Notícias Corporativas
Construção civil avança e quase 50% das empresas já têm práticas sustentáveis
Construtoras estão mais comprometidas com o meio ambiente
Publicado em
6 de junho de 2025por
DINO
																								
												
												
											O compromisso com a sustentabilidade já é uma realidade para mais da metade das empresas brasileiras, segundo o novo Panorama da Sustentabilidade Corporativa 2025, produzido pela Amcham Brasil em parceria com a Humanizadas. O estudo mostra que 52% das empresas no país estão engajadas de forma concreta com práticas sustentáveis, um salto em comparação aos 41% registrados no ano anterior.
De acordo com a Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto (ABCIC), quase 50% das construtoras já consideram critérios ambientais como fatores determinantes em seus projetos. Organizações como a Emccamp Residencial e a Ampla Urbanismo, empresa especializada em projetos de loteamento e desenvolvimento urbano do Grupo EPO, mostram que é possível aliar inovação, rentabilidade e impacto positivo, contribuindo de forma concreta com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, especialmente os ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis) e 12 (Consumo e Produção Responsáveis).
Compromisso ambiental que começa na fundação
Com quase 50 anos de história, a Emccamp Residencial vem ampliando sua atuação ambiental em todos os níveis da operação. Em 2024, a empresa realizou o plantio de 23 mil árvores nativas, entre ações compensatórias e de paisagismo, como parte da política de contribuição ativa com a biodiversidade local.
Segundo Rodrigo do Nascimento, coordenador de meio ambiente da Emccamp, o compromisso com o meio ambiente faz parte da identidade da companhia. “A sustentabilidade não está apenas em nossos canteiros de obras, mas se estende à forma como planejamos nossos produtos, gerimos recursos e lidamos com a comunidade e o entorno.”
Entre as ações sustentáveis mais recentes da Emccamp estão a substituição da frota para uso exclusivo de etanol, reduzindo quase 10 toneladas de CO₂ por mês, e a adoção do conceito paperless, com projetos digitais e menor uso de papel. A empresa também investe em energia solar, como no residencial Árbor Atlântica, em São Paulo (SP), que reúne soluções sustentáveis como hortas comunitárias, áreas permeáveis, captação de água da chuva e coleta seletiva, alinhadas ao Selo Azul da Caixa.
Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) próprias foram implantadas pela empresa em locais sem rede pública. Também foram adotados sistemas de reaproveitamento de água que recolhem a água de pias para uso em mictórios, entre outras iniciativas.
Urbanismo sustentável e proteção à biodiversidade
Na avaliação de Alexandre Nagazawa, arquiteto urbanista e diretor da Bloc Arquitetura Imobiliária, o mercado imobiliário precisa ir além do estabelecido por normas. “A urgência climática exige uma postura propositiva: é preciso devolver mais à sociedade e ao meio ambiente, por meio de projetos que, com criatividade e bom design, contribuam positivamente para a paisagem, a vida comunitária e a saúde ambiental dos territórios”, afirma o arquiteto. O especialista ainda enfatiza que as empresas devem abraçar o compromisso de deixar um legado que transcende a edificação em si.
Adriano Manetta, vice-presidente da Câmara do Mercado Imobiliário e Sindicato da Habitação de Minas Gerais (CMI/Secovi-MG), considera que a disponibilidade de parques e áreas verdes é também um dos elementos de valorização imobiliária. “Antes disso, o mais importante era a oferta de comércio e serviços nas proximidades da residência; uma área verde, portanto, deve produzir uma percepção de valor aos imóveis”, analisa Manetta.
Na visão da gerente de meio ambiente do Grupo EPO, Juliana Santos, a sustentabilidade também vai além de certificações: ela deve ser pensada desde o planejamento urbano até a convivência nos empreendimentos. Por meio da Ampla Urbanismo, a empresa tem atuado com foco na conservação da biodiversidade, com a proteção de espécies nativas, corredores ecológicos e Áreas de Preservação Permanente integradas aos projetos imobiliários.
“Para além da obra finalizada e produtos imobiliários, buscamos oferecer um modelo de urbanização que valoriza a paisagem, protege os recursos naturais e fortalece o senso de pertencimento com a natureza, o que é essencial em um planejamento nos dias atuais. A promoção de uma vida mais conectada ao meio ambiente, por vezes, exige a restauração de ambientes naturais para possibilitar a integração entre cidade, arquitetura e natureza de maneira fluida”, destaca.
Entre as iniciativas em destaque, está a proteção de habitats naturais por meio da manutenção de Áreas de Preservação Permanente (APPs) e áreas verdes integradas aos projetos, como nos empreendimentos Jardim da Serra e Oásis da Serra, ambos em Sete Lagoas (MG), e no Quintas de Cachoeira, entre Cachoeira do Campo e Glaura, na região de Ouro Preto.
A recuperação da Lagoa da Chácara, em Sete Lagoas, também é um projeto emblemático. O corpo d’água, que estava seco há mais de 40 anos, teve sua lâmina d’água restaurada por meio da escavação do leito e da construção de uma rede de drenagem que agora permite o escoamento gradual da água para o córrego do Diogo, reduzindo riscos de alagamento e reconstituindo o ecossistema local. O projeto também prevê a preservação da mata adjacente à lagoa e aos cursos d’água presentes no terreno.
Outro destaque é o monitoramento de fauna em áreas de atuação, como no Quintas de Cachoeira. “Este acompanhamento é essencial para garantir que nosso progresso caminhe lado a lado com a preservação ambiental. Em áreas como o Quintas de Cachoeira, essa prática não só amplia o conhecimento sobre a biodiversidade local, mas também orienta a execução de nossas obras de forma mais responsável e sustentável”, destaca Juliana.
														Notícias Corporativas
Maxion anuncia ações estratégicas para atender à crescente demanda por rodas de alumínio para veículos leves na América do Sul
Inclui joint venture com a Polimetal para aumentar a capacidade na Argentina
Published
36 minutos atráson
4 de novembro de 2025By
DINOA Iochpe-Maxion (B3: MYPK3), mediante sua divisão de rodas, Maxion Wheels, anunciou a expansão estratégica de seus negócios de rodas de alumínio para veículos leves na América do Sul, ao realocar ativos mundiais existentes para o Brasil e adquirir uma participação de 50,1% na Polimetal, uma das principais fabricantes de rodas de alumínio da Argentina.
“As vendas de automóveis de passeio continuam crescendo na América do Sul, e nosso negócio de rodas, especialmente rodas de alumínio para veículos leves, continua ganhando participação no Mercosul”, afirmou Pieter Klinkers, Presidente e Diretor Executivo da Iochpe-Maxion. “Para atender a este mercado em crescimento eàdemanda correspondente por rodas de alumínio, a Maxion Wheels vem implementando três iniciativas estratégicas. A primeira é o uso de nossas operações internacionais, junto com nossa força de trabalho no Brasil, para satisfazer a demanda adicional imediata. A segunda é a realocação de ativos mundiais existentes para nossas duas fábricas brasileiras de rodas de alumínio para veículos leves em Santo André e Limeira. E, por último, e mais estrategicamente, estamos orgulhosos de anunciar uma parceria formal na Argentina com a Polimetal. Eles têm sido um fornecedor estratégico de longa data e muito respeitado de rodas de alumínio para montadoras que produzem no mercado local.”
A transação de ações da Polimetal, concluída hoje, será submetidaàautoridade de concorrência argentina, conforme as leis aplicáveis do país.
Klinkers concluiu: “Estamos confiantes de que nossas ações estratégicas na América do Sul estão implementando o nível de serviço e a produção de rodas de alta qualidade que nossos clientes precisam para atender às suas demandas de curto e longo prazo.”
SOBRE A IOCHPE-MAXION
A Iochpe-Maxion é líder mundial em produzir rodas automotivas e uma das principais fabricantes de componentes estruturais automotivos nas Américas. A empresa possui 33 unidades fabris em 14 países e cerca de 17.000 funcionários, o que permiteàIochpe-Maxion atender seus clientes ao redor do mundo com a qualidade, a competitividade e os prazos de entrega que exigem.
A Iochpe-Maxion opera seu negócio principal através da Maxion Wheels e da Maxion Structural Components. A Maxion Wheels produz uma ampla gama de rodas para veículos de passeio, veículos comerciais, reboques e máquinas agrícolas. A Maxion Structural Components produz longarinas, travessas e chassis montados para veículos comerciais, bem como conjuntos estruturais para veículos de passeio.
Para saber mais, acesse o site da Iochpe-Maxion em www.iochpe.com.br.
O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.
Ver a versão original em businesswire.com: https://www.businesswire.com/news/home/20251103319150/pt/
Contato:
Fonte: BUSINESS WIRE

Maxion anuncia ações estratégicas para atender à crescente demanda por rodas de alumínio para veículos leves na América do Sul
											Projeto do governo endurece penas e amplia combate ao poder econômico de facções criminosas
											Câmara aprova projeto que permite ao governo ampliar gastos com defesa nacional em até R$ 3 bilhões
											Ministro Fávaro defende integração e diálogo entre países das Américas para fortalecer a agropecuária
											Deputados analisam projeto que possibilita gastos de até R$ 3 bi em defesa nacional; acompanhe
politica
														
																											Deputado Ricardo Vale e outros deputados apresentam projeto que revoga lei sobre o “Dia da Memória das Vítimas do Comunismo” no DF
A Câmara Legislativa do Distrito Federal discute a revogação da Lei nº 7.754/25, que criou o “Dia da Memória...
														
																											Comissão Especial sobre Inteligência Artificial é instalada na Câmara, mas especialistas alertam: “Projeto é insuficiente e democracia está em risco”
Instalada na Câmara dos Deputados, a comissão que analisará o PL da Inteligência Artificial reacende debate sobre os riscos...
														
																											Governo Federal reserva R$ 1,166 bilhão para segurança pública nos estados e no DF em 2025
Recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública serão liberados para as unidades federativas conforme os planos locais de aplicação do...
DISTRITO FEDERAL
														
																											Detran-DF realiza ações educativas e alcança mais de 1,1 mil pessoas no fim de semana
Atividades ocorreram em seis regiões administrativas e incluíram palestras, teatro, distribuição de material informativo e orientações sobre segurança no trânsito...
														
																											Artesanato, sabores e música: vem aí o 20º Salão do Artesanato no Parque da Cidade
De 5 a 9 de novembro, Brasília recebe um dos maiores eventos do setor, com entrada gratuita, oficinas, shows, centenas...
														
																											Final do Mega Drift Brasil acontece neste fim de semana em Brasília
Evento acontece no Parque da Cidade nos dias 8 e 9 de novembro A capital federal vai ferver neste fim...
BRASIL E MUNDO
														
																											Cia Theatron exibe “O Jogo da Virada” em Campo Grande
Circulação leva emoção e reflexão ao público sul-mato-grossense A Cia Theatron chega a Campo Grande (MS) para mais uma apresentação...
														
																											Cerca de 291 mil clínicas médicas devem passar por reestruturação fiscal até 2027
De acordo com a diretora da Brasís Contabilidade, Cristiane Almeida, as mudanças impactam diretamente na lucratividade das organizações Nos próximos dois...
														
																											Mais de 3 mil famílias baianas poderão realizar o sonho da casa própria no 2º Feirão ‘Minha Casa Minha Vida’
O evento gratuito acontece entre os dias 7 e 9 de novembro, das 9h às 22h. Reunindo diversas construtoras, a...
ECONOMIA
														
																											Manutenção preventiva do carro evita dor de cabeça e gera economia
Foto: Freepik Dados mostram que revisões regulares reduzem gastos em até cem vezes Motoristas brasileiros vão movimentar R$ 269,5 bilhões...
														
																											O que é gestão financeira proativa?
Foto: Freepik Abordagem antecipada de problemas financeiros ganha força nas empresas brasileiras A gestão financeira proativa se apresenta como estratégia...
														
																											Vítima relata golpe de R$ 90 mil aplicado por intermediário de consórcios em Campinas (SP)
No final de junho de 2025, um homem identificado como Igor foi vítima de um golpe financeiro estimado em...
ESPORTES
														
																											Ancelotti surpreende com convocação e novas caras para amistosos
O técnico Carlo Ancelotti divulgou nesta segunda-feira a lista de 26 atletas que defenderão a Seleção Brasileira nos dois próximos...
														
																											São Paulo quebra sequência do Vasco e vence em São Januário, sonhando com G6
Em um confronto direto por posições na tabela do Campeonato Brasileiro, o São Paulo superou o Vasco da Gama por...
														
																											Palmeiras vence Juventude e retoma liderança isolada do Brasileirão
O Palmeiras deu um passo importante na briga pelo título do Campeonato Brasileiro ao vencer o Juventude por 2 a...
MAIS LIDAS DA SEMANA
- 
																	
										
																			Radar Games6 dias atrásPré-venda de Resident Evil Requiem abre amanhã (29)
 - 
																	
										
																			BRASIL6 dias atrásBlack Friday 2025 deve movimentar mais de R$ 13 bilhões no e-commerce brasileiro
 - 
																	
										
																			AGRONEGÓCIO7 dias atrásMercado financeiro reduz projeção da inflação para 2025 e mantém Selic em 15% ao ano
 - 
																	
										
																			Radar Games6 dias atrásBlumhouse Games revela série de bastidores de Crisol: Theater of Idols
 

													
								

																	
																															






