DISTRITO FEDERAL
Expo Favela Innovation Brasília 2026 divulga programação completa
A programação conta com mesas temáticas que abordarão temas relacionados ao empreendedorismo, inovação, ciência, tecnologia, letramento digital e sustentabilidade nas periferias, nos dias 25 e 26 de abril
A Expo Favela Innovation Brasília 2026 acontece nos dias 25 e 26 de abril, no Sesc Ceilândia, e apresenta uma programação diversa que reúne painéis temáticos, convidados de referência nacional, atrações musicais e iniciativas voltadas ao fortalecimento do empreendedorismo, geração de negócios, educação e capacitação nas periferias. O evento consolida-se como uma das principais vitrines de negócios, cultura e inovação oriundos das favelas e territórios periféricos do Distrito Federal, ampliando a acessibilidade, integração sócio cultural e economia circular.
No sábado (25), a programação tem início com a mesa “Cultura da Periferia na Era Digital”, que reúne, diretamente do Rio de Janeiro, o rapper MV Bill, e a prata da casa e cria da periferia do DF, Andressa Marques, com mediação de Anderson Quack, um dos fundadores da Central Única das Favelas do Brasil (Cufa), em uma conversa sobre vivência, identidade e como a cultura na era digital se torna um caminho de trabalho, renda e impacto social.
Ainda no sábado, a mesa “Tecnologia, Games e Futuro” traz Adriano de Angelis, Wilker Dias e Dani Marques, com mediação de Drika, debatendo oportunidades nos games, plataformas digitais e criação de conteúdo, mostrando como transformar habilidade em renda e protagonismo.
Já a mesa “Inovação de Negócios: da Periferia ao Centro” reúne Gabriel Seixas, criador da hamburgueria o Fio de Vó (Samambaia/Asa Norte); Natália Orfan, empreendedora da marca Cuidados do Cerrado, vencedora da edição anterior; Rick Chester, autor do livro A Favela Venceu; e o influenciador de Brasília, Guilherme Tin, com mediação da estudante da UnB Iara Emanuele, trazendo histórias reais de quem saiu da quebrada e conquistou espaço no centro.
A partir das 18h45, a programação artística toma conta do palco com apresentação de Benzadeus, ampliando a experiência cultural do evento.
Domingo
No domingo (26), permeando toda a programação com uma participação mais que especial, teremos o som do Sarau-Vá, projeto que une música e poesia nas periferias da capital. O debate segue com a mesa “Empreendedorismo sustentável está na moda?”, com Preto Zezé, Geraldo Rufino e Taís Baptista, mediada por Rafaela Santana. A mesa propõe um debate direto sobre o que é hype e o que é realidade no empreendedorismo, trazendo experiências práticas de quem vive o dia a dia do negócio.
Em seguida, a mesa “Crédito, financiamento e formalização” reúne Gleno, Natália Santos, Yuri Assis (@exdevedor) e Darla Sierra, com mediação de Laís Barros, em conversa prática sobre caminhos, alternativas e estratégias reais para financiar, crescer e sustentar um negócio.
Encerrando os painéis, a mesa “TV 3.0: o futuro da comunicação já começou” conta com Vigílio Silva, autor da novela da TV Globo campeã de audiência Três Graças; Maria Piragibe, analista de interatividade da TV Globo; e Rafael Vitorino, secretário de Ciência e Tecnologia do DF, com mediação do diretor da TV Globo Brasília,Marcelo Werner, debatendo a tecnologia que promete transformar a forma como consumimos conteúdo, criando novas oportunidades para criadores, marcas e empreendedores..
A programação musical do domingo começa às 18h, O Festival De Rap Da Expo Favela Inovation, com os shows de Negra Flow, Japão e MV Bill e Kmila Cdd. O encerramento do evento acontece às 20h15, com o anúncio do empreendedor vencedor da edição de 2026.
Expo Favela Brasília 2026
Além das mesas e atrações culturais, o público poderá visitar o Camelódromo, espaço dedicado à exposição e comercialização de marcas e produtos locais, fortalecendo a economia criativa das periferias. A praça de alimentação também integra a experiência, com opções gastronômicas diversas que representam a riqueza culinária dos territórios periféricos. O evento conta ainda com o Espaço Gamer.
“A expectativa para esta edição é muito alta. A Expo Favela vem se consolidando como uma plataforma concreta de oportunidades para empreendedores das periferias, conectando ideias, talentos e investidores. Mais do que visibilidade, é um espaço de geração real de negócios e transformação social”, afirma Bruno Kesseler, presidente da Central Única das Favelas do DF (Cufa-DF), que realiza o evento.
O Expo Favela Innovation Brasília 2025 é uma realização da Cufa-DF e do Projeto SA. O projeto conta ainda com o apoio do Sesc e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-DF).
DIA 25 DE ABRIL | DIA 01
Programação – Sábado, 25 de abril
14h15 – 15h15 | MESA 1 – Cultura da Periferia na era digital
15h15 – 15h35 | HOMENAGEM
15h45 – 16h45 | MESA 2 – Tecnologia, Games e Futuro
16h50 – 17h20 | Oficina de Dancehall com Hud Oliveira + Grupo Expressão
17h30 – 18h45 | MESA 3 – Inovação de Negócios: Da Periferia ao Centro
19h00 – 20h00 | Show: Benzadeus part. Pique Novo
Nos intervalos das mesas DJ KETLEN
DIA 26 DE ABRIL | DIA 02
Programação – Domingo, 26 de abril
14h15 – 15h15 | MESA 1 – Empreendedorismo sustentável está na Moda?
15h25 – 16h40 | MESA 2 – Crédito, Financiamento e formalização
16h50 – 17h50 | MESA 3 – TV 3.0. O futuro da comunicação já começou
18h10 – 18h45 | Show: Negra Flow
18h50 – 19h00 | Sarau Vá
19h00 – 19h20 | Japão Viela 17
19h20 – 19h30 | Sarau Vá
19h30 – 20h30 | Show: MV Bill part. Kmilla CDD
20h40 | Anúncio dos campeões
Nos intervalos das mesas DJ JWELLZ – SARAU VÁ
DISTRITO FEDERAL
Antropologia e arte se encontram na exposição Colagem e Poéticas da Alteridade no Museu Nacional da República
Published
3 horas atráson
23 de abril de 2026By
Gabriel
A exposição Colagem e Poéticas da Alteridade, do Coletivo Iló, será inaugurada no dia 30 de abril, às 19h, na Galeria 3 do Museu Nacional da República, em Brasília. O projeto é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF) e tem como beneficiária Lelia Lofego, integrante do coletivo.
A mostra reúne colagens produzidas pelo Coletivo Iló, formado por nove antropólogas e artistas, que também assinam a curadoria da exposição. Nas obras, a colagem é explorada como linguagem capaz de transformar percursos de pesquisa e encontros culturais em narrativas visuais que atravessam memória, imaginação e a relação com o outro.
Idealizado pelas integrantes do coletivo, o projeto nasce do reencontro das pesquisadoras que estudaram antropologia na Universidade de Brasília (UnB), nas décadas de 80 e 90, e voltaram a se reunir em 2022. Desde então, o grupo passou a investigar a colagem como linguagem artística e forma de pensamento visual, aproximando arte e antropologia por meio da composição de fragmentos de imagens, papéis e materiais diversos para constituir novas leituras do mundo.
Inspiradas pelos princípios experimentais da colagem, em diálogo com o dadaísmo e o surrealismo, as artistas constroem composições que tensionam as fronteiras entre humano e não-humano, natureza e cultura, ciência e imaginação.
Divididas em três seções, Pessoas-Árvore, Seres Híbridos e Produções Individuais, as colagens reunidas na mostra refletem trajetórias marcadas por investigações sobre diferentes modos de existência e revelam um olhar sensível voltado à diversidade cultural, ao pertencimento e às reflexões sobre alteridade.
Mais do que um conjunto de trabalhos visuais, a exposição propõe um espaço de diálogo entre arte, pesquisa e imaginação. Ao transformar fragmentos em novas imagens e significados, as colagens convidam o público a refletir sobre os modos como percebemos o outro e construímos narrativas sobre o mundo.
Programação
Além da exposição, o projeto inclui quatro rodas de conversa abertas ao público, nas sextas-feiras, às 16h, nas quais as artistas irão compartilhar os seus processos criativos e debater as relações entre arte e antropologia.
A programação também contempla cinco oficinas de colagem voltadas ao público 60+, realizadas em instituição de atendimento a idosos, com o objetivo de estimular a criatividade, fortalecer vínculos sociais e promover bem-estar por meio da prática artística.
Como desdobramento do projeto, será publicado um catálogo digital da exposição, reunindo imagens das obras, textos curatoriais e reflexões sobre a relação entre arte e antropologia.
A iniciativa prevê ainda ações de acessibilidade, incluindo audiodescrição das obras por meio de QR Code no espaço expositivo, intérprete de Libras nas rodas de conversa, catálogo digital acessível e folders em braile, além da infraestrutura acessível do Museu Nacional da República.
Artistas e curadoras: Adriana Mariz, Christine de Alencar Chaves, Lara Amorim, Lelia Lofego, Márcia Maria Gramkow, Nei Clara de Lima, Patrícia de Mendonça Rodrigues e Rita de Almeida Castro.
Expografia e Curadoria: Thays Tyr
Rodas de Conversas
Sextas-feiras, às 16h
Datas: 8 e 22 de maio, 12 e 19 de junho
Local: Museu Nacional da República
Oficinas de Colagem
Sextas- feiras, das 9h às 10h
Datas: 24 de abril, 22 e 29 de maio, 19 e 26 de junho
Local: Casa do Vovô
Este projeto é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal do GDF.
Serviço:
Exposição Colagem e Poéticas da Alteridade
Abertura: 30 de abril (quinta-feira), às 19h
Visitação: 30 de abril a 21 de junho – terça-feira a domingo, das 9h às 18h30 –
Entrada gratuita
Local: Galeria 3, Museu Nacional da República – Brasília-DF
Realização:
Coletivo ILÓ
Instagram: @coletivoilo

Especialista comenta o uso das offshores por milionários
Nova lei autoriza uso de créditos de PIS/Pasep e Cofins na compra de materiais recicláveis
Comissão aprova direito ao letramento digital para pessoas idosas
Tecnologia no campo permite ao produtor reduzir impactos do clima e aumentar a previsibilidade da produção agrícola
Ministro André de Paula participa da abertura da Feira Brasil na Mesa em celebração aos 53 anos da Embrapa
politica
CLDF realiza evento sobre política de governança e desafios do DF em parceria com a RGB e apoio do IGCP
Encontro no dia 30 de março reunirá autoridades e especialistas para debater governança pública, controle, inovação e os desafios...
Deputado distrital Jorge Vianna filia-se ao Democrata após deixar PSD
Vianna disse que escolheu o Democrata por ser um partido de centro e que tem alinhamento com as pautas que...
Reguffe declara apoio à pré-candidatura de Paula Belmonte ao Governo do Distrito Federal
O ex-senador José Antonio Reguffe (Solidariedade) anunciou, nesta segunda-feira (10), apoio à deputada distrital Paula Belmonte na sua pré-candidatura...
DISTRITO FEDERAL
Antropologia e arte se encontram na exposição Colagem e Poéticas da Alteridade no Museu Nacional da República
A exposição Colagem e Poéticas da Alteridade, do Coletivo Iló, será inaugurada no dia 30 de abril, às 19h, na Galeria 3 do Museu Nacional da República, em Brasília. O projeto é realizado com recursos do Fundo...
Expo Favela Innovation Brasília 2026 divulga programação completa
A programação conta com mesas temáticas que abordarão temas relacionados ao empreendedorismo, inovação, ciência, tecnologia, letramento digital e sustentabilidade nas...
Multivacinação para crianças e adultos no Venâncio Shopping
Iniciativa reforça a importância da imunização como estratégia coletiva de proteção A Secretaria de Saúde do Distrito Federal realiza,...
BRASIL E MUNDO
Palestras sobre Reforma Tributária e Oportunidades em Armazenamento de energia são destaques do Sou Experience Fortaleza 2026
As mudanças na Reforma Tributária e seus impactos diretos no setor de energia solar, é um dos temas que estarão...
Natura estreia campanha de Essencial Safran e celebra a essência dos encontros
Ao explorar culturas, ingredientes e histórias que se conectam pela emoção, a marca apresenta a união entre o açafrão, o...
Robótica na medicina e o verdadeiro papel das máquinas no centro cirúrgico
Por Jaime Galvez A presença de robôs em centros cirúrgicos já é realidade em hospitais de alta complexidade no Brasil...
ECONOMIA
Investir na aquisição de imóvel ainda vale a pena? Especialista explica estratégia para o investidor brasiliense
Foto: Divulgação Cenário de juros elevados exige planejamento e análise criteriosa na hora de alocar recursos O avanço de 11%...
Salário, aluguel e bolsa de valores: como o brasiliense deve usar abril para escapar da malha fina do IR
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil Com a temporada do Imposto de Renda 2026 (ano-base 2025) a todo vapor, o mês de...
Decisões financeiras que podem prejudicar sua carreira no longo prazo
Foto: Divulgação Especialista alerta que escolhas relacionadas ao dinheiro também impactam crescimento profissional Embora muitas pessoas possam associar decisões...
ESPORTES
Flamengo vence o Vitória e leva vantagem para o jogo de volta da Copa do Brasil
O Flamengo saiu na frente na disputa por uma vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil. Na noite...
Cuiabá e Botafogo-SP empatam em jogo tenso na Arena Pantanal
Em uma noite de muita chuva, disputa intensa e forte participação do VAR, Cuiabá e Botafogo-SP ficaram no 1 a...
Inter vira sobre o Athletic e abre vantagem na Copa do Brasil
O Internacional largou na frente na disputa por uma vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil. Na noite...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
TECNOLOGIA6 dias atrásCometa PanStarrs faz sua última aparição na Terra
-
DISTRITO FEDERAL7 dias atrásMulheres Fortes: segunda edição do projeto oferece oficinas gratuitas de capoeira no Riacho Fundo I
-
BRASIL6 dias atrásNatura transforma uma verdade da maternidade em campanha e convida o Brasil a sentir o tempo de um jeito diferente
-
AGRONEGÓCIO7 dias atrásJovem da Zona da Mata aposta na pecuária leiteira e amplia produção familiar










