BRASÍLIA

Cine Radar

Filme sobre a riqueza étnica e cultural do DF é lançado no próximo dia 21, com entrada gratuita

Publicado em

Curta-metragem “Quem é Você? no Distrito Federal” tem direção de Paulo Mac Dowell e é permeado por histórias de vida de personalidades de diversas cidades do DF

 

O Instituto Palco Cultura lança no dia 21 de novembro o documentário “Quem é Você? no Distrito Federal”. A estreia, com exibição comentada, do curta-metragem documental é realizada no Espaço Cultural Renato Russo, às 20h, com entrada gratuita. Com roteiro e direção de Paulo Mac Dowell, a produção reúne mini documentários biográficos que mostram a diversidade cultural e étnica da população do Distrito Federal. Todos eles partem de uma  simples e complexa pergunta feita às pessoas registradas: quem é você?

Foto: Ligia-Medeiros-e-uma-das-personagens-do-documentario-Quem-e-Voce-no-Distrito-Federal-Foto-de-Nana-Yung

A produção une seis curtas-metragens e compõe uma narrativa de costumes, saberes e fazeres dos brasilienses para despertar um novo olhar sobre o povo brasileiro e revelar a riqueza da diversidade étnica e cultural que compõem o tecido humano do Distrito Federal. Realizado com fomento do Ministério da Cultura e apoio do Espaço Cultural Renato Russo, o documentário fica disponível no site e no Instagram do projeto.

 

O documentário tem um roteiro peculiar no formato de corrente criado por Mac Dowell. em que cada pessoa entrevistada respondeu à pergunta-chave proposta e a devolveu para quem está do outro lado da câmera, formando assim uma corrente contínua, capaz de revelar toda a riqueza de diversidade da população do DF.

Foto: Yepario-e-os-filhos-Diakarapo-e-Wahori-Miguel-sao-personagens-do-documentario-Quem-e-Voce-no-Distrito-Federal-Foto-de-Nana-Yung.

Patrimônio humano

Leia Também:  Pitty e Biquini fazem única apresentação em Brasília

Para compor um mosaico da população do DF, a equipe filmou em  diversas locações nas cidades de Samambaia, Gama, Recanto das Emas, Taguatinga, Ceilândia, Guará, Núcleo Bandeirante, Paranoá, Plano Piloto, Noroeste, Planaltina, Itapoã, Brazlândia e Sobradinho. Além da corrente, o documentário realça em curtas biográficos cinco personagens que são patrimônios culturais, naturais e históricos de nossas cidades.

 

Nesta construção, as imagens foram captadas em ambientes domésticos, de trabalho ou em locais de grande identificação para os personagens reais mostrados no filme. “De cada um desses  personagem, registramos cenas espontâneas de atividades cotidianas e realização de seus ofícios, nas quais os personagens foram estimulados a falar de forma livre e espontânea, expressando sua história, crenças e sonhos”, detalha o diretor.

Foto: Lira-filha-da-Maria-Apolinaria-e-uma-das-personagens-do-documentario-Quem-e-Voce-no-Distrito-Federal-Foto-de-Cristiano-Yung

De acordo com Paulo, a ideia é ressaltar que os mais belos monumentos e patrimônios culturais e naturais de cada lugar são as pessoas que dão vida e constroem a história de nossas cidades. Ao mostrar as biografias das personalidades registradas, o filme ressalta que as belezas da natureza, os monumentos arquitetônicos, as obras de arte, as riquezas e diversidades culturais e os patrimônios da história quando vistos pelo aspecto humano se tornam ainda maiores.

Leia Também:  Ganhador de sete estatuetas do Oscar, Oppenheimer segue em cartaz nos cinemas brasileiros

 

Dos personagens que abrem suas vivências em “Quem é Você?”, está Dona Gracinha, um destaque de notória relevância cultural e social do DF. Ela é conhecida pela realização de shows e eventos de cultura popular em festas, bares e casas noturnas.

 

Outra personalidade que dá corpo ao filme é a artesã Shirlene, cujo nome indígena é Yepário. Ela integra o povo Tukano, conhecido tradicionalmente como Yepá Mahsã, da região do Alto Rio Negro (Amazonas), e mora com os filhos Diakarapó Luna e Wa’hori Miguel, na reserva indígena localizada no setor Noroeste. Por meio de sua produção artesanal, ela busca aproximar as pessoas através da arte para que mais pessoas possam conhecer a cultura indígena. “Nossa presença em Brasília é importante para marcar presença na capital do país e nos ajuda a praticar, estudar, valorizar e fortalecer ainda mais a nossa cultura mesmo estando fora da nossa região”, explica.

Foto: Alexandre-Aden-e-um-dos-personagens-do-documentario-Quem-e-Voce-no-Distrito-Federal-Foto-de-Nana-Yung

 

Serviço

Lançamento do curta-metragem “Quem é Você? no Distrito Federal”

21 de novembro, às 20h

No Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul, Bloco A) – Sala Marco Antônio

Entrada gratuita

Instagram: instagram.com/quemevoce.doc

Informações: (61) 98166-4545

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CINE RADAR

Mostra de Cinema Europeu chega a Brasília com filme italiano premiado

Published

on

By

De 22 de setembro a 3 de outubro, o Instituto Cervantes recebe gratuitamente produções recentes da cinematografia do continente. Entre os destaques, está Romeu é Julieta, comédia italiana vencedora do Globo de Ouro 2024, que será exibido no dia 3 de outubro às 18 horas

Brasília se prepara para mergulhar no cinema contemporâneo do velho continente. A Mostra de Cinema Europeu será realizada entre os dias 22 de setembro e 3 de outubro de 2025, no Instituto Cervantes, com sessões gratuitas que apresentam novas narrativas, olhares autorais e tendências da filmografia europeia com 14 filmes de 14 países. A programação completa pode ser conferida aqui.

A iniciativa é promovida pela EUNIC (European Union National Institutes for Culture), rede que reúne os institutos culturais e embaixadas dos países da União Europeia, em parceria com o Instituto Cervantes e representações diplomáticas no Brasil. O projeto celebra a diversidade cultural do continente e, este ano, também marca o Dia Europeu das Línguas (26 de setembro).

Entre os títulos selecionados, ganha destaque o italiano Romeu é Julieta (Romeo è Giulietta, 2024), dirigido por Giovanni Veronesi, que será exibido no dia 3 de outubro às 18 horas.

A comédia, que conquistou o Globo de Ouro italiano de 2024 na categoria Melhor Comédia, revisita o clássico de Shakespeare em uma chave contemporânea, marcada pelo humor e pela reflexão sobre identidade e gênero.

O filme acompanha a história de Vittoria (Pilar Fogliati), jovem atriz em busca de reconhecimento, que é rejeitada em uma audição para Romeu e Julieta por conta de seu passado. Decidida a provar seu talento, ela assume uma identidade masculina — Otto Novembre — e conquista o papel de Romeu. A farsa ganha contornos ainda mais complexos quando o namorado da protagonista é escalado para interpretar Mercúcio, intensificando os dilemas nos palcos e fora deles.

Leia Também:  Kinoplex inicia venda antecipada de ingressos para ‘’M3GAN 2.0’’

Com um elenco de peso — que inclui Sergio Castellitto, Geppi Cucciari e Margherita Buy —, a trama mistura comédia e drama em uma reflexão sobre a arte de representar, as convenções sociais e a redescoberta de si mesmo.

Para o Embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese, a presença do longa na programação é motivo de orgulho: “Romeu é Julieta mostra a vitalidade do cinema italiano e sua capacidade de dialogar com questões universais de forma leve e instigante. É uma alegria compartilhar essa obra com o público brasileiro dentro de um projeto que valoriza a diversidade cultural da Europa”.

A Mostra de Cinema Europeu é reconhecida por apresentar ao público brasileiro um panorama da produção recente do continente, apostando em diversidade estética e cultural. O evento reúne filmes premiados em festivais internacionais, bem como novas vozes do cinema independente, reforçando Brasília como polo cultural de relevância no calendário audiovisual.

Sobre o À LA CARTE

O filme italiano Romeu é Julieta (Romeo è Giulietta, 2024), dirigido por Giovanni Veronesi e vencedor do Globo de Ouro italiano na categoria Melhor Comédia, integra a programação desta edição da Mostra de Cinema Europeu graças a uma doação do Belas Artes Grupo, por meio de sua plataforma de streaming À La Carte. Reconhecido por seu papel ativo na preservação e difusão do cinema de qualidade, o Belas Artes Grupo reafirma, com esse gesto, seu compromisso em aproximar o público brasileiro das grandes produções internacionais. A iniciativa reforça também a importância da colaboração entre instituições culturais para ampliar o acesso a obras que dialogam com questões universais e promovem a troca entre diferentes tradições cinematográficas.

Leia Também:  No DF, 10,1% das escolas oferecem estudo em tempo integral

Serviço

Local: Instituto Cervantes – Brasília
Entrada: gratuita
Ingressos: não é preciso retirar com antecedência, mas o local está sujeito à lotação.
Atividades extras: sorteio de brindes ao final de cada sessão.

Programação completa | Mostra de Cinema Europeu

22/09 (segunda) – 18h30
Vale a palavra dita (Es Gilt das Gesprochene Wort) – de Ilker Çatak
Alemanha (2019)
Coquetel de abertura após o filme.

23/09 (terça) – 19h
Ramona – de Andrea Bagney
Espanha (2022)

24/09 (quarta) – 19h
The Girls – de Mai Zetterling
Suécia (1968)

25/09 (quinta) – 19h
O Homem sem Culpa (The Man Without Guilt) – de Ivan Gergolet
Eslovênia (2022)

26/09 (sexta)
18h – A Funcionária do Mês (L’Employée du Mois) – de Véronique Jadin
Bélgica (2021)
20h – A Mãe É Que Sabe – de Nuno Rocha
Portugal (2016)

27/09 (sábado)
18h – Tudo que Ainda Precisa ser Visto (All That Remains to be Seen) – de Julie Bezerra Madsen
Dinamarca (2022)
20h – Luxembourg, Luxembourg – de Antonio Lukich
Ucrânia (2022)

29/09 (segunda) – 19h
Toni en Famille – de Nathan Ambrosioni
França (2023)

30/09 (terça) – 19h
Leite (Melk) – de Stefanie Kolk
Países Baixos (2023)

01/10 (quarta) – 19h
Pequenas Coisas Como Estas – de Tim Mielants
Irlanda (2024)

02/10 (quinta) – 19h

O Sanatório da Clepsidra (Sanatorium pod Klepsydra) – de Wojciech Jerzy Has
Polônia (1973)

03/10 (sexta)
18h – Romeo è Giulietta (Romeu e Julieta) – de Giovanni Veronesi
Itália (2024)

20h – Dodo – de Panos Koutras
Grécia (2022)

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

politica

DISTRITO FEDERAL

BRASIL E MUNDO

ECONOMIA

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA

Botão WhatsApp - Canal TI
Botão WhatsApp - Canal TI