BRASIL
Com mais de 61 mil atendimentos, Pontes de Amor e comemora 13 anos de compromisso com a adoção em Uberlândia
Segundo dados da Vara da Infância e Juventude, foram 34 adoções registradas entre 2024 e 2025, e 13 crianças atualmente aptas para adoção
Em 13 anos de atuação, a Pontes de Amor, uma a Organização da Sociedade Civil (OSC), acumula números que refletem o impacto e a seriedade do seu trabalho: mais de 61 mil atendimentos realizados, mais de 8 mil pessoas foram preparadas nos cursos de formação para adoção, e mais de 800 profissionais e pais participaram das capacitações em Intervenções Relacionais Baseadas na Confiança (TBRI).
Segundo dados da Vara da Infância e Juventude, foram 34 adoções registradas entre 2024 e 2025, e 13 crianças atualmente aptas para adoção.
Esses resultados são fruto de um trabalho contínuo de acolhimento, formação e acompanhamento, que garantem à Pontes de Amor um índice inferior a 1% de devoluções, um dado que reforça o compromisso da instituição com uma adoção consciente, segura e duradoura.
Tudo isso é possível por tudo que que a Pontes de Amor proporciona ao apoiar famílias adotivas e pretendentes à adoção, oferecer acompanhamento jurídico e psicossocial antes e depois do processo, fortalecendo vínculos familiares e comunitários. Seu trabalho visa empoderar famílias no exercício de papéis saudáveis e funcionais, promovendo convivência baseada em afeto, responsabilidade e pertencimento.
Em sintonia com a Rede de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente, a Pontes de Amor também compartilha tecnologias sociais e desenvolve formações em nível nacional e internacional, levando o nome de Uberlândia a diferentes regiões do país como referência em boas práticas de adoção.
Criança em Foco
A Pontes de Amor conta com o Criança em Foco, projeto cofinanciado pelo Fundo Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente, que visa capacitar pais, mães, professores, profissionais, cuidadores e integrantes da Rede de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente por meio do site www.pontesdeamor.org.br. Em três anos, desde seu lançamento em 2022, 960 pessoas foram capacitadas com conteúdos que visam ajudar as figuras de referência a cooperarem com o público infanto-juvenil para que sejam bem-sucedidos em suas jornadas. “O objetivo é fortalecer as famílias para que possam oferecer uma convivência mais harmoniosa e uma educação baseada no afeto, promovendo não só avanços comportamentais, mas também o desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças e adolescentes”, afirma a presidente da Pontes de Amor, Sara Vargas.
Vargas celebra as conquistas e reconhece o esforço coletivo que sustenta a Pontes de Amor. “Tudo o que alcançamos é fruto do trabalho conjunto de mais de 100 voluntários que dedicam tempo, conhecimento e amor à causa. A eles, aos parceiros e aos doadores, o nosso mais sincero agradecimento por acreditarem nesse propósito e torná-lo possível”, diz.
Como ajudar
Existem várias maneiras de apoiar a missão da Pontes de Amor – seja atuando como voluntário, contribuindo financeiramente ou estabelecendo parcerias em serviços e até participando de nossos bazares e outlets. “Essas colaborações tornam possível o andamento de nossos projetos e atendimentos. Temos, por exemplo, uma parceria com a Algar Telecom, que permite doações mensais pela conta de telefone. E, tão importante quanto isso, é quem ajuda a multiplicar nossa mensagem e a fortalecer a cultura da adoção”, conclui.
BRASIL
Senac, reconhecimento internacional da formação cidadã de excelência
Published
5 horas atráson
24 de outubro de 2025By
Gabriel
Conferência Internacional da Aliança para a Formação Dual da América Latina e Caribe 2025 ampliou debate sobre essa modalidade de ensino
De acordo com dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a aprendizagem profissional chegou a mais de 695 mil contratos ativos no Brasil em 2025 (em agosto). O Senac é responsável por cerca de 20% dessa formação, ofertando gratuitamente a jovens de 14 a 24 anos educação profissional de excelência e transformando suas vidas e de suas famílias por meio de parcerias com grandes empresas.
Ainda segundo o ministério, este é o maior número alcançado desde a implementação da Lei n. 10.097/2000, que regulamenta a formação dual de ensino. O modelo permite a instituições de educação profissional como o Senac ofertarem vagas a alunos e alunas em cursos técnicos, possibilitando a oportunidade do primeiro emprego e a vivência, na prática, do aprendizado adquirido, atuando nas empresas do comércio de bens, serviços e turismo.
Para ampliar o debate sobre a importância dessa modalidade educacional, o Senac organizou, de 22 a 24 de outubro, uma iniciativa internacional com foco na qualificação de excelência da juventude e na competitividade das empresas brasileiras: a Conferência Internacional da Aliança para a Formação Dual da América Latina e Caribe 2025.
A iniciativa faz parte das atribuições do Senac Nacional como presidente pró–tempore da Aliança. “Em abril, o Senac assumiu a presidência da Aliança para Formação Dual na América Latina e Caribe. Entendemos esse desafio como um impulso ao fortalecimento do nosso papel como instituição que articula saberes e constrói pontes entre nações, setores produtivos e organismos internacionais. É uma honra conduzir este diálogo que certamente deixará um legado transformador para os jovens, as empresas e o nosso futuro comum”, comemorou o presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros, na abertura do evento.
O encontro reuniu, na sede do Departamento Nacional do Senac, lideranças do Sistema Comércio e especialistas da área educacional de cerca de 20 países que integram a Aliança, como Argentina, Colômbia, México, Uruguai e República Dominicana, entre outros, além do Brasil, para debater a “Formação dual que transforma: conectando talentos, empresas e futuro”.
O diretor de Políticas de Trabalho para a Juventude do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), João Victor Motta, representou o ministro Luiz Marinho na conferência. Ele enalteceu o Senac como um “patrimônio brasileiro, uma instituição histórica que tanto nos orgulha e vem construindo a formação dual ao longo de tantos anos”.
Propósito
Priorizar a aprendizagem está no cerne da criação do Senac há praticamente 80 anos. Trata-se de uma estratégia crucial para aumentar o acesso ao mercado de trabalho a um público ainda jovem, que ainda não teve chance de conquistar o primeiro emprego.
A nova atribuição do Senac na América Latina e Caribe representa um reconhecimento internacional do protagonismo do Sistema Comércio com a formação de excelência por meio de iniciativas que já fizeram a diferença nas vidas de milhões de pessoas, como o Programa Senac de Gratuidade e o Programa Senac de Aprendizagem.
Só no último ano, cerca de 190 mil jovens foram beneficiados com o Programa de Aprendizagem do Senac. Eles foram preparados tecnicamente por meio de 45 milhões de horas-aula, presenciais e a distância, em unidades em todo o Brasil enquanto atuavam em empresas do comércio de bens, serviços e turismo. Esse resultado é fruto da parceria bem-sucedida entre o empresariado e o Sistema Comércio para garantia da formação de excelência e da empregabilidade à população jovem.
“Queremos conectar nossas vozes e potencializar seu alcance. Temos o objetivo de ampliar o diálogo e consolidar parcerias que respondam às demandas concretas do mundo do trabalho, apoiem a juventude e contribuam para a competitividade econômica de nossos países”, complementou o presidente Tadros sobre a importância de participar da rede internacional.
Boas práticas
O Senac participa da Aliança para a Formação Dual desde sua criação, em 2021, pelo Centro Interamericano para o Desenvolvimento do Conhecimento na Formação Profissional da Organização Internacional do Trabalho (OIT/Cinterfor) e com apoio do Instituto Federal de Formação Profissional da Alemanha (BIBB).
De acordo com a diretora do Cinterfor, Elena Motobbio, a Aliança foi gerada para fomentar a formação dual de qualidade e dar respostas à realidade da região: “A juventude latino-americana enfrenta taxas de desemprego um terço mais altas do que a média da população adulta”, informou durante a conferência.
O objetivo da conferência foi disseminar boas práticas de aprendizagem de qualidade entre os países membros da Aliança, promovendo o intercâmbio de experiências e o desenvolvimento de políticas voltadas à formação dual alinhada aos princípios da OIT.
A diretora de Projetos Internacionais do Instituto Federal de Formação Profissional (BIBB) da Alemanha, Ilona Medrikat – referência mundial em formação dual, com papel consultivo na Aliança – parabenizou o Senac pelo trabalho desenvolvido na presidência do grupo. “Espero uma troca apaixonante ao longo deste evento e quero conhecer muitas iniciativas brasileiras”, disse ela.
Durante os três dias de conferência, as reflexões giraram em torno dos seguintes temas centrais:
- O papel do setor produtivo na formação dual: sensibilização e engajamento do empresariado quanto ao seu papel estratégico neste modelo;
- Experiências da formação dual no Brasil e na América Latina e Caribe: relatos de potencialidades e convergências entre os países, com vistas ao fortalecimento da cooperação regional; e
- Alinhamentos e perspectivas com o Conselho Consultivo da Aliança: governança e definição de temáticas relevantes a serem discutidas na rede.

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