BRASIL
“Famílias LGBT+ existem! Direitos, Inclusão e Diversidade” é o tema da 30ª Parada LGBT+ de Goiânia

A concentração ocorre neste domingo (14/09), a partir das 12h, na Praça Cívica. A passeata seguirá pelas avenidas Araguaia, Paranaíba e Tocantins, às 18h. A expectativa da organização é reunir milhares de pessoas
A parada LGBT+ de Goiânia atua em duas grandes frentes: a luta por direitos sociais, para que haja direitos iguais para todos e também no combate ao preconceito, à discriminação e à violência. Segundo dados da ONG internacional “Transgender Europe”, o Brasil é campeão mundial de violência contra a comunidade LGBT+ há 16 anos consecutivos. O estado de Goiás tem registrado aumento nos casos de homofobia, racismo e misoginia, de acordo com o Anuário da Segurança Pública (2023/2024). A parada LGBT+ tem a função de mostrar essa realidade para a população, como ainda cobrar melhorias do poder público.
O tema “Famílias LGBT+ existem! Direitos, Inclusão e Diversidade” da 30ª Parada foi escolhido de maneira coletiva, entre os que promovem e apoiam a mobilização. Cerca de 40 artistas se apresentarão no evento: DJs, drag queens, cantores, dançarinos, animadores, grupos de danças e performers. Eles se apresentarão em seis trios elétricos. As apresentações terão início às 12h, na Praça Cívica e prosseguirão até às 17h, momento em que os trios elétricos serão desligados para a celebração de um casamento simbólico, a ser presidido por um juiz do Tribunal de Justiça de Goiás. Por volta das 18h, a multidão sairá em passeata.
Segundo o fundador da Associação da Parada de Goiás, Marcos Silvério, o casamento sempre foi um símbolo muito associado à família, que é justamente o tema da 30ª Parada LGBT+. “Embora pessoas LGBT+ não precisem, necessariamente, aderir aos princípios da heteronormatividade para viver e ser feliz, sabemos que muitas delas acalentam o sonho do matrimônio e hoje é possível, que casais e pessoas LGBT+ celebrem suas uniões. Sem dúvida será um dos momentos mais emocionantes da manifestação”, completa.
A parada é articulada pela Associação da Parada LGBT+ de Goiás (PARADA-GO), em parceria com outras 15 ONGs, militantes e ativistas e tem o apoio de entidades governamentais de Goiás e do município de Goiânia. A parada será totalmente custeada por uma emenda impositiva do vereador Fabrício Rosa (PT). Segundo a organização, a escolha do tema: “Famílias LGBT+ existem! Direitos, Inclusão e Diversidade” é mais do que simbólica, ela é política.
Saúde
A parada LGBT+ contará também com a distribuição de materiais informativos e insumos de prevenção das IST/AIDS, Sífilis e Hepatites Virais. Na concentração será feita a aplicação de testes rápidos para estas infecções e outras atividades que visam à saúde; além de outras ações ligadas aos direitos humanos e cidadania da população LGBT+. Haverá ainda espaços de direitos humanos, cidadania, espaço acessível para PCD, meio ambiente e coleta seletiva, além de um espaço kids.
Serviço
Assunto: 30ª Parada LGBT+ de Goiânia
Quando: domingo (14/09), a partir das 12h
Onde: Praça Cívica (Rua 82, nº 400, Centro)
Mais informações: @paradagoias
Entrada franca!

BRASIL
Segundo episódio da série Crua será lançado com a artista Carla Santana
Published
3 horas atráson
11 de setembro de 2025By
Gabriel
A artista Carla Santana é a convidada do segundo episódio da série “Crua”, que será lançado na próxima terça-feira, dia 16 de setembro de 2025, às 12h, no Instagram e Youtube @crua_arte. Idealizada e dirigida por Ana Pimenta e João Marcos Latgé, a série Crua terá cinco episódios, que serão lançados semanalmente nas plataformas digitais. O primeiro episódio, com o artista Ronald Duarte foi lançado na semana passada. Depois de Carla Santana, haverá episódios com os artistas Marcelo Conceição, arorá e Eleonora Fabião. O projeto é apresentado pelo Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Política Nacional Aldir Blanc.
No segundo episódio, Carla Santana nos mostra seu ateliê e o início da preparação de tintas e pigmentos naturais utilizados em seu trabalho, produzidos artesanalmente por ela e sua equipe a partir de minérios brutos coletados em Minas Gerais. “Quis mostrar uma parte do processo de ateliê que não é vista ou as pessoas pouco imaginam: a preparação das tintas e dos pigmentos naturais que utilizo. Essa etapa, onde há quebra, peneira, misturas, é como um confronto com a matéria que constitui a minha obra. Um tempo antes da escultura, antes da pintura. O convite para participar do projeto chega em um momento em que estou experimentando novas cores e texturas. Até aqui, vinha trabalhando com a argila, que é mais fluída; agora, estou refinando pedras, o que representa outro grau de proximidade com a matéria. É uma mudança importante, parte da minha pesquisa atual com os materiais. Acabei de voltar de uma viagem de pesquisa pelo interior de Minas Gerais, e a série também capta o trabalho com as pedras e os minerais coletados por lá”, diz a artista.
A cada semana, sempre às terças-feiras, um novo episódio será lançado com um artista diferente. O formato segue apenas algumas regras: câmera fixa, enquadramento frontal e centralizado, luz natural, som direto, edição sem cortes, com duração de 2 minutos. Os artistas têm liberdade para se expressarem da maneira como quiserem, sem regras ou roteiros. Os cenários são sugeridos pelos próprios artistas, podendo ser o ambiente de trabalho ou qualquer outro espaço significativo para eles. “Crua pretende ser uma janela para o mundo de cada artista”, afirmam os diretores.
O terceiro episódio da série será lançado no dia 23 de setembro com o artista Marcelo Conceição. Em seguida, será a vez de arorá, no dia 30 de setembro e Eleonora Fabião, no dia 7 de outubro.
Crua é um projeto original, enraizado em vertentes do cinema documental nacional, com referências no cinema de Eduardo Coutinho, sobretudo em filmes como Jogo de cena (2007), As canções (2011) e Últimas conversas (2015); nas videocabines de Sandra Kogut, projeto dos anos 1990, que convidava transeuntes a gravarem um depoimento de 30 segundos em vídeo, sem qualquer orientação quanto ao tema; e mais notadamente nos screen tests de Andy Warhol, que nos anos 1960 filmou vários de seus amigos artistas em estúdio, sempre em close-up frontal e com a duração aproximada de 3 minutos (equivalente a um rolo de filme).
SOBRE A ARTISTA
Carla Santana (São Gonçalo, 1995) pesquisa o barro, a terra e seus pigmentos em diferentes dimensões materiais e sensíveis. A artista atravessa seu próprio corpo também como corpo social, evidenciando camadas históricas, sociais e culturais que a constituem. Por meio de pinturas e esculturas, Santana permeia as noções de casa, abrigo e espaço comunal. Desde 2023, sua obra integra o acervo da Pinacoteca de São Paulo. Realizou exposições individuais na Galeria Quadra, São Paulo (2023); Galeria Carpintaria, Rio de Janeiro (2022); e no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, Niterói (2019). Integrou coletivas na Galeria Carpintaria, Rio de Janeiro (2024); Instituto Inclusartiz, Rio de Janeiro (2024); Instituto MECA, Niterói (2024); Auroras, São Paulo (2022) e Tanya Bonakdar, Nova York, EUA, em parceria com a Carpintaria, Rio de Janeiro (2021). Vive e trabalha em Niterói. Mais informações sobre a artista: https://quadra.me/artistas/carla-santana/
SOBRE OS DIRETORES
Ana Pimenta (Rio de Janeiro, 1996) é produtora cultural formada pela UFF, com intercâmbio acadêmico em Culture Management na Vilnius University (2020), Lituânia. Atua na elaboração e gestão de projetos, com foco em exposições e livros de arte. Foi produtora na galeria Nara Roesler Rio e integrou a equipe de exposições realizadas no Sesc Pinheiros, Futuros (antigo Oi Futuro Flamengo), Sesc Belenzinho, CCBB Rio de Janeiro, entre outros espaços. Co-editou com Clara Gerchman o livro “Rubens Gerchman: recordes de um legado” (Afluente, 2024) e foi assistente editorial dos livros “Volume 3: Raul Mourão” (Automatica Edições, 2022), “Arte Bra: Eleonora Fabião” (Automatica Edições, 2021). Está cursando o mestrado em Artes Visuais na EBA-UFRJ.
João Marcos Latgé (1996) é natural de Niterói, RJ. Formado em Cinema pela PUC-Rio e mestre em Artes Visuais pelo PPGAV/EBA-UFRJ. Em 2018, durante intercâmbio acadêmico na Filmakademie Baden-Württemberg (Ludwigsburg, Alemanha), realizou o curta-metragem Ghost story sobre o Cais do Valongo. O filme foi exibido no FURORE Internationales Festival für junges Theater no mesmo ano. Já trabalhou na produção de festivais de cinema como Anima Mundi (2019) e Festival do Rio (2019 e 2021). Desde 2021 atua como realizador de vídeos independente, atendendo a artistas visuais e galerias de arte contemporânea. Já filmou nomes como Luiz Zerbini, Iole de Freitas, Lucia Laguna, Ana Almeida, Vik Muniz, Josh Callaghan, entre outros.
Serviço: Lançamento do 2° episódio da série Crua, com Carla Santana
Dia 16 de setembro de 2025, às 12h
Instagram e no YouTube @crua_arte
Gratuito


BeeFood é selecionada como expositora para o Startup Summit

Justiça permite acesso ao omalizumabe para urticária crônica

Zoetis reforça cuidados estratégicos na entrada de confinamento para aumentar saúde e produtividade do gado

Comissão aprova projeto que incentiva hortas escolares e coletivas

Compliance é fator de sobrevivência na Reforma Tributária
politica


Comissão Especial sobre Inteligência Artificial é instalada na Câmara, mas especialistas alertam: “Projeto é insuficiente e democracia está em risco”
Instalada na Câmara dos Deputados, a comissão que analisará o PL da Inteligência Artificial reacende debate sobre os riscos...


Governo Federal reserva R$ 1,166 bilhão para segurança pública nos estados e no DF em 2025
Recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública serão liberados para as unidades federativas conforme os planos locais de aplicação do...


Deputado Wellington Luiz Propõe Banco de Dados para Registro de Condenados por Violência contra a Mulher no DF
O deputado Wellington Luiz apresentou um Projeto de Lei (PL) que propõe a criação de um banco de dados para...
DISTRITO FEDERAL


O som feminino no violão clássico no CTJ Hall
Violonista estadunidense Marisa Sardo se apresenta gratuitamente em Brasília Tem atração internacional no palco do CTJ Hall da Casa Thomas...


Renata Jambeiro agita Brasília no show Damas do Samba
O palco se transforma em roda, terreiro e quintal. A voz de Renata Jambeiro, marcada pela força ancestral e sensibilidade...


“Vozes e Vãos” estreia no Festival de Cinema de Brasília
Juventude quilombola da Chapada dos Veadeiros revela sua potência e diversidade no coração do Cerrado Entre serras imponentes e rios...
BRASIL E MUNDO


Segundo episódio da série Crua será lançado com a artista Carla Santana
A artista Carla Santana é a convidada do segundo episódio da série “Crua”, que será lançado na próxima terça-feira, dia...


Colli Books celebra o Dia do Cliente com descontos especiais em todo o acervo literário
No próximo 15 de setembro, data em que se comemora o Dia do Cliente, a editora Colli Books preparou uma...


Quanto mais, melhor: Duo Gelatto lança promoções especiais para o Dia do Cliente
Rede de sorveterias oferece preços de atacado em picolés e potes de sorvete, além de combinações especiais para todos os...
ECONOMIA


Vítima relata golpe de R$ 90 mil aplicado por intermediário de consórcios em Campinas (SP)
No final de junho de 2025, um homem identificado como Igor foi vítima de um golpe financeiro estimado em...


Governo lança novo edital para renegociação de dívidas com até 133 parcelas e desconto de até 70%
Prazo para adesão vai até 30 de setembro de 2025 A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) publicou o Edital...


Contribuintes recorrem a empréstimos para antecipar restituição do Imposto de Renda
Especialistas alertam para cuidados com taxas e condições contratuais Com o início das declarações do Imposto de Renda 2025,...
ESPORTES


Corinthians vence e despacha Athletico-PR na Copa do Brasil
O Corinthians carimbou seu passaporte para as semifinais da Copa do Brasil ao derrotar o Athletico-PR por 2 a 0...


Autoridades e atletas prestigiam cerimônia de abertura dos Jogos da Juventude 2025, em Brasília
Maior competição multiesportiva do país voltada a atletas de até 17 anos, os Jogos da Juventude CAIXA Brasília 2025, patrocinados...


Fluminense vence Bahia e avança à semifinal da Copa do Brasil
Em uma noite de virada emocionante no Maracanã, o Fluminense garantiu sua vaga na semifinal da Copa do Brasil ao...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
TECNOLOGIA7 dias atrás
Programa do Observatório Nacional vai retransmitir eclipse total da Lua
-
SAÚDE6 dias atrás
Estratégia brasileira é destaque em força tarefa global contra meningites
-
SAÚDE7 dias atrás
Ministério da Saúde habilita primeiras equipes de Cuidados Paliativos no SUS e investe R$ 8 milhões na Política Nacional de Cuidados Paliativos
-
CIDADES7 dias atrás
Livro provoca debate: IA pode ser ponte ou abismo