BRASÍLIA

POLÍTICA NACIONAL

Importância do ensino de filosofia e sociologia será debatida em seminário da Comissão de Educação

Publicado em

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realiza, nesta quinta-feira (23), seminário para discutir a importância do ensino de filosofia e sociologia na educação básica. A primeira parte do debate será realizada às 10 horas e a segunda, às 14h30, amaos no auditório Nereu Ramos.

A segunda parte do debate será interativo. Veja quem foi convidado e envie suas perguntas.

O seminário atende a pedido da deputada Professora Luciene Cavalcante (Psol-SP).

O objetivo é discutir a inclusão das disciplinas de filosofia e sociologia em todas as etapas do ensino básico, com, no mínimo, duas aulas por semana, já a partir da educação infantil.

Pensamento crítico e empatia
“A filosofia estimula os alunos a explorar questões éticas, políticas, de conhecimento e existência, promovendo a criatividade e o pensamento independente”, afirma Professora Luciene.

“Já a sociologia aprofunda a compreensão da estrutura e do funcionamento da sociedade, abordando temas como desigualdade social e cultura, o que promove a empatia e o entendimento das diversas realidades”, argumenta.

Da Redação – ND

Fonte: Câmara dos Deputados

Leia Também:  Comissão aprova regras para o controle da emissão de sons e ruídos em ambientes externos

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍTICA NACIONAL

Comissão aprova projeto que pretende tornar a internet mais segura e acessível para idosos

Published

on

A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa aprovou o Projeto de Lei 1617/25, que altera o Estatuto da Pessoa Idosa para exigir que sites e aplicativos de empresas e órgãos públicos no Brasil adotem regras de segurança e acessibilidade que facilitem o uso por pessoas idosas. O objetivo é permitir o acesso pleno desse público a informações relevantes para o exercício da cidadania.

O texto aprovado também altera a Lei do Governo Digital, passando a prever que a prestação digital de serviços públicos favoreça a inclusão de idosos e de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Autor do projeto, o deputado Jonas Donizette (PSB-SP) afirma que não basta garantir às pessoas o acesso às informações. “Deve-se também facilitar a obtenção dessas informações, utilizando-se para isso linguagem simples e adequada”, disse.

O relator, deputado Eriberto Medeiros (PSB-PE), recomendou a aprovação do texto sem alterações. “Quando o serviço digital não é acessível, o serviço público simplesmente não está sendo prestado”, disse. “O acento aqui recai sobre a palavra ‘público’. Não é para alguns, é para todos. Não é uma possibilidade, é um direito.”

Leia Também:  Projeto obriga bibliotecas a ter acervo com pluralidade de ideias e conceitos

Próximas etapas
A proposta será ainda analisada, em caráter conclusivo, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, o texto deve ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Roberto Seabra

Fonte: Câmara dos Deputados

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

politica

DISTRITO FEDERAL

BRASIL E MUNDO

ECONOMIA

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA

Botão WhatsApp - Canal TI
Botão WhatsApp - Canal TI