BRASÍLIA

BRASIL

Uberlândia Summit 2025: cidade será palco de um dos maiores encontros de inovação do Brasil

Publicado em

Maior evento de tecnologia, gestão e empreendedorismo será nos dias 1º e 2 de outubro, no Gaudium Hall, com realização conjunta da Inovatec e Educatech

 

O Uberlândia Summit está de volta — maior, mais ousado e ainda mais conectado com o futuro. A edição 2025 do evento já tem data e local confirmados: será nos dias 1º e 2 de outubro, no Gaudium Hall, espaço que passa a sediar o encontro justamente para acompanhar sua expansão e receber as grandes novidades deste ano. Entre elas, a realização simultânea de dois eventos de peso: a Inovatec, feira de tecnologia voltada à inovação e transformação digital, e a Educatech, focada no futuro da educação.

Promovido pela Connecta Expo, em parceria com a CDL Uberlândia, o Uberlândia Summit se consolidou como um dos principais encontros de empreendedorismo e inovação do país fora dos grandes centros. Em 2024, o evento reuniu mais de 5 mil visitantes, conectando ideias, negócios e experiências em uma verdadeira imersão no ecossistema da nova economia. Para 2025, a proposta é elevar ainda mais o nível da experiência, reunindo milhares de participantes e oferecendo uma programação intensa, multitemática e interativa, com foco em proporcionar conteúdos de alto impacto, networking qualificado e novas oportunidades de crescimento.

Leia Também:  Bolsa Família chega a 194 mil beneficiários no Distrito Federal a partir de segunda (11). Benefício médio na capital é de R$686,27

Nova estrutura, mais experiências e oportunidades

Com a mudança para o Gaudium Hall, o evento ganha em capacidade, conforto e possibilidades, abrindo espaço para uma Feira de Negócios ainda maior, arenas de conteúdo simultâneas (nas áreas de saúde, logística, educação, comércio, indústria, agronegócio, entre outras), exposições tecnológicas, espaços imersivos, rodadas de investimento, fórum de gestão e a tradicional Startup Play, com nomes de peso do cenário nacional e internacional.

Os palcos Inovatec e Educatech vêm para aprofundar discussões essenciais sobre tecnologia, inovação aplicada, inteligência artificial, empreendedorismo digital, educação do futuro e transformação social, com painéis, debates, mentorias e experiências práticas.

Uberlândia centro de inovação

Mais do que um evento, o Uberlândia Summit é um ponto de encontro entre ideias e oportunidades, que reafirma o protagonismo da cidade como hub de inovação, negócios e desenvolvimento tecnológico.

Mais informações: www.uberlandiasummit.com.br

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

BRASIL

Segundo episódio da série Crua será lançado com a artista Carla Santana

Published

on

By

A artista Carla Santana é a convidada do segundo episódio da série “Crua”, que será lançado na próxima terça-feira, dia 16 de setembro de 2025, às 12h, no Instagram e Youtube @crua_arte. Idealizada e dirigida por Ana Pimenta e João Marcos Latgé, a série Crua terá cinco episódios, que serão lançados semanalmente nas plataformas digitais. O primeiro episódio, com o artista Ronald Duarte foi lançado na semana passada. Depois de Carla Santana, haverá episódios com os artistas Marcelo Conceição, arorá e Eleonora Fabião. O projeto é apresentado pelo Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Política Nacional Aldir Blanc.

No segundo episódio, Carla Santana nos mostra seu ateliê e o início da preparação de tintas e pigmentos naturais utilizados em seu trabalho, produzidos artesanalmente por ela e sua equipe a partir de minérios brutos coletados em Minas Gerais. “Quis mostrar uma parte do processo de ateliê que não é vista ou as pessoas pouco imaginam: a preparação das tintas e dos pigmentos naturais que utilizo. Essa etapa, onde há quebra, peneira, misturas, é como um confronto com a matéria que constitui a minha obra. Um tempo antes da escultura, antes da pintura. O convite para participar do projeto chega em um momento em que estou experimentando novas cores e texturas. Até aqui, vinha trabalhando com a argila, que é mais fluída; agora, estou refinando pedras, o que representa outro grau de proximidade com a matéria. É uma mudança importante, parte da minha pesquisa atual com os materiais. Acabei de voltar de uma viagem de pesquisa pelo interior de Minas Gerais, e a série também capta o trabalho com as pedras e os minerais coletados por lá”, diz a artista.

A cada semana, sempre às terças-feiras, um novo episódio será lançado com um artista diferente. O formato segue apenas algumas regras: câmera fixa, enquadramento frontal e centralizado, luz natural, som direto, edição sem cortes, com duração de 2 minutos. Os artistas têm liberdade para se expressarem da maneira como quiserem, sem regras ou roteiros. Os cenários são sugeridos pelos próprios artistas, podendo ser o ambiente de trabalho ou qualquer outro espaço significativo para eles.  “Crua pretende ser uma janela para o mundo de cada artista”, afirmam os diretores.

Leia Também:  Polícia Federal intensifica investigações e ações de repressão contra incêndios criminosos no país

O terceiro episódio da série será lançado no dia 23 de setembro com o artista Marcelo Conceição. Em seguida, será a vez de arorá, no dia 30 de setembro e Eleonora Fabião, no dia 7 de outubro.

Crua é um projeto original, enraizado em vertentes do cinema documental nacional, com referências no cinema de Eduardo Coutinho, sobretudo em filmes como Jogo de cena (2007), As canções (2011) e Últimas conversas (2015); nas videocabines de Sandra Kogut, projeto dos anos 1990, que convidava transeuntes a gravarem um depoimento de 30 segundos em vídeo, sem qualquer orientação quanto ao tema; e mais notadamente nos screen tests de Andy Warhol, que nos anos 1960 filmou vários de seus amigos artistas em estúdio, sempre em close-up frontal e com a duração aproximada de 3 minutos (equivalente a um rolo de filme).

SOBRE A ARTISTA

Carla Santana (São Gonçalo, 1995) pesquisa o barro, a terra e seus pigmentos em diferentes dimensões materiais e sensíveis. A artista atravessa seu próprio corpo também como corpo social, evidenciando camadas históricas, sociais e culturais que a constituem. Por meio de pinturas e esculturas, Santana permeia as noções de casa, abrigo e espaço comunal. Desde 2023, sua obra integra o acervo da Pinacoteca de São Paulo. Realizou exposições individuais na Galeria Quadra, São Paulo (2023); Galeria Carpintaria, Rio de Janeiro (2022); e no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, Niterói (2019). Integrou coletivas na Galeria Carpintaria, Rio de Janeiro (2024); Instituto Inclusartiz, Rio de Janeiro (2024); Instituto MECA, Niterói (2024); Auroras, São Paulo (2022) e Tanya Bonakdar, Nova York, EUA, em parceria com a Carpintaria, Rio de Janeiro (2021). Vive e trabalha em Niterói. Mais informações sobre a artista: https://quadra.me/artistas/carla-santana/

Leia Também:  Paulo Teixeira: nosso objetivo é alimentar o povo brasileiro com comida farta e de qualidade

 

SOBRE OS DIRETORES

Ana Pimenta (Rio de Janeiro, 1996) é produtora cultural formada pela UFF, com intercâmbio acadêmico em Culture Management na Vilnius University (2020), Lituânia. Atua na elaboração e gestão de projetos, com foco em exposições e livros de arte. Foi produtora na galeria Nara Roesler Rio e integrou a equipe de exposições realizadas no Sesc Pinheiros, Futuros (antigo Oi Futuro Flamengo), Sesc Belenzinho, CCBB Rio de Janeiro, entre outros espaços. Co-editou com Clara Gerchman o livro “Rubens Gerchman: recordes de um legado” (Afluente, 2024) e foi assistente editorial dos livros “Volume 3: Raul Mourão” (Automatica Edições, 2022), “Arte Bra: Eleonora Fabião” (Automatica Edições, 2021). Está cursando o mestrado em Artes Visuais na EBA-UFRJ.

 

João Marcos Latgé (1996) é natural de Niterói, RJ. Formado em Cinema pela PUC-Rio e mestre em Artes Visuais pelo PPGAV/EBA-UFRJ. Em 2018, durante intercâmbio acadêmico na Filmakademie Baden-Württemberg (Ludwigsburg, Alemanha), realizou o curta-metragem Ghost story sobre o Cais do Valongo. O filme foi exibido no FURORE Internationales Festival für junges Theater no mesmo ano. Já trabalhou na produção de festivais de cinema como Anima Mundi (2019) e Festival do Rio (2019 e 2021). Desde 2021 atua como realizador de vídeos independente, atendendo a artistas visuais e galerias de arte contemporânea. Já filmou nomes como Luiz Zerbini, Iole de Freitas, Lucia Laguna, Ana Almeida, Vik Muniz, Josh Callaghan, entre outros.

 

Serviço: Lançamento do 2° episódio da série Crua, com Carla Santana

Dia 16 de setembro de 2025, às 12h

Instagram e no YouTube @crua_arte

Gratuito

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

politica

DISTRITO FEDERAL

BRASIL E MUNDO

ECONOMIA

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA

Botão WhatsApp - Canal TI
Botão WhatsApp - Canal TI