BRASÍLIA

BRASIL

Goiânia recebe Chapeuzinho Esfarrapado

Publicado em

O espetáculo, que aborda a importância da igualdade de gênero, vai ser exibido sexta-feira (12/09), às 14h e sábado (13/09), às 16h, no Teatro Goiânia Ouro. Com entrada gratuita, a peça propõe uma aventura poética para todas as idades

A peça “Chapeuzinho Esfarrapado” convida o público para um mergulho em uma narrativa repleta de perspectivas e possibilidades. Estrategicamente, a montagem do espetáculo é inspirada no conceito de que nunca entramos no mesmo rio, pois a cada “mergulho” não somos a mesma pessoa de antes. Assim como o rio, Conceição muda ao longo da história. Evidenciando a importância de nos protegermos das opressões, que se repetem no nosso dia a dia.

“Esperamos inspirar crianças e adultos a elaborarem seus processos de autoproteção e de amor próprio. Da mesma forma, estimular o diálogo sobre como cultivar relações saudáveis entre meninos e meninas, com respeito ao espaço e à expressão de cada um”, enfatiza a dramaturga Marcia Zanelatto.

Dirigida por Camila de Sant’Anna e Lidia Olinto, a peça mostra a jornada da protagonista em busca de uma melhor e mais corajosa versão de si mesma. O texto do espetáculo é uma criação da premiada dramaturga Marcia Zanelatto. Em cena, os atores Silvia Paes e Mattoso Ribeiro trazem à vida personagens cativantes, que conduzem o público por uma narrativa mágica e reflexiva.

Leia Também:  Joaquim Gardino expõe com alunos no Instituto Rizzo

Segundo a diretora do espetáculo, Camila de Sant’Anna, o público vai se encantar com a protagonista da história, que para se proteger do vilão elabora receitas fantásticas de amor próprio e sabedoria. “Sinto uma alegria enorme em dirigir esse espetáculo e colaborar com a constituição de um imaginário coletivo mais igualitário, desde a infância”.

O projeto de circulação em Goiás está sendo realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal. As próximas apresentações acontecem no Cine Teatro São Joaquim da Cidade de Goiás (19 e 20/09) e Theatro Sebastião Pompeu de Pina de Pirenópolis (26 e 27/09).

Serviço

Assunto: Exibição da peça “Chapeuzinho Esfarrapado” em Goiânia

Quando: sexta-feira (12/09), às 14h e sábado (13/09), às 16h terá audiodescrição e intérprete de Libras

Onde: Teatro Goiânia Ouro, situado na R. 3, 1016 – St. Central, Goiânia – GO

Duração: 50 minutos

Classificação indicativa: Livre

Mais informações: @chapeuzinho.esfarrapado

Entrada gratuita!

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

BRASIL

Segundo episódio da série Crua será lançado com a artista Carla Santana

Published

on

By

A artista Carla Santana é a convidada do segundo episódio da série “Crua”, que será lançado na próxima terça-feira, dia 16 de setembro de 2025, às 12h, no Instagram e Youtube @crua_arte. Idealizada e dirigida por Ana Pimenta e João Marcos Latgé, a série Crua terá cinco episódios, que serão lançados semanalmente nas plataformas digitais. O primeiro episódio, com o artista Ronald Duarte foi lançado na semana passada. Depois de Carla Santana, haverá episódios com os artistas Marcelo Conceição, arorá e Eleonora Fabião. O projeto é apresentado pelo Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Política Nacional Aldir Blanc.

No segundo episódio, Carla Santana nos mostra seu ateliê e o início da preparação de tintas e pigmentos naturais utilizados em seu trabalho, produzidos artesanalmente por ela e sua equipe a partir de minérios brutos coletados em Minas Gerais. “Quis mostrar uma parte do processo de ateliê que não é vista ou as pessoas pouco imaginam: a preparação das tintas e dos pigmentos naturais que utilizo. Essa etapa, onde há quebra, peneira, misturas, é como um confronto com a matéria que constitui a minha obra. Um tempo antes da escultura, antes da pintura. O convite para participar do projeto chega em um momento em que estou experimentando novas cores e texturas. Até aqui, vinha trabalhando com a argila, que é mais fluída; agora, estou refinando pedras, o que representa outro grau de proximidade com a matéria. É uma mudança importante, parte da minha pesquisa atual com os materiais. Acabei de voltar de uma viagem de pesquisa pelo interior de Minas Gerais, e a série também capta o trabalho com as pedras e os minerais coletados por lá”, diz a artista.

A cada semana, sempre às terças-feiras, um novo episódio será lançado com um artista diferente. O formato segue apenas algumas regras: câmera fixa, enquadramento frontal e centralizado, luz natural, som direto, edição sem cortes, com duração de 2 minutos. Os artistas têm liberdade para se expressarem da maneira como quiserem, sem regras ou roteiros. Os cenários são sugeridos pelos próprios artistas, podendo ser o ambiente de trabalho ou qualquer outro espaço significativo para eles.  “Crua pretende ser uma janela para o mundo de cada artista”, afirmam os diretores.

Leia Também:  Site O Bom de Viajar celebra o Mês do Orgulho LGBTQIA+ com desconto de até 40% em hospedagem

O terceiro episódio da série será lançado no dia 23 de setembro com o artista Marcelo Conceição. Em seguida, será a vez de arorá, no dia 30 de setembro e Eleonora Fabião, no dia 7 de outubro.

Crua é um projeto original, enraizado em vertentes do cinema documental nacional, com referências no cinema de Eduardo Coutinho, sobretudo em filmes como Jogo de cena (2007), As canções (2011) e Últimas conversas (2015); nas videocabines de Sandra Kogut, projeto dos anos 1990, que convidava transeuntes a gravarem um depoimento de 30 segundos em vídeo, sem qualquer orientação quanto ao tema; e mais notadamente nos screen tests de Andy Warhol, que nos anos 1960 filmou vários de seus amigos artistas em estúdio, sempre em close-up frontal e com a duração aproximada de 3 minutos (equivalente a um rolo de filme).

SOBRE A ARTISTA

Carla Santana (São Gonçalo, 1995) pesquisa o barro, a terra e seus pigmentos em diferentes dimensões materiais e sensíveis. A artista atravessa seu próprio corpo também como corpo social, evidenciando camadas históricas, sociais e culturais que a constituem. Por meio de pinturas e esculturas, Santana permeia as noções de casa, abrigo e espaço comunal. Desde 2023, sua obra integra o acervo da Pinacoteca de São Paulo. Realizou exposições individuais na Galeria Quadra, São Paulo (2023); Galeria Carpintaria, Rio de Janeiro (2022); e no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, Niterói (2019). Integrou coletivas na Galeria Carpintaria, Rio de Janeiro (2024); Instituto Inclusartiz, Rio de Janeiro (2024); Instituto MECA, Niterói (2024); Auroras, São Paulo (2022) e Tanya Bonakdar, Nova York, EUA, em parceria com a Carpintaria, Rio de Janeiro (2021). Vive e trabalha em Niterói. Mais informações sobre a artista: https://quadra.me/artistas/carla-santana/

Leia Também:  Presidente Lula se reúne com presidente da Suíça em Nova York

 

SOBRE OS DIRETORES

Ana Pimenta (Rio de Janeiro, 1996) é produtora cultural formada pela UFF, com intercâmbio acadêmico em Culture Management na Vilnius University (2020), Lituânia. Atua na elaboração e gestão de projetos, com foco em exposições e livros de arte. Foi produtora na galeria Nara Roesler Rio e integrou a equipe de exposições realizadas no Sesc Pinheiros, Futuros (antigo Oi Futuro Flamengo), Sesc Belenzinho, CCBB Rio de Janeiro, entre outros espaços. Co-editou com Clara Gerchman o livro “Rubens Gerchman: recordes de um legado” (Afluente, 2024) e foi assistente editorial dos livros “Volume 3: Raul Mourão” (Automatica Edições, 2022), “Arte Bra: Eleonora Fabião” (Automatica Edições, 2021). Está cursando o mestrado em Artes Visuais na EBA-UFRJ.

 

João Marcos Latgé (1996) é natural de Niterói, RJ. Formado em Cinema pela PUC-Rio e mestre em Artes Visuais pelo PPGAV/EBA-UFRJ. Em 2018, durante intercâmbio acadêmico na Filmakademie Baden-Württemberg (Ludwigsburg, Alemanha), realizou o curta-metragem Ghost story sobre o Cais do Valongo. O filme foi exibido no FURORE Internationales Festival für junges Theater no mesmo ano. Já trabalhou na produção de festivais de cinema como Anima Mundi (2019) e Festival do Rio (2019 e 2021). Desde 2021 atua como realizador de vídeos independente, atendendo a artistas visuais e galerias de arte contemporânea. Já filmou nomes como Luiz Zerbini, Iole de Freitas, Lucia Laguna, Ana Almeida, Vik Muniz, Josh Callaghan, entre outros.

 

Serviço: Lançamento do 2° episódio da série Crua, com Carla Santana

Dia 16 de setembro de 2025, às 12h

Instagram e no YouTube @crua_arte

Gratuito

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

politica

DISTRITO FEDERAL

BRASIL E MUNDO

ECONOMIA

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA

Botão WhatsApp - Canal TI
Botão WhatsApp - Canal TI