BRASÍLIA

DISTRITO FEDERAL

Inscrições abertas para a Experiência Hackacity Guará 2024

Publicado em

Fim de semana com um Hackathon sobre economia local e gestão de resíduos, com palestrantes nacionais e locais, startups, games e muito mais, nos dias 20 e 21 de julho de 2024, na Escola Técnica do Guará

 

Nos dias 20 e 21 de julho de 2024, a Escola Técnica do Guará será o epicentro da inovação e tecnologia no Distrito Federal, sediando a edição 2024 da Experiência Hackacity Guará. O evento gratuito e aberto ao público reunirá especialistas de todo o país, startups locais e representantes de iniciativas públicas e privadas para discutir e desenvolver soluções que tornem o Guará uma cidade mais humana, inclusiva, segura, resiliente e sustentável.

Organizado pelo Codese-DF e apoiado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF, Administração do Guará e fomentado pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil, o Hackacity Guará visa promover o desenvolvimento inteligente da cidade. Alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 e a Carta Brasileira para Cidades Inteligentes, o encontro proporcionará um ambiente de debate e incubação de startups focadas em resolver questões urbanas.

Um dos pilares do evento é a apresentação dos resultados da Incubadora Hackacity Guará, que atinge empreendedores, desenvolvedores, pesquisadores e interessados em inovação e tecnologia. Os projetos incubados receberam suporte para desenvolver ideias que podem melhorar a qualidade de vida dos moradores do Guará.

Durante os dois dias de evento, os participantes poderão assistir a palestras, participar de debates e se envolver em oficinas e painéis realizados em diferentes espaços, como a Escola Técnica do Guará, a Rua do Lazer, praças e áreas verdes. Um dos destaques será o Hackathon, onde equipes competirão para encontrar soluções para três desafios cruciais: incentivar o consumo local e otimizar a gestão do lixo doméstico e entulho.

Leia Também:  Governo aprova dois parcelamentos no Tororó para mais de 1,7 mil pessoas

O termo “Hackathon” é resultado da junção de duas palavras inglesas: “hack”, que está relacionado com (re)programar, e “marathon”, que significa maratona. Logo, o Hackathon é um evento que propõe a inovação por meio de uma disputa positiva de ideias e ações entre as equipes envolvidas. Reunindo inventores, profissionais criativos, programadores e desenvolvedores, a iniciativa tem a proposta de criar projetos que transformam informações de interesse público em soluções de mercado, acessíveis a todos os cidadãos.

Os participantes deverão apresentar soluções para os seguintes temas: “Como fazer com que os moradores do Guará gastem seu dinheiro na cidade?” e “Como melhorar a gestão do lixo doméstico e entulho no Guará?”. O objetivo da maratona é fomentar a pesquisa e a experiência tecnológica, criando soluções viáveis e inovadoras que atendam a necessidades reais. Visa compartilhar, aprender e ensinar conhecimentos técnicos e de negócios, principalmente relacionados à comunicação e novas tecnologias – especialmente do universo digital e de startups. A maratona tem caráter exclusivamente cultural, sem qualquer tipo de sorte, e a participação é voluntária, por meio de inscrição

“As inscrições estão abertas para todos os interessados, independentemente do nível de experiência ou formação acadêmica. O Hackathon é uma oportunidade para a comunidade aprender novas habilidades e colaborar em um ambiente dinâmico e estimulante”, afirma Rafael Souza, coordenador de Comunicação do projeto Hackacity.

Leia Também:  Brasília Ambiental e Codevasf se unem em manhã de observação de aves

As inscrições, realizadas por equipe, estarão abertas até 20 de julho de 2024. O preenchimento do formulário eletrônico de inscrição não garante a participação, que será confirmada por ordem de inscrição, limitando-se a 13 equipes ou 50 pessoas. As instruções de confirmação de presença serão enviadas por e-mail pela comissão organizadora. A inscrição é gratuita e deve ser realizada no site oficial. Podem participar todas as pessoas físicas habilitadas, maiores de 18 anos ou menores com no mínimo 16 anos com autorização dos pais. Todas as funções, aplicativos e/ou tecnologias desenvolvidas devem ser originais, e as soluções devem ser criadas durante a maratona.

Entre os mentores do Hackathon estão Luana Torres, da Gerência de Inovação e Assuntos Tecnológicos da Federação das Indústrias do Distrito Federal – FIBRA; Nayana Cambraia, gestora de portfólio com ampla experiência em promover inovação social e impactos ambientais positivos; Fabiano Figueiredo, fundador e CEO do serviço de recrutamento para criativos Comoequetalá; Wanderson dos Santos, professor de Tecnologia da Faculdade Projeção; e João Fróes, consultor empresarial e mentor de Negócios, Empreendedorismo e Inovação, CEO da 4Sight Soluções Empresariais.

Para mais informações e inscrições, visite hackacity.com.br.

 

SERVIÇO:

Experiência Hackacity 2024

Local: Escola Técnica do Guará

Período do evento: 20 e 21 de julho, de 2024

Informações: https://hackacity.com.br/

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

DISTRITO FEDERAL

O som feminino no violão clássico no CTJ Hall

Published

on

By

Violonista estadunidense Marisa Sardo se apresenta gratuitamente em Brasília

Tem atração internacional no palco do CTJ Hall da Casa Thomas Jefferson nesta sexta-feira, 12 de setembro. A violonista estadunidense Marisa Sardo fará uma apresentação gratuita, a partir das 20 horas, no mais importante espaço da música de câmara do Centro-Oeste brasileiro. E nem é necessário retirar os ingressos antecipadamente. Basta comparecer à Thomas da 706/906 Sul.

Marisa Sardo é reconhecida pelo “som feminino” ressonante, enérgico e marcado pela técnica, imaginação e sensibilidade artística da mulher. A proposta da artista é destacar músicas diversas e autênticas sob a perspectiva feminina e apresentá-las ao redor do mundo com a força do som que a define, não apenas no violão, mas em toda a música de concerto. Para a artista, o violão exige a participação integral do corpo e dos sentidos – das pontas dos dedos à escuta atenta. “Meus concertos convidam o público a descobrir esse som feminino único e a compreender como a feminilidade nas performances é significativa e poderosa”, explica.

A violonista destaca que as apresentações pretendem desafiar expectativas tradicionais da plateia do violão clássico e atrair novos públicos, mais diversos e vibrantes, essenciais para o crescimento e modernização desse universo musical. “Nesta turnê, apresentarei ao mundo uma nova perspectiva sobre mulheres intérpretes e compositoras, ressaltando as características que definem a performance feminina”, adianta.

O programa inclui obras de grandes nomes dos séculos XIX e XX, além de estreias mundiais e composições contemporâneas, muitas delas escritas por compositoras e compositores de origens étnicas diversas, incluindo peças dedicadas especialmente a Marisa. Entre os nomes presentes no repertório estão Emilia Giuliani, Olga Amelkina-Vera, Leo Brouwer, Clarice Assad, Keiko Fujiie, Dale Kavanagh, Anton von Sehrwald, dentre outros.

Leia Também:  Governo aprova dois parcelamentos no Tororó para mais de 1,7 mil pessoas

Marisa Sardo é pós-graduada em Performance pela New England Conservatory (2023), mestre em Violão Clássico pela Indiana University Jacobs School of Music (2022) e bacharel pela Northwestern University (2020), com dupla formação em Performance de Violão Clássico e Cognição Musical, além de uma habilitação em Composição. Possui longos anos de experiência no ensino de violão e teoria musical para públicos internacionais.

Sobra a artista

Marisa Sardo, como solista, conquistou dezenas de prêmios em competições internacionais e se apresentou em vários países de três continentes. Ela ultrapassa a condição de solista e concertista para alcançar o status de uma verdadeira embaixadora cultural. Por meio de um repertório diverso e instigante, a violonista propõe a valorização do som feminino como elemento vital para novas conexões entre formas de arte e tradições musicais, construindo uma comunidade artística internacional mais dinâmica, inclusiva e colaborativa.

Premiada em mais de 20 competições internacionais, a violonista estadunidense Marisa Sardo, nascida em Chicago e filha de pais italianos, desponta como uma das jovens artistas mais empolgantes da cena mundial. Marisa construiu uma carreira marcada por interpretações vibrantes e programas singulares, que abrangem obras da Europa, África e América do Sul, música escrita por mulheres.

Leia Também:  Gama e Asa Sul recebem o Circuito das Paróquias a partir desta sexta (25)

Aos 4 anos de idade, iniciou os estudos de violão e, ainda criança, já participava de concursos locais, conquistando os primeiros prêmios. Como solista convidada, Marisa já se apresentou em prestigiados palcos ao redor do mundo. A trajetória dela também inclui participações em renomadas séries de concertos e festivais. Além disso, atuou como intérprete em óperas como Beatrice and Benedict e Le Avventure du Roi Pausole. Seu talento e versatilidade também a levaram ao destaque em rádios  e TVs.

Em 2023, lançou seu álbum de estreia pelo selo Frameworks Records, com obras inovadoras de Sor, Mertz, Anton von Sehrwald e outros compositores. Marisa colabora ativamente com compositores contemporâneos na criação de novas obras para violão. Além da carreira como solista, Marisa é também professora. Leciona violão clássico e teoria musical na Arpeggiato Music School e na NEMPAC Music School, e atuou como professora assistente na Universidade de Indiana entre 2020 e 2022. Ministra aulas em inglês, italiano e espanhol, formando alunos de diferentes nacionalidades.

SERVIÇO:

O quê: O som feminino do violão clássico – concerto de Marisa Sardo

Quando: Sexta, 12 de setembro às 20 horas

Onde: CTJ Hall da Casa Thomas Jefferson, na 706/906 Sul

Quanto: Entrada franca.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

politica

DISTRITO FEDERAL

BRASIL E MUNDO

ECONOMIA

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA

Botão WhatsApp - Canal TI
Botão WhatsApp - Canal TI