BRASÍLIA

DISTRITO FEDERAL

II Festival de Teatro Verônica Moreno ocupa o Complexo Cultural Samambaia com seis dias de programação

Publicado em

Evento começa neste sábado (27) e reúne espetáculos locais e nacionais, oficina, roda de conversa, exposição e ações de acessibilidade. A entrada é gratuita

De 27 de setembro a 2 de outubro, o Complexo Cultural Samambaia recebe o II Festival de Teatro Verônica Moreno, que chega para celebrar a arte cênica e ampliar o acesso à cultura na região. Com seis dias de programação, o evento reúne dez espetáculos teatrais, atividades formativas e ações de acessibilidade, voltadas a diferentes públicos de todas as idades. A entrada é gratuita.

A curadoria selecionou, por meio de chamada pública, nove espetáculos, contemplando três grupos nacionais, um universitário e cinco locais, além de uma apresentação especial.  Todas as sessões contam com acessibilidade em Libras. “Ficamos muito felizes com a quantidade e qualidade dos espetáculos que se inscreveram no edital, ao todo, foram mais de 90 espetáculos inscritos. Para essa edição a curadoria selecionou espetáculos que tenham temáticas como protagonismo feminino e a diversidade cultural brasileira”, explica Alan Mariano, produtor e diretor do Imaginário Cultural.

Entre a programação está o Prêmio Verônica Moreno, que homenageia mulheres de destaque do Distrito Federal na linguagem teatral. Nesta edição, o projeto entregará o troféu à artista Áurea Liz, acompanhada da exibição do curta “Verônica Moreno e o Teatro da Transformação” e da abertura da exposição “Salão de Palhaçaria Feminina+”, compondo a noite inaugural do festival.

Além disso, o público poderá participar de oficina formativa, roda de conversa com artistas, exposição artística e da Sessão Azul, adaptada para estudantes da rede pública com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e pessoas com deficiência. “Um dos principais objetivos do Festival, é promover o teatro em Samambaia, valorizando os grupos locais e promovendo encontros e intercâmbios com grupos de outras localidades, além de formar plateia. O público terá acesso a uma programação de qualidade e muito diversa, com ações formativas e espetáculos para todos os públicos”, completa Alan.

Leia Também:  #Respeitenossofluxo: documentário do DF dá voz a adolescentes e promove debate sobre menstruação nas escolas públicas

Mais do que um evento cultural, o II Festival de Teatro Verônica Moreno busca fortalecer a ocupação do Complexo Cultural Samambaia, valorizar artistas locais e proporcionar experiências transformadoras. A iniciativa dialoga com o Programa Cultura Educa e o Currículo em Movimento da Educação do DF, reforçando a arte como ferramenta pedagógica e social.

Sobre a atriz Verônica Moreno 

Verônica Moreno foi uma atriz e arte-educadora que deixou sua grande marca na cena teatral do Distrito Federal. Apaixonada pela arte como ferramenta de transformação social, dedicou-se a projetos que aproximavam o teatro das comunidades, promovendo o acesso de crianças, jovens e adultos ao universo cênico. Ao longo de sua trajetória, integrou grupos, participou de montagens marcantes e foi reconhecida pelo engajamento em causas culturais e sociais. Sua memória inspira novas gerações e segue presente em iniciativas que valorizam a potência do teatro como espaço de resistência, aprendizado e afeto.

A segunda maior Via Sacra do DF ,a Paixão do Cristo Negro, que chegou a mobilizar cerca de 60 mil pessoas, utiliza o teatro político de arena para contar uma história religiosa de maneira crítica e ácida, sempre questionando conflitos históricos com os reais conflitos da população da cidade. Uma das pessoas que esteve à frente de todo esse processo, que deu à luz, a vida e o tom não só para a Paixão do Cristo Negro, mas também fez nascer a arte de fazer teatro em Samambaia, foi a atriz e artista multifacetada, Verônica Moreno, que atuou por mais de 30 anos e que deixou seu legado para a cidade.

Leia Também:  Aviso de Falta d’Água - Recanto das Emas. 

Merecidamente o Complexo Cultural Samambaia abriga um espaço com o seu nome, o Cineteatro Verônica Moreno. Realizar mais uma edição do Festival de Teatro Verônica Moreno é dar continuidade na consolidação da cidade como polo gerador e irradiador do fazer teatral, abrindo a possibilidade de ampliar o eixo de ação e reconhecimento dessa arte como parte da realização periférica, além de celebrar uma figura importante para o teatro na cidade, bem como ocupar e movimentar o espaço cultural que leva seu nome.

Serviço

II Festival de Teatro Verônica Moreno

Data: de 27 de setembro a 2 de outubro

Local: Complexo Cultural Samambaia

Entrada gratuita

Verificar horários e classificação indicativa na programação

Redes Sociais: @imaginarioculturaloficial

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

DISTRITO FEDERAL

Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Planaltina é realizada neste domingo (28)

Published

on

By

Manifestação promove a descentralização da visibilidade e das lutas por direitos no Distrito Federal

A cidade de Planaltina (DF) recebe neste domingo (28 de setembro) a 12ª edição da Parada do Orgulho LGBTQIA+. Com uma mistura de luta por direitos e celebração, a concentração começa às 14 horas no estacionamento do Ginásio de Múltiplas Funções. Entre as atrações estão as cantoras Maba e MC Lana, as drag queens Elloa Negrinny e Ginger Mc. Gaffney, e os DJs Larissa West e Léo Thierry.

A edição deste ano da Parada de Planaltina tem como tema “Sou LGBT e Tenho Família” e faz parte do projeto Distrito Criativo, uma parceria do Distrito Drag com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec-DF). O intuito é reforçar a perspectiva de que pessoas da população LGBTQIA+ precisam ter seus direitos assegurados e de que integram núcleos familiares, em contraposição ao discurso conservador centrado em famílias com um único formato.

Para a idealizadora e coordenadora técnica da Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Planaltina, Gil Padylha, a realização de manifestações como esta fora da região central de Brasília promove um fortalecimento comunitário porque incentiva o ativismo local e a organização de coletivos de base. “Promover uma manifestação como essa em Planaltina tem a ver com educação e diálogo. A presença de paradas do orgulho em áreas periféricas estimula a conversa com a comunidade, escolas e famílias”, analisa Gil.

Leia Também:  Projeto resgata a história do rock de Brasília com tecnologia, arte e educação

A 12ª edição da mobilização é promovida juntamente com o coletivo Distrito Drag, que une forças a diversas outras realizadas no DF. “Nossa parceria com a Parada de Planaltina é importante para reforçar nosso compromisso como instituição que está na linha de frente da promoção dos direitos humanos e a democratização do acesso a cultura”, ressalta Ruth Venceremos, uma das diretoras do coletivo.

Paradas do Orgulho, tanto no Plano Piloto quanto nas regiões administrativas, são importantes ferramentas de luta por direitos, visibilidade, resistência e celebração da diversidade. Gil destaca que “elas contribuem para transformar o DF em um espaço mais justo e inclusivo, respeitando as múltiplas realidades de sua população”.

Descentralização

Nos últimos anos, a população LGBTQIA+ tem reforçado a mobilização para a realização de paradas em várias regiões do Distrito Federal, descentralizando manifestações que são fundamentais para marcar espaços de visibilidade e luta por direitos. De acordo com Gil, “essa descentralização leva o debate e a celebração para regiões que enfrentam mais desigualdade e violência. Além disso, é importante ter a consciência de que nem todas as pessoas LGBTQIA+ conseguem se deslocar até o centro de Brasília e participar da Parada realizada lá”.

Leia Também:  #Respeitenossofluxo: documentário do DF dá voz a adolescentes e promove debate sobre menstruação nas escolas públicas

SERVIÇO

Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Planaltina
28 de setembro, a partir das 14h
Estacionamento do Ginásio de Múltiplas Funções (Setor Recreativo)
Entrada gratuita

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

politica

DISTRITO FEDERAL

BRASIL E MUNDO

ECONOMIA

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA

Botão WhatsApp - Canal TI
Botão WhatsApp - Canal TI