DISTRITO FEDERAL
II Festival de Teatro Verônica Moreno ocupa o Complexo Cultural Samambaia com seis dias de programação

Evento começa neste sábado (27) e reúne espetáculos locais e nacionais, oficina, roda de conversa, exposição e ações de acessibilidade. A entrada é gratuita
De 27 de setembro a 2 de outubro, o Complexo Cultural Samambaia recebe o II Festival de Teatro Verônica Moreno, que chega para celebrar a arte cênica e ampliar o acesso à cultura na região. Com seis dias de programação, o evento reúne dez espetáculos teatrais, atividades formativas e ações de acessibilidade, voltadas a diferentes públicos de todas as idades. A entrada é gratuita.
A curadoria selecionou, por meio de chamada pública, nove espetáculos, contemplando três grupos nacionais, um universitário e cinco locais, além de uma apresentação especial. Todas as sessões contam com acessibilidade em Libras. “Ficamos muito felizes com a quantidade e qualidade dos espetáculos que se inscreveram no edital, ao todo, foram mais de 90 espetáculos inscritos. Para essa edição a curadoria selecionou espetáculos que tenham temáticas como protagonismo feminino e a diversidade cultural brasileira”, explica Alan Mariano, produtor e diretor do Imaginário Cultural.
Entre a programação está o Prêmio Verônica Moreno, que homenageia mulheres de destaque do Distrito Federal na linguagem teatral. Nesta edição, o projeto entregará o troféu à artista Áurea Liz, acompanhada da exibição do curta “Verônica Moreno e o Teatro da Transformação” e da abertura da exposição “Salão de Palhaçaria Feminina+”, compondo a noite inaugural do festival.
Além disso, o público poderá participar de oficina formativa, roda de conversa com artistas, exposição artística e da Sessão Azul, adaptada para estudantes da rede pública com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e pessoas com deficiência. “Um dos principais objetivos do Festival, é promover o teatro em Samambaia, valorizando os grupos locais e promovendo encontros e intercâmbios com grupos de outras localidades, além de formar plateia. O público terá acesso a uma programação de qualidade e muito diversa, com ações formativas e espetáculos para todos os públicos”, completa Alan.
Mais do que um evento cultural, o II Festival de Teatro Verônica Moreno busca fortalecer a ocupação do Complexo Cultural Samambaia, valorizar artistas locais e proporcionar experiências transformadoras. A iniciativa dialoga com o Programa Cultura Educa e o Currículo em Movimento da Educação do DF, reforçando a arte como ferramenta pedagógica e social.
Sobre a atriz Verônica Moreno
Verônica Moreno foi uma atriz e arte-educadora que deixou sua grande marca na cena teatral do Distrito Federal. Apaixonada pela arte como ferramenta de transformação social, dedicou-se a projetos que aproximavam o teatro das comunidades, promovendo o acesso de crianças, jovens e adultos ao universo cênico. Ao longo de sua trajetória, integrou grupos, participou de montagens marcantes e foi reconhecida pelo engajamento em causas culturais e sociais. Sua memória inspira novas gerações e segue presente em iniciativas que valorizam a potência do teatro como espaço de resistência, aprendizado e afeto.
A segunda maior Via Sacra do DF ,a Paixão do Cristo Negro, que chegou a mobilizar cerca de 60 mil pessoas, utiliza o teatro político de arena para contar uma história religiosa de maneira crítica e ácida, sempre questionando conflitos históricos com os reais conflitos da população da cidade. Uma das pessoas que esteve à frente de todo esse processo, que deu à luz, a vida e o tom não só para a Paixão do Cristo Negro, mas também fez nascer a arte de fazer teatro em Samambaia, foi a atriz e artista multifacetada, Verônica Moreno, que atuou por mais de 30 anos e que deixou seu legado para a cidade.
Merecidamente o Complexo Cultural Samambaia abriga um espaço com o seu nome, o Cineteatro Verônica Moreno. Realizar mais uma edição do Festival de Teatro Verônica Moreno é dar continuidade na consolidação da cidade como polo gerador e irradiador do fazer teatral, abrindo a possibilidade de ampliar o eixo de ação e reconhecimento dessa arte como parte da realização periférica, além de celebrar uma figura importante para o teatro na cidade, bem como ocupar e movimentar o espaço cultural que leva seu nome.
Serviço
II Festival de Teatro Verônica Moreno
Data: de 27 de setembro a 2 de outubro
Local: Complexo Cultural Samambaia
Entrada gratuita
Verificar horários e classificação indicativa na programação
Redes Sociais: @

DISTRITO FEDERAL
Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Planaltina é realizada neste domingo (28)
Published
2 minutos atráson
25 de setembro de 2025By
Gabriel
Manifestação promove a descentralização da visibilidade e das lutas por direitos no Distrito Federal
A cidade de Planaltina (DF) recebe neste domingo (28 de setembro) a 12ª edição da Parada do Orgulho LGBTQIA+. Com uma mistura de luta por direitos e celebração, a concentração começa às 14 horas no estacionamento do Ginásio de Múltiplas Funções. Entre as atrações estão as cantoras Maba e MC Lana, as drag queens Elloa Negrinny e Ginger Mc. Gaffney, e os DJs Larissa West e Léo Thierry.
A edição deste ano da Parada de Planaltina tem como tema “Sou LGBT e Tenho Família” e faz parte do projeto Distrito Criativo, uma parceria do Distrito Drag com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec-DF). O intuito é reforçar a perspectiva de que pessoas da população LGBTQIA+ precisam ter seus direitos assegurados e de que integram núcleos familiares, em contraposição ao discurso conservador centrado em famílias com um único formato.
Para a idealizadora e coordenadora técnica da Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Planaltina, Gil Padylha, a realização de manifestações como esta fora da região central de Brasília promove um fortalecimento comunitário porque incentiva o ativismo local e a organização de coletivos de base. “Promover uma manifestação como essa em Planaltina tem a ver com educação e diálogo. A presença de paradas do orgulho em áreas periféricas estimula a conversa com a comunidade, escolas e famílias”, analisa Gil.
A 12ª edição da mobilização é promovida juntamente com o coletivo Distrito Drag, que une forças a diversas outras realizadas no DF. “Nossa parceria com a Parada de Planaltina é importante para reforçar nosso compromisso como instituição que está na linha de frente da promoção dos direitos humanos e a democratização do acesso a cultura”, ressalta Ruth Venceremos, uma das diretoras do coletivo.
Paradas do Orgulho, tanto no Plano Piloto quanto nas regiões administrativas, são importantes ferramentas de luta por direitos, visibilidade, resistência e celebração da diversidade. Gil destaca que “elas contribuem para transformar o DF em um espaço mais justo e inclusivo, respeitando as múltiplas realidades de sua população”.
Descentralização
Nos últimos anos, a população LGBTQIA+ tem reforçado a mobilização para a realização de paradas em várias regiões do Distrito Federal, descentralizando manifestações que são fundamentais para marcar espaços de visibilidade e luta por direitos. De acordo com Gil, “essa descentralização leva o debate e a celebração para regiões que enfrentam mais desigualdade e violência. Além disso, é importante ter a consciência de que nem todas as pessoas LGBTQIA+ conseguem se deslocar até o centro de Brasília e participar da Parada realizada lá”.
SERVIÇO
Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Planaltina
28 de setembro, a partir das 14h
Estacionamento do Ginásio de Múltiplas Funções (Setor Recreativo)
Entrada gratuita


Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Planaltina é realizada neste domingo (28)

Vera Holtz retorna a Brasília com o espetáculo “FICÇÕES”, de trajetória premiada

ABIMAQ promove curso de Marketing Pessoal

Quarto episódio da série Crua traz a artista arorá nesta terça-feira

Comissão aprova pulseira com dados para identificar pacientes com epidermólise bolhosa
politica


Comissão Especial sobre Inteligência Artificial é instalada na Câmara, mas especialistas alertam: “Projeto é insuficiente e democracia está em risco”
Instalada na Câmara dos Deputados, a comissão que analisará o PL da Inteligência Artificial reacende debate sobre os riscos...


Governo Federal reserva R$ 1,166 bilhão para segurança pública nos estados e no DF em 2025
Recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública serão liberados para as unidades federativas conforme os planos locais de aplicação do...


Deputado Wellington Luiz Propõe Banco de Dados para Registro de Condenados por Violência contra a Mulher no DF
O deputado Wellington Luiz apresentou um Projeto de Lei (PL) que propõe a criação de um banco de dados para...
DISTRITO FEDERAL


Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Planaltina é realizada neste domingo (28)
Manifestação promove a descentralização da visibilidade e das lutas por direitos no Distrito Federal A cidade de Planaltina (DF) recebe...


Vera Holtz retorna a Brasília com o espetáculo “FICÇÕES”, de trajetória premiada
Inspirado no best seller ‘Sapiens’, de Yuval Noah Harari, o premiado espetáculo já foi visto por mais de 150 mil espectadores em...


Programa Letramento Racial já alcançou 3 mil pessoas em nove meses com ações de conscientização no DF
Entre janeiro e setembro, iniciativa da Secretaria de Justiça e Cidadania promoveu mais de 50 palestras e cursos de capacitação...
BRASIL E MUNDO


Quarto episódio da série Crua traz a artista arorá nesta terça-feira
Quarta participante da série Crua, a artista arorá apresentará seu espaço de trabalho no centro do Rio de Janeiro, nos...


15ª Flipiri transforma Pirenópolis em palco literário de 9 a 11 de outubro
Com programação gratuita, festa homenageia a escritora Roseana Murray e celebra a força criativa por meio da literatura, música e...


Vitor Vaimberg vive o questionador Melchior Gabor em nova montagem de “O Despertar da Primavera”
Ator retorna aos palcos como protagonista na versão do aclamado musical da Broadway, que estreia em 26 de setembro no...
ECONOMIA


Vítima relata golpe de R$ 90 mil aplicado por intermediário de consórcios em Campinas (SP)
No final de junho de 2025, um homem identificado como Igor foi vítima de um golpe financeiro estimado em...


Governo lança novo edital para renegociação de dívidas com até 133 parcelas e desconto de até 70%
Prazo para adesão vai até 30 de setembro de 2025 A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) publicou o Edital...


Contribuintes recorrem a empréstimos para antecipar restituição do Imposto de Renda
Especialistas alertam para cuidados com taxas e condições contratuais Com o início das declarações do Imposto de Renda 2025,...
ESPORTES


Palmeiras atropela River e garante Vaga na Semifinal da Libertadores
O Allianz Parque foi palco de uma noite inesquecível nesta quarta-feira, onde o Palmeiras carimbou sua passagem para a semifinal...


Grêmio e Botafogo empatam em duelo movimentado na Arena
Em um confronto disputado e repleto de emoções, Grêmio e Botafogo empataram em 1 a 1 na noite desta quarta-feira,...


Atlético-MG vence Bolívar e garante vaga na semifinal da Sul-Americana
O Atlético-MG garantiu sua classificação para a semifinal da Copa Sul-Americana nesta quarta-feira, ao vencer o Bolívar por 1 a...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
AGRONEGÓCIO6 dias atrás
Preços do frango sobem no mercado interno e exportações mantêm ritmo positivo
-
AGRONEGÓCIO6 dias atrás
Setembro Começa com Etanol Mais Caro e Gasolina em Leve Queda, Aponta Edenred Ticket Log
-
DISTRITO FEDERAL2 dias atrás
Aparelhagem Crocodilo estreia em Brasília no Festival Paredão Ocupa o Museu, no CCBB
-
BRASIL6 dias atrás
Nesta terça-feira, série Crua apresenta o artista niteroiense Marcelo Conceição