BRASÍLIA

BRASIL

Governo do Brasil vai lançar a Casa da Cidadania LGBTQIA+ da região do Cariri, no Ceará, na sexta-feira (26)

Publicado em

Agenda reafirma que políticas de cidadania, acolhimento, cuidado e enfrentamento à LGBTQIAfobia devem alcançar não apenas as capitais, mas também os territórios do interior

Nesta sexta-feira (26), o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), por meio da Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ (SLGBTQIA+) vai anunciar o lançamento de uma Casa da Cidadania no município de Crato (CE), na região do Cariri. A agenda acontecerá em Fortaleza (CE), durante a abertura do 3º Festival da Diversidade, na Concha Acústica da Universidade Federal do Ceará (UFC).

No domingo (28), a pasta também vai integrar a 25º Parada pela Diversidade Sexual do Ceará para lançar a campanha “O Brasil é de Todas as Cores: Para Todas as Pessoas” na capital cearense.

 

Interiorização da política LGBTQIA+

O lançamento da Casa da Cidadania LGBTQIA+ do Cariri reafirma que as políticas de cidadania, acolhimento, cuidado e enfrentamento à LGBTQIAfobia devem alcançar não apenas as capitais, mas também os territórios do interior, onde as demandas por proteção, pertencimento e acesso a direitos são igualmente urgentes. A iniciativa conta com parceria da Secretaria da Diversidade (SEDIV) do Governo do Estado do Ceará, e apoio da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Leia Também:  Últimos dias do Festival Curta Mais por Menos em Piri

O novo equipamento de atendimento às pessoas LGBTQIA+ compõe a Política Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, instituída pela Portaria MDHC n° 1.825 de 21 de outubro de 2025. Sua finalidade é a promoção integral dos direitos dessa população, visando seu acolhimento humanizado e o fortalecimento de sua cidadania, pertencimento e convivência comunitária.

 

O Brasil é de Todas as Cores: Para Todas as Pessoas

Considerada um dos maiores eventos LGBTQIA+ do Norte/Nordeste brasileiro, a Parada pela Diversidade Sexual do Ceará de 2026 receberá o lançamento da campanha institucional “O Brasil é de Todas as Cores: Para Todas as Pessoas”. A ação reafirma o compromisso do governo federal com a promoção dos direitos humanos, o combate às discriminações e o fortalecimento das políticas públicas voltadas à população LGBTQIA+ em todo o território nacional.

Em Fortaleza (CE), o evento vai reunir, além da população LGBTQIA+, organizações da sociedade civil e poder público federal e estadual em um desfile que marca os 25 anos de organização do Grupo de Resistência Asa Branca (GRAB), sob o tema “25 anos combinando de não morrer”, centrando-se em debates sobre a sobrevivência, direitos e visibilidade.

Leia Também:  2ª edição AGXP terá nomes importantes do cenário gamer, cosplay e creator

 

Serviço

Anúncio de lançamento da Casa da Cidadania LGBTQIA+ do Cariri
Data: Sexta-feira (26 de junho de 2026)
Horário: A partir das 19h
Local: Concha Acústica da Universidade Federal do Ceará (UFC) – Avenida da Universidade, nº 2853, Fortaleza (CE)

Advertisement

BRASIL

Chapada dos Veadeiros se consolida como um dos principais destinos de ecoturismo nacional em 2026

Published

on

By

Com crescimento expressivo do turismo no estado e o início do período de estiagem, Mirante do Alto desponta como parada obrigatória para quem busca gastronomia, arte e o pôr do sol e céu estrelado mais bonitos da região

 

Quando o assunto é ecoturismo, um destino em Goiás aparece em destaque absoluto entre os principais lugares do Brasil para conhecer em 2026. Segundo um recente levantamento da plataforma PlanetaEXO, especializada em experiências e viagens sustentáveis, o estudo coloca a Chapada dos Veadeiros, localizada no Nordeste goiano, no topo das recomendações nacionais. Reconhecida como Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco desde 2001, a região vive agora um momento ainda mais especial com a chegada do período de férias e a redução das chuvas, fatores que tornam a experiência de desbravar o Cerrado ainda mais atrativa.

O excelente posicionamento da Chapada reflete o momento virtuoso do setor no estado. O turismo em Goiás cresceu 2,9% em 2025, de acordo com dados oficiais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ao todo, foram registradas cerca de 741 mil viagens, consolidando de vez a região como a líder na recepção de turistas em toda a região Centro-Oeste.

Leia Também:  Últimos dias do Festival Curta Mais por Menos em Piri

O estado é rico em belezas naturais e opções para aproveitar, seja com a família, amigos ou até mesmo em um passeio romântico. Uma das opções para quem gosta de curtir paisagens incríveis e cachoeiras. Por lá, o Mirante do Alto é uma das atrações mais encantadoras. Com uma vista 360° do pôr do sol mais bonito da Chapada, o espaço apresenta um ambiente cuidadosamente preparado para relaxar, celebrar e contemplar a vida.

“Quando a noite chega, tudo muda de um jeito simples e bonito. O céu fica tomado de estrelas, a fogueira acesa convida a chegar mais perto e o clima ganha um aconchego inexplicável. É aquele tipo de momento em que a conversa flui leve, o tempo desacelera e as pessoas só querem ficar ali, aproveitando cada detalhe”, explica Rodrigo Barreto, um dos idealizadores do Mirante do Alto.

Além disso, o estabelecimento oferece uma experiência gastronômica irresistível. Os coquetéis autorais da casa realçam essa vivência, com destaque para o Penicilin Spritz (R$ 48), preparado com gin, suco de limão, suco de laranja com gengibre, e pelo E-Chapada, o energético natural da Chapada dos Veadeiros. Entre as comidinhas, uma boa pedida é a tábua de queijos da região (R$160): opção que mescla produtos locais e queijos tradicionais, como queijo artesanal da região, queijo branco, requeijão de corte e queijo curado defumado.

Leia Também:  No elenco de Arcanjo Renegado, Mona Vilardo será Fafá de Belém em musical

Com a seca se prolongando até setembro, o lugar fica perfeito para aproveitar as cachoeiras da região, já que a estação seca favorece trilhas mais fáceis, águas mais límpidas e dias ensolarados quase certos. A energia positiva e a paisagem do Mirante do Alto são inegáveis, e tudo melhora com bastante música e manifestações artísticas. No Mirante, de quinta a domingo, acontecem apresentações que agradam a diversos públicos, incluindo brasilidades, MPB, pop-rock e pop.

“Depois de um dia aproveitando as cachoeiras e outras belezas naturais da Chapada dos Veadeiros, o público tem a oportunidade de apreciar um lindo pôr do sol, uma gastronomia incrível, e nossas atrações musicais que fazem o dia ficar ainda mais especial com uma trilha sonora dedicada. E, finalizar o dia com um céu estrelado, completando a experiência”, ressalta Rodrigo.

SERVIÇO

Mirante do Alto

Horário: quinta a domingo, das 16h às 21h

Local: Fazenda Mirante do Alto – Morro da Baliza (5 km de Alto Paraíso de Goiás)

Mais informações: Instagram @omirantedoalto ou WhatsApp (61) 3686-1290 / (61) 98245-3100

Continue Reading

politica

DISTRITO FEDERAL

BRASIL E MUNDO

ECONOMIA

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA

Botão WhatsApp - Canal TI
Botão WhatsApp - Canal TI