BRASÍLIA

DISTRITO FEDERAL

Clube dos Pequenos Leitores recebe Telma Braga e o Dragolino no Boulevard Shopping Brasília

Publicado em

Sessão gratuita dia 20 de setembro, às 16h tem leitura, bate-papo, empréstimo de livros e  “passaporte do leitor”

Clube dos Pequenos Leitores é um projeto mensal e gratuito do Boulevard Shopping Brasília que convida famílias a viverem a leitura como brincadeira compartilhada. Com curadoria da premiada escritora Alessandra Roscoe, referência em literatura para a infância, cada encontro reúne autores do Distrito Federal para contação de histórias, conversa com o público e autógrafos, sempre em clima afetivo e acolhedor.

As atividades acontecem no Boulevard Kids (Piso 2), espaço multiuso criado para ações culturais e educativas, um cantinho para ler, brincar e sonhar. A entrada é solidária: para participar, basta doar um livro infantil em bom estado.

No sábado, 20 de setembro, às 16h, o livro do mês é “Dragão, que dragão?” (Editora Caixote), da escritora brasiliense Telma Braga, com leitura mediada pela própria autora e a participação do bonequeiro Gabriel Calasans, que manipula o carismático Dragolino. Depois da roda de leitura, tem sessão de autógrafos e, ao final, Alessandra Roscoe propõe uma breve oficina de literatura com livros do projeto.

“Depois de apresentar meus livros, vou bater um papo com o Dragolino sobre a existência dos dragões e a capacidade das crianças perceberem coisas que os adultos não veem”, antecipa Telma. A autora reforça a importância da participação dos pais ou responsáveis na atividade. “A leitura exige uma pausa, um tempo maior e um estar presente. É bonito ver um shopping apostar num projeto que convida famílias a viver esse tempo juntas. O adulto que acompanha é fundamental para que a formação leitora continue em casa,” conta.

A partir desta edição, o clube passa a oferecer empréstimo de livros para levar para casa e ler em família; a devolução pode ser feita no encontro seguinte ou no Espaço do Cliente. O projeto também apresenta o “passaporte do leitor”, para registrar a jornada dos pequenos participantes ao longo das edições.

Leia Também:  Dose dupla: Flávio Venturini e Ritchie fazem show em Brasília

O livro “Dragão, que dragão?”

Você acredita em dragões? Nesta história, só a menina enxerga o tal dragão e os adultos, apressados, juram que ele não existe. O enredo, escrito por Telma Braga e ilustrado por Rodrigo Andrade, brinca com o olhar infantil que percebe o que muita gente grande já desaprendeu a ver: mistério, imaginação, amizade e coragem. É um convite para pausar, ouvir e entrar no jogo da fantasia juntos: crianças e adultos.

A autora

Telma Braga é Mestre em Letras pela UFRJ e atua há 22 anos no magistério público. Especialista em Narração Artística e “O livro para a infância” (A Casa Tombada – SP), é contadora de histórias, poeta e autora de seis títulos publicados: “Todo Nome Tem Um Dono”, “A Incrível História De Uma Lágrima”, “O Menino Desinventor”, “Inácio, O Coelho”, “Brasilinda” e “Dragão, Que Dragão?”. Com Inácio, o coelho, foi finalista do Prêmio AEILIJ 2025 na categoria Autor Estreante. Além de escrever, ministra oficinas de formação para professores sobre mediação poética e contação de histórias.

Leitura que vira gesto

Durante o encontro, a turminha poderá levar para casa um exemplar da autora por R$ 55,00. Mas há também uma condição especial: na compra de 2 exemplares por R$ 93,00 (com 16% de desconto), um fica com quem adquiriu e o outro será doado para estimular novas leituras entre crianças da comunidade.

Essa corrente do bem se integra ao novo sistema de empréstimos e ao Passaporte do Leitor, ampliando ainda mais o acesso das crianças ao universo dos livros.

Leia Também:  Brasília recebe "Quase Normal", musical sobre saúde mental vencedor do Pulitzer

Sobre o Boulevard Shopping Brasília                           

O Boulevard Shopping Brasília, administrado pela NIAD, possui 16 anos de história, atraindo mais de 7 milhões de visitantes por ano. O empreendimento traz, além de um varejo completo com as principais âncoras do país, amplo entretenimento com 4 salas de cinema, serviços diversos, projetos consolidados em ESG. Entre as principais atrações gastronômicas, destacam-se o João Brasileiro, Taverna Viking, Mania do Churrasco e, claro, grandes opções de fast food, como Burger King, McDonald’s, Giraffas, Spoleto, entre outros. O shopping ainda se prepara para receber o Pecorino Mediterrâneo. Com a proposta de garantir conforto e inclusão a todos os visitantes, o shopping oferece Espaço do Cliente com fraldário e a Sala do Aconchego para autorregulação de pessoas com sensibilidade sensorial. O aplicativo ColorADD está disponível nas lojas do shopping via QR Code, oferecendo mais autonomia a clientes com daltonismo ao facilitar a identificação das cores das peças. E, ainda, vagas verdes para recarga de carros elétricos e inclusivas para pcds, idosos e gestantes, localizadas na garagem coberta.

 

SERVIÇO:

Clube dos Pequenos Leitores do Boulevard Shopping Brasília

Data: 20 de setembro, às 16h

Encontros mensais: Um sábado ao mês, até dezembro, sempre às 16h

Local: Espaço Boulevard Kids – Piso 2

Inscrição: gratuita no site https://www.boulevardbrasilia.com.br/. Sujeito à lotação.

Classificação: Livre

Entrada: Gratuita, mediante doação de um livro infantil em bom estado

Curadoria: Alessandra Roscoe @alessandraroscoe

Boulevard Shopping Brasília

Setor Terminal Norte, Conj J – Asa Norte

Informações: (61) 3448-3300

Canais digitais: https://www.boulevardbrasilia.com.br/

@boulevardshoppingbrasilia

TikTok: @boulevardbrasilia

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

DISTRITO FEDERAL

O som feminino no violão clássico no CTJ Hall

Published

on

By

Violonista estadunidense Marisa Sardo se apresenta gratuitamente em Brasília

Tem atração internacional no palco do CTJ Hall da Casa Thomas Jefferson nesta sexta-feira, 12 de setembro. A violonista estadunidense Marisa Sardo fará uma apresentação gratuita, a partir das 20 horas, no mais importante espaço da música de câmara do Centro-Oeste brasileiro. E nem é necessário retirar os ingressos antecipadamente. Basta comparecer à Thomas da 706/906 Sul.

Marisa Sardo é reconhecida pelo “som feminino” ressonante, enérgico e marcado pela técnica, imaginação e sensibilidade artística da mulher. A proposta da artista é destacar músicas diversas e autênticas sob a perspectiva feminina e apresentá-las ao redor do mundo com a força do som que a define, não apenas no violão, mas em toda a música de concerto. Para a artista, o violão exige a participação integral do corpo e dos sentidos – das pontas dos dedos à escuta atenta. “Meus concertos convidam o público a descobrir esse som feminino único e a compreender como a feminilidade nas performances é significativa e poderosa”, explica.

A violonista destaca que as apresentações pretendem desafiar expectativas tradicionais da plateia do violão clássico e atrair novos públicos, mais diversos e vibrantes, essenciais para o crescimento e modernização desse universo musical. “Nesta turnê, apresentarei ao mundo uma nova perspectiva sobre mulheres intérpretes e compositoras, ressaltando as características que definem a performance feminina”, adianta.

O programa inclui obras de grandes nomes dos séculos XIX e XX, além de estreias mundiais e composições contemporâneas, muitas delas escritas por compositoras e compositores de origens étnicas diversas, incluindo peças dedicadas especialmente a Marisa. Entre os nomes presentes no repertório estão Emilia Giuliani, Olga Amelkina-Vera, Leo Brouwer, Clarice Assad, Keiko Fujiie, Dale Kavanagh, Anton von Sehrwald, dentre outros.

Leia Também:  No DF, 10,1% das escolas oferecem estudo em tempo integral

Marisa Sardo é pós-graduada em Performance pela New England Conservatory (2023), mestre em Violão Clássico pela Indiana University Jacobs School of Music (2022) e bacharel pela Northwestern University (2020), com dupla formação em Performance de Violão Clássico e Cognição Musical, além de uma habilitação em Composição. Possui longos anos de experiência no ensino de violão e teoria musical para públicos internacionais.

Sobra a artista

Marisa Sardo, como solista, conquistou dezenas de prêmios em competições internacionais e se apresentou em vários países de três continentes. Ela ultrapassa a condição de solista e concertista para alcançar o status de uma verdadeira embaixadora cultural. Por meio de um repertório diverso e instigante, a violonista propõe a valorização do som feminino como elemento vital para novas conexões entre formas de arte e tradições musicais, construindo uma comunidade artística internacional mais dinâmica, inclusiva e colaborativa.

Premiada em mais de 20 competições internacionais, a violonista estadunidense Marisa Sardo, nascida em Chicago e filha de pais italianos, desponta como uma das jovens artistas mais empolgantes da cena mundial. Marisa construiu uma carreira marcada por interpretações vibrantes e programas singulares, que abrangem obras da Europa, África e América do Sul, música escrita por mulheres.

Leia Também:  Reestruturação: policiais civis e delegados do DF buscam negociar subsídio com GDF e governo federal

Aos 4 anos de idade, iniciou os estudos de violão e, ainda criança, já participava de concursos locais, conquistando os primeiros prêmios. Como solista convidada, Marisa já se apresentou em prestigiados palcos ao redor do mundo. A trajetória dela também inclui participações em renomadas séries de concertos e festivais. Além disso, atuou como intérprete em óperas como Beatrice and Benedict e Le Avventure du Roi Pausole. Seu talento e versatilidade também a levaram ao destaque em rádios  e TVs.

Em 2023, lançou seu álbum de estreia pelo selo Frameworks Records, com obras inovadoras de Sor, Mertz, Anton von Sehrwald e outros compositores. Marisa colabora ativamente com compositores contemporâneos na criação de novas obras para violão. Além da carreira como solista, Marisa é também professora. Leciona violão clássico e teoria musical na Arpeggiato Music School e na NEMPAC Music School, e atuou como professora assistente na Universidade de Indiana entre 2020 e 2022. Ministra aulas em inglês, italiano e espanhol, formando alunos de diferentes nacionalidades.

SERVIÇO:

O quê: O som feminino do violão clássico – concerto de Marisa Sardo

Quando: Sexta, 12 de setembro às 20 horas

Onde: CTJ Hall da Casa Thomas Jefferson, na 706/906 Sul

Quanto: Entrada franca.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

politica

DISTRITO FEDERAL

BRASIL E MUNDO

ECONOMIA

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA

Botão WhatsApp - Canal TI
Botão WhatsApp - Canal TI