disponíveis.
Hub social: uma comunidade para conectar-se com outras pessoas, compartilhar experiências e progresso nos treinos.
Mapeamento de acessibilidade: um recurso que utiliza o Google Maps para permitir que usuários avaliem a acessibilidade de academias, praças e outros espaços para a prática de esportes.
Personalização e acompanhamento: opção de criar treinos personalizados, registrar o progresso e definir metas de fitness.
Conteúdo educativo: informações sobre como se exercitar de forma segura e eficaz, adaptado às necessidades individuais.
Serviço
O aplicativo Accessercise, versão em português, pode ser baixado nas lojas de aplicativos do Google Play e da App Store de forma gratuita
Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte
Fonte: Ministério do Esporte
Esportes
Flamengo segura empate e carimba passaporte para a final da Libertadores 2025
Published
10 horas atráson
30 de outubro de 2025By
infocoweb
Com uma atuação decisiva de seu goleiro Agustín Rossi, o Flamengo garantiu sua vaga na grande final da Copa Libertadores de 2025 ao empatar sem gols com o Racing, nesta quarta-feira, no Estádio Presidente Juan Domingo Perón. O resultado foi suficiente para o Rubro-Negro avançar, graças à vitória por 1 a 0 conquistada no jogo de ida, no Maracanã.
Rumo ao tão sonhado tetracampeonato, o time comandado por Filipe Luís enfrentará o vencedor do confronto entre Palmeiras e LDU, que duelam nesta quinta-feira no Allianz Parque. A decisão da Libertadores está marcada para 29 de novembro, um sábado, no Estádio Monumental de Lima, no Peru – local que traz boas recordações ao clube carioca, palco da memorável conquista de 2019 contra o River Plate.
Esta será a quinta final de Libertadores na história do Flamengo, que já levantou a taça em 1981, 2019 e 2022, além de ter sido vice-campeão em 2021. Para o Racing, campeão em 1967, a busca por um novo título continental continua.
O Jogo
O primeiro tempo em Avellaneda foi marcado por um equilíbrio tático e chances para ambos os lados. O Flamengo começou imprimindo ritmo e quase abriu o placar aos 10 minutos, com um chute perigoso de Luiz Araújo de fora da área. A resposta do Racing veio rápida e exigiu a primeira grande intervenção de Agustín Rossi, que defendeu uma cabeçada de Tomás Conechny aos 11 minutos.
O Rubro-Negro voltou a ameaçar aos 15 minutos, quando Arrascaeta encontrou Guillermo Varela na área, e o lateral finalizou para outra bela defesa de Facundo Cambeses, goleiro do Racing. Perto do fim da etapa inicial, Arrascaeta fez uma jogada individual e novamente parou em Cambeses, que salvou com o rosto.
Segundo tempo
A segunda etapa começou com o Racing buscando a pressão, mas o Flamengo manteve a disciplina defensiva e controlou o ímpeto adversário. O jogo ganhou ares dramáticos aos 11 minutos, quando Gonzalo Plata, do Racing, foi expulso por agressão fora do lance, deixando o Flamengo com um jogador a menos. Mesmo em desvantagem numérica, a equipe argentina esbarrou em um inspirado Agustín Rossi, que fez uma defesa crucial aos 25 minutos em uma cabeçada de Adrián Martínez, impedindo o gol que poderia mudar os rumos da classificação.
Na reta final, a tensão cresceu. Marcos Rojo chegou a ser expulso por uma falta dura em Léo Ortiz, mas o VAR revisou o lance e o cartão vermelho foi anulado. O Racing intensificou a pressão nos minutos finais, com o Flamengo se fechando para proteger a vantagem. O ápice da emoção veio aos 46 minutos, quando Vietto, livre dentro da área, finalizou com perigo, mas Rossi, novamente, espalmou para escanteio, selando a classificação.
O empate sem gols garante o Flamengo na decisão, premiando a garra e a capacidade defensiva demonstrada fora de casa.
Próximos compromissos
Enquanto o Racing foca no Campeonato Argentino, enfrentando o Central Córdoba em 3 de novembro, às 19h (de Brasília), o Flamengo volta suas atenções para o Brasileirão, onde receberá o Sport em 1º de novembro, às 21h (de Brasília), no Maracanã.
FICHA TÉCNICA
RACING 0 X 0 FLAMENGO
Competição: Copa Libertadores 2025 – Semifinal (jogo de volta)
Local: Estádio Presidente Juan Domingo Perón (El Cilindro), Avellaneda, Argentina
Data: 29 de outubro de 2025 (quarta-feira)
Horário: 21h50 (horário de Brasília)
Cartões Amarelos:
- Racing: Facundo Mura, Marcos Rojo
- Flamengo: Ayrton Lucas
Cartões Vermelhos:
- Flamengo: Gonzalo Plata
Arbitragem:
- Árbitro: Piero Maza (CHI)
- Assistentes: Cláudio Urrutia (CHI) e José Retamal (CHI)
- VAR: Juan Lara (CHI)
RACING
- Goleiro: Cambeses
- Defensores: Facundo Mura (Martirena), Colombo, Marcos Rojo, Gabriel Rojas
- Meio-campistas: Nardoni (Zaracho), Zuculini, Almendra (Adrián Balboa)
- Atacantes: Solari (Luciano Vietto), Conechny (Duvan Vergara), Adrián Martínez
- Técnico: Luis Zubeldía
FLAMENGO
- Goleiro: Rossi
- Defensores: Varela (Emerson Royal), Léo Ortiz, Léo Pereira, Alex Sandro
- Meio-campistas: Jorginho (Evertton Araujo), Pulgar, Arrascaeta (Bruno Henrique)
- Atacantes: Luiz Araújo (Saúl), Gonzalo Plata, Carrascal (Danilo)
- Técnico: Filipe Luís
Fonte: Esportes

Mercado imobiliário de São Paulo atrai investidores de todo o país
Confira a agenda completa do MPA na COP30
Renan Filho participa de reunião de líderes para falar sobre nova CNH
Comissão aprova projeto que prevê empréstimo para a revitalização de imóveis urbanos tombados
Dólar acelera frente ao real após anúncio de acordo comercial EUA-China e sinalização cautelosa do Fed
politica
Comissão Especial sobre Inteligência Artificial é instalada na Câmara, mas especialistas alertam: “Projeto é insuficiente e democracia está em risco”
Instalada na Câmara dos Deputados, a comissão que analisará o PL da Inteligência Artificial reacende debate sobre os riscos...
Governo Federal reserva R$ 1,166 bilhão para segurança pública nos estados e no DF em 2025
Recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública serão liberados para as unidades federativas conforme os planos locais de aplicação do...
Deputado Wellington Luiz Propõe Banco de Dados para Registro de Condenados por Violência contra a Mulher no DF
O deputado Wellington Luiz apresentou um Projeto de Lei (PL) que propõe a criação de um banco de dados para...
DISTRITO FEDERAL
Novembro no Rolê Cultural do CCBB Brasília: ancestralidade em movimento
Mês da Consciência Negra guia a programação com histórias, oficinas, desenho ao ar livre e um grande dia de jogos...
Biblioteca Demonstrativa recebe palestra gratuita sobre a participação brasileira na Bienal de Ilustrações de Bratislava
O artista brasiliense Felipe Cavalcante realiza, no dia 4 de novembro, às 19h, uma palestra pública gratuita na Biblioteca Demonstrativa...
“Hilário” monólogo sobre saúde mental chega a Taguatinga com sessões gratuitas em novembro
Montagem entra em cartaz de 04 a 6 de novembro, no CEMTNORTE e no dia 24 no SESC Paulo Autran....
BRASIL E MUNDO
O Boticário apresenta Floratta Rose Bouquet e celebra os 30 anos da marca com novo DNA olfativo
Com campanha de lançamento, nova fragrância marca um capítulo na história da marca de perfumaria feminina líder em Top of...
Natura lança programa de saúde, cidadania e bem-estar para catadores e familiares
Iniciativa pioneira leva cuidados de saúde integral e dignidade para catadores de materiais recicláveis que integram o ecossistema da empresa ...
Festival Curta Mais Pirenópolis segue até 30 de novembro com descontos inéditos em hospedagens, restaurantes, atrativos e compra
Pirenópolis (GO) segue vivendo dias de intensa movimentação cultural, gastronômica e turística com a 2ª edição do Festival Curta Mais Pirenópolis,...
ECONOMIA
Manutenção preventiva do carro evita dor de cabeça e gera economia
Foto: Freepik Dados mostram que revisões regulares reduzem gastos em até cem vezes Motoristas brasileiros vão movimentar R$ 269,5 bilhões...
O que é gestão financeira proativa?
Foto: Freepik Abordagem antecipada de problemas financeiros ganha força nas empresas brasileiras A gestão financeira proativa se apresenta como estratégia...
Vítima relata golpe de R$ 90 mil aplicado por intermediário de consórcios em Campinas (SP)
No final de junho de 2025, um homem identificado como Igor foi vítima de um golpe financeiro estimado em...
ESPORTES
Flamengo segura empate e carimba passaporte para a final da Libertadores 2025
Com uma atuação decisiva de seu goleiro Agustín Rossi, o Flamengo garantiu sua vaga na grande final da Copa Libertadores...
Fluminense vence Ceará e entra no G-6 do Brasileirão
Em confronto válido pela 12ª rodada atrasada do Campeonato Brasileiro, o Fluminense superou o Ceará por 1 a 0, na...
Atlético-MG vence Independiente del Valle e alcança inédita final da Sul-Americana
Em uma noite de gala na Arena MRV, o Atlético-MG confirmou sua força e carimbou o passaporte para a grande...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
Cultura6 dias atrásUma viagem musical pelo sertão de Zé Ramalho chega a Brasília para temporada no Teatro Nacional
-
Radar Games2 dias atrásPré-venda de Resident Evil Requiem abre amanhã (29)
-
DISTRITO FEDERAL7 dias atrásCasa do Cantador recebe o Sabadão do Forró e celebra a tradição nordestina no DF
-
ECONOMIA6 dias atrásManutenção preventiva do carro evita dor de cabeça e gera economia











