BRASÍLIA

Notícias Corporativas

Monitoramento ativo de riscos financeiros evita prejuízos

Acompanhamento constante da saúde financeira de clientes e fornecedores revela perigos à estabilidade empresarial

Publicado em

Monitoramento ativo de riscos financeiros evita prejuízos

O monitoramento de riscos financeiros de uma empresa é um processo contínuo e sistemático para compreender e mitigar as ameaças que podem impactar a estabilidade do negócio. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) considera a inadimplência de clientes um dos riscos financeiros de uma empresa, e orienta sobre a elaboração de um plano de cadastro, crédito e cobrança.

Nesse contexto, o monitoramento de riscos financeiros é uma ferramenta necessária para entender a capacidade de pagamento dos clientes e parceiros de uma empresa. A prática envolve a análise contínua de indicadores e outras informações para identificar potenciais dificuldades dessas empresas em honrar seus compromissos.

Francisco Gomes, CEO da Fairfield, empresa especializada em soluções de proteção e inteligência financeira, aponta a realidade das relações de negócios no contexto business-to-business (B2B, ou de empresa para empresa, em português).

“As empresas concedem crédito a clientes diariamente em um mundo dinâmico e repleto de desafios. Muitas vezes arriscam em conceder crédito a clientes que não possuem relacionamento ou então deixam de vender e realizar bons negócios visando evitar inadimplência”, relata o empresário.

Para Broering Gomes, há uma relação entre os diferentes tipos de risco financeiro. “O risco de crédito está intrinsecamente ligado ao risco de mercado e consequentemente à liquidez. Ou seja, deixar de ofertar crédito faz com que a empresa diminua o seu espaço no mercado e consequentemente deixe de ter liquidez para honrar seus compromissos financeiros”.

Leia Também:  Pesquisa traz resultados expressivos no uso de Big Data e IA

No entanto, o especialista pondera que, arriscar relações comerciais sem saber ao certo como e se poderá receber segue o mesmo princípio. Segundo ele, um eventual default também pode levar à falta de liquidez e consequentemente à falência.

Um levantamento da Serasa Experian apontou que, em dezembro de 2024, havia 6,9 milhões de empresas inadimplentes no país. Apesar do elevado número de empresas em atividade no Brasil, 23,2 milhões, de acordo com o Mapa de empresas do Governo Federal, quase 1% fechou ainda no primeiro quadrimestre de 2025.

Alternativa para monitoramento contínuo de riscos

Francisco esclarece que para uma empresa estruturar seus processos de monitoramento contínuo de riscos é necessário que ela tenha um método claro e definido para a concessão e gestão de crédito, além do acesso a informações estratégicas.

“O primeiro passo é uma esteira de crédito bem montada, com diretrizes específicas para o seu mercado de atuação. Apoiar decisões em informações de terceiros, principalmente para empresas que não possuem relacionamento ou para riscos muito concentrados, também é fundamental”, indica o empresário.

O especialista destaca ainda a importância de acompanhar indicadores como pontualidade de pagamento, histórico financeiro, tempo de mercado e capacidade financeira para honrar compromissos no curto e médio prazo, para uma boa gestão de riscos.

De acordo com o CEO da Fairfield, a empresa desenvolveu – em parceria com a seguradora de crédito global COFACE – uma plataforma online para análise e monitoramento de crédito B2B denominada 4SCORE. “Conseguimos exclusividade para interagir com o banco de dados, antes restrito a segurados com apólice contratada, e criamos uma ferramenta que utiliza esta mesma fonte de informações”.

Leia Também:  Garantti apresenta soluções durante o QR Summit 2025

Segundo Francisco Gomes, a 4SCORE surgiu a partir da percepção de que, mesmo durante a fase de tomada de decisão quanto à aquisição de uma apólice de seguro de crédito, as empresas precisam ter acesso a informações fiéis do comportamento financeiro dos seus clientes e prospecções.

A plataforma possibilita às empresas, em tempo real, obter a avaliação do comportamento de seus clientes, obtendo informações processadas por analistas de crédito com amplo conhecimento do risco em operar com todo tipo de cliente, mesmo sediado em qualquer parte do mundo, em busca de proporcionar maior segurança e credibilidade na tomada de decisão.

“Os relatórios apresentados pela 4SCORE permitem o monitoramento contínuo da posição financeira do cliente em conjunto com uma opinião de crédito processada por analistas de uma das maiores seguradoras do mundo. A ferramenta permite integração com API’s para dar ainda mais velocidade na esteira operacional e comercial, buscando ser um aliado estratégico no crescimento sustentável das empresas”.

Para mais informações, basta acessar: fairfield.com.br/

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Notícias Corporativas

STV implementará a plataforma de comunicações seguras da Post-Quantum e firma cooperação estratégica para oferecer segurança de nova geração

Published

on

By

A STV Group a.s. (“STV”), uma das empresas de defesa que mais crescem no mundo, assinou um acordo de licença plurianual para utilizar a inovadora plataforma de comunicações quânticas seguras da Post-Quantum, além de um Acordo de Cooperação Estratégica para acelerar sua implementação na Europa, na OTAN e em mercados internacionais de defesa. Com o avanço da computação quântica ameaçando tornar a criptografia tradicional obsoleta, o movimento posiciona a STV na vanguarda da revolução cibernética, fornecendo a governos, forças de defesa e empresas resiliência de nova geração contra ataques do tipo “colha agora, decifre depois” (“Harvest Now, Decrypt Later”).

Ao combinar a plataforma modular testada pela OTAN da Post-Quantum com suas próprias soluções de defesa de classe mundial, a STV estabelece um novo padrão global em comunicações seguras e confiança digital. Juntas, as duas empresas estão entregando sistemas avançados eàprova de futuro para proteger dados confidenciais e operações críticas – garantindo que, mesmo na era quântica, as comunicações entre aliados permaneçam impenetráveis.

A parceria representa um salto decisivo ao unir o histórico de inovação em defesa da STVàexpertise pioneira da Post-Quantum, criando sistemas de proteção de comunicações e dados que superam os padrões atuais da indústria.

JUDr. Pavel Kudrhalt, CEO da STV, declarou: “Esta iniciativa não se trata apenas de adquirir tecnologia, mas de formar um ecossistema seguro e completo para o futuro. Nossos clientes exigem garantia total da cadeia de suprimentos, desde a fabricação e transporteàprova de adulteração até a implementação e o monitoramento. Diante da crescente ameaça dos ataques do tipo ‘colha agora, decifre depois’, as defesas quânticas seguras deixaram de ser opcionais. A plataforma da Post-Quantum não apenas lidera o setor, ela permite que a STV seja a primeira a redefinir os próprios padrões de confiança digital em soluções de defesa. Ao incorporar essa tecnologia ao nosso portfólio, estamos oferecendo aos aliados da OTAN, parceiros da União Europeia e clientes nacionais a proteção mais robusta possível para a era quântica – seja para proteger cadeias de comando e controle, operar drones críticos de missão ou empregar munições em comunicações de campo”.

Leia Também:  Falta de controle de qualidade pode fechar indústrias alimentícias

Rikky Hasan, CEO da Post-Quantum, acrescentou: “A visão e a liderança da STV em inovação de defesa fazem dela o parceiro ideal. Juntas, estamos lançando uma nova geração de soluções quânticas seguras, projetadas para proteger os dados mais sensíveis do mundo contra os adversários de hoje e as ameaças quânticas de amanhã. Nossa abordagem modular de Identidade, Transmissão e Criptografia, já comprovada em ambientes da OTAN, oferece a forma mais rápida e flexível de integração ao portfólio mundial da STV. Trata-se de um feito importante para ambas as empresas e um passo decisivo para a cibersegurança global”.

Essa aliança marca o início de uma nova era: uma em que plataformas resilientes a ameaças quânticas deixam de ser opcionais para se tornarem essenciais. Unidas por uma missão comum de proteger o futuro, STV e Post-Quantum lideram o avanço rumo a um mundo onde as comunicações críticas permanecem seguras, mesmo diante do poder disruptivo da computação quântica.

Sobre a STV

A STV Group a.s. é uma das empresas de defesa que mais crescem na Europa, fornecendo soluções avançadas de segurança e defesa para governos, aliados da OTAN e parceiros comerciais no mundo todo. Sediada na República Tcheca, a empresa combina engenharia de ponta e uma visão ousada para o futuro da segurança.

Leia Também:  Apê Real ajuda 500 famílias a comprarem o primeiro imóvel

Com base em um século de tradição industrial, a STV Group tornou-se o principal produtor tcheco de munições, sistemas de permanência (“loitering systems”), plataformas blindadas e serviços integrados de ciclo de vida. O grupo também é líder europeu em descarte ecológico e desmilitarização de munições excedentes, reafirmando seu compromisso com a segurança e a sustentabilidade. Com tecnologias testadas pela OTAN e parcerias internacionais, a STV Group é reconhecida pela capacidade de entregar soluções resilientes e preparadas para o futuro, que mantêm as nações seguras em um cenário de ameaças emergentes.

Sobre a Post-Quantum

A Post-Quantum lidera a transição para a era quântica ao modernizar a criptografia mundial. Sua plataforma “quantum-safe” protege organizações em todo o seu ecossistema digital com software modular voltado a Identidade, Transmissão e Criptografia – projetado para ser interoperável, criptograficamente ágil e retrocompatível.

Já confiável para a OTAN, provedores de infraestruturas críticas nacionais e grandes instituições financeiras, a Post-Quantum tem um histórico comprovado na proteção de dados críticos de missão. A empresa é a inventora do NTS-KEM (hoje conhecido como Classic McEliece, no concurso da NIST) e autora do padrão IETF Hybrid Post-Quantum VPN, que se tornou referência global em conectividade segura. Com suas tecnologias pioneiras, a Post-Quantum garante que o mundo permaneça um passoàfrente das ameaças quânticas.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Para mais informações, entre em contato com:

Fire on the Hill

Nick Ward. +44 (0)7821 474 272

[email protected]

[email protected]

Fonte: BUSINESS WIRE

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

politica

DISTRITO FEDERAL

BRASIL E MUNDO

ECONOMIA

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA

Botão WhatsApp - Canal TI
Botão WhatsApp - Canal TI