BRASÍLIA

TECNOLOGIA

Secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTI visita o CBPF

Publicado em

O Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) recebeu, na última terça (25), a visita do secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Daniel Almeida Filho. O secretário foi recepcionado no Espaço Oliveira Castro pelo diretor do CBPF, Márcio Portes de Albuquerque, coordenadores e outras lideranças institucionais.

Durante o encontro, o diretor do CBPF apresentou um panorama histórico da instituição, destacando ações e linhas de pesquisa, contribuições do CBPF para o progresso da ciência no Brasil. Ressaltou a contratação de novos servidores por meio de concurso público, fundamental para a reposição dos quadros da instituição e para o avanço das pesquisas e projetos da instituição.

O secretário Daniel Almeida Filho reforçou na sua fala que estão sendo desenvolvidos planos estratégicos para garantir que o apoio e o investimento em pesquisa e inovação sejam políticas de Estado, e não apenas de governo, assegurando a continuidade e o fortalecimento da ciência nacional.

Após a reunião, o secretário visitou laboratórios estratégicos do CBPF, incluindo o Laboratório de Tecnologias Quânticas, o Laboratório Multiusuário de Nanociências e Nanotecnologia (LABNANO), o Laboratório de Física de Altas Energias, o Laboratório de Inteligência Artificial e o Laboratório de Nanosaúde. A visita também incluiu uma passagem pelo Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT-Rio), onde foram apresentados projetos de três startups que atuam na área de inovação tecnológica: Nanoonco3D, Radiorum e Magtech Brasil.

Crédito: NCS/CBPF
Crédito: NCS/CBPF
Leia Também:  No Japão, ministra Luciana Santos assina memorando de cooperação em ciência e tecnologia

Márcio Albuquerque avaliou o evento: “O CBPF tem aberto suas portas para que instituições de pesquisa, ministérios, e outras representações do sistema mundial de pesquisa e desenvolvimento venham nos conhecer. Receber o secretário faz parte dessa estratégia de interagirmos com um número cada vez maior de possíveis parceiros e colaboradores. O que acreditamos, nos permite contribuir e somar forças ao sistema nacional de CT&I.”

A visita reforça a importância da colaboração entre o CBPF e o MCTI para o fortalecimento da pesquisa científica e tecnológica no Brasil, garantindo que o avanço do conhecimento e da inovação continue sendo uma prioridade estratégica para o país.

Fonte: CBPF

Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

TECNOLOGIA

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2025 garante acessibilidade e inclusão para todos os públicos

Published

on

A 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) contará com uma estrutura preparada para garantir a participação de todos os visitantes, incluindo pessoas com deficiência ou com alguma condição específica. O espaço do evento terá rampas, pisos táteis, banheiros adaptados e sinalização acessível, além de diversos recursos voltados à acessibilidade e inclusão. 

Entre as medidas implementadas, o evento oferecerá intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras), audiodescrição, abafadores de ruído, acompanhamento individual, sala de descanso e regulação sensorial. Alguns estandes também disponibilizarão materiais em braille e outras formas de comunicação acessível, ampliando as possibilidades de interação e aprendizado durante as atividades. 

Essas ferramentas de acessibilidade poderão ser solicitadas previamente no momento da inscrição para visita coletiva guiada. No formulário, os visitantes devem informar suas necessidades específicas, de modo que a equipe organizadora possa oferecer atendimento adequado e acessível ao longo de todo o evento. 

Acesse o formulário de inscrição 

Leia Também:  Metade das cidades brasileiras está em alta vulnerabilidade climática, aponta relatório

Para o coordenador-geral de Tecnologia Assistiva do MCTI, Milton de Carvalho, garantir acessibilidade vai além de cumprir normas: é uma questão de cidadania e inclusão. “As pessoas com deficiência precisam ocupar esses espaços porque eles são delas também. Elas têm que estar onde quiserem estar. Promover a inclusão é promover dignidade e fazer com que elas também se sintam parte de eventos como este”, concluiu. 

22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

De 20 a 26 de outubro, em Brasília (DF), a SNCT 2025 tem como tema Planeta Água: Cultura Oceânica para Enfrentar as Mudanças Climáticas no Meu Território. A iniciativa destaca a importância da preservação dos recursos hídricos e o papel da ciência na adaptação às mudanças do clima. 

Coordenada pela Secretaria de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social (Sedes), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a programação contará com shows, feiras de ciência, entrega de medalhas, exposições de fósseis e de material espacial, e diversas atividades voltadas à popularização da ciência e à valorização do conhecimento científico no Brasil. 

Leia Também:  No Japão, ministra Luciana Santos assina memorando de cooperação em ciência e tecnologia

Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

politica

DISTRITO FEDERAL

BRASIL E MUNDO

ECONOMIA

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA

Botão WhatsApp - Canal TI
Botão WhatsApp - Canal TI