Cultura
Projeto resgata a história do rock de Brasília com tecnologia, arte e educação

O museu virtual contará a história do rock candango através de fotos e histórias reais. Um jogo também será lançado para tornar a experiência interativa para alunos de escolas públicas do DF
O projeto 1KG de Rock pretende contribuir no resgate, preservação e disseminação da rica história do rock de Brasília, conectando diferentes gerações por meio da música e das tecnologias digitais. A iniciativa visa investigar as origens do chamado “rock candango” por meio de pesquisas com materiais jornalísticos e físicos como fotos, recortes de jornais, panfletos e depoimentos de personagens que marcaram a cena musical da capital. Neste primeiro momento, o foco será nas décadas de 60 e 70.
A proposta se desdobra em três frentes principais: o website https://historiadorockdf.com.br/ com informações sobre a história do rock de Brasília, desde a sua inauguração, funcionando como um museu virtual; a construção de um aplicativo em formato de game para apresentar o conteúdo de maneira lúdica a crianças e jovens e uma exposição itinerante com banners e textos informativos que circulará por três escolas públicas de Sobradinho, O CEF 3, o CEF Queima Lençol e o Centro Educacional Stella dos Cherubins Guimarães Trois.
As ações vão além da simples exposição do conteúdo. Cada escola receberá duas palestras temáticas com abordagem interdisciplinar: “Ciências, Física e Rock and Roll” e “O Rock como Cultura Transgressora”, que buscam promover reflexões sobre o papel da música na construção do pensamento crítico, da identidade cultural e da criatividade.
“O objetivo é criar essa interação entre a cultura rock, a cultura gamer, a ciência e a educação, visando enriquecer a experiência desses estudantes da rede pública de ensino do DF. O rock, como estilo de vida, é uma imensidão de conhecimentos e experiências, ao longo de décadas de uma diversidade de pessoas que ajudam a humanidade a ser mais humanizada, ao qual vêm se tornando cada vez mais necessário ser levado às escolas”, afirma Geldo Araújo, professor da Secretaria de Educação do DF e idealizador do projeto 1Kg de Rock
O público-alvo abrange estudantes da rede pública com interesse em música, cultura e arte; músicos e bandas locais — desde artistas consagrados a novos talentos da cena underground e entusiastas do rock de todas as idades, além de educadores e instituições de ensino que poderão usar o material como ferramenta pedagógica. Outra iniciativa é um espaço para as bandas também contarem essas histórias com um simples cadastro no site.
A iniciativa surge como uma ponte entre passado e presente, valorizando a importância do rock brasiliense como movimento cultural e político, e propondo um olhar moderno e acessível sobre essa história que continua viva, pulsando nos palcos alternativos da cidade.
“A pesquisa foi dividida em 2 etapas, a busca bibliografia que abordasse o assunto da história do rock de Brasília nos anos 60 e 70 e isso eu tirei de duas fontes principais, o livro da Fátima Bueno, que chama “Do Peixe Vivo à Geração Coca Cola”, e a tese de doutorado, do Clodo Ferreira. E depois, na segunda etapa, eu fiz entrevistas. A própria Fátima foi uma das entrevistadas, além do Marcos Pinheiro, que é o fundador do programa Cult 22, o Paulo Kauim que é autor do livro sobre o Teatro Rola Pedra e com o Ari de Barros, fundador do Ferrock” explica a pesquisadora Nina Puglia.
SERVIÇO:
Projeto 1KG de Rock – A história do rock de Brasília
Museu virtual: https://historiadorockdf.com.br/
Redes sociais: @1kgderock

BRASIL
“Parte da Gente: Por uma Ecologia do Encantamento” é lançado no Brasil às vésperas da COP30
Published
1 dia atráson
24 de setembro de 2025By
Gabriel
Unindo ciência e saberes ancestrais, arte e ética, propósito e décadas de vivência educacional, guia de educação ambiental propõe caminhos coletivos em prol da vida no planeta
Enquanto o Brasil se prepara para sediar a COP30, em novembro de 2025, na Amazônia, os alarmes da ciência não cessam: seis dos nove limites planetários já foram ultrapassados pela ação humana — incluindo o equilíbrio climático e a perda da biodiversidade. O cenário é de urgência, mas também de oportunidade. É nesse momento histórico que surge o Guia Parte da Gente: Por uma Ecologia do Encantamento, de Marco Aurélio Querubim – filósofo, artista, educador e mestre pela Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade (ESCAS) do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ).
O guia será lançado no dia 5 de outubro, em Luziânia (GO), durante a VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA), organizada pelo Ministério da Educação (MEC), o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), evento que antecede e prepara jovens de todo o Brasil para os debates da COP30.
Uma história de vida transformada em movimento coletivo
O nascimento do guia tem raízes em uma trajetória de três décadas. Ainda jovem, Querubim reuniu crianças e jovens para cantar em Araguari (MG). Daquele gesto singelo nasceu a Cia Cultural EMCANTAR, que já impactou mais de um milhão de pessoas com produtos artísticos, projetos socioeducativos e a criação da Pedagogia do Encantamento, reconhecida por unir arte, educação e desenvolvimento humano.
Entre palcos e salas de aula, o educador também percorreu, de bicicleta, o equivalente a mais de duas voltas ao redor do planeta. Nessas jornadas solitárias, amadureceu a pergunta que se tornou guia de sua vida: “Como cuidar do que não se ama, como amar o que não se conhece?”.
Dessa inquietação nasceram três obras complementares: o álbum e espetáculo musical Abraço no Planeta — que abrirá a CNIJMA — e o Guia Parte da Gente, um roteiro de experiências estéticas, educativas e éticas que qualquer pessoa pode percorrer, individual ou coletivamente.
Um guia que inspira e propõe caminhos práticos de mudança
Estruturado na chamada Tríade do Envolvimento – estética, epistêmica e ética –, o guia propõe um itinerário que parte do encantamento pela arte e pela natureza, passa pelo conhecimento científico e ancestral, e culmina em caminhos práticos de mudança. A mensagem é simples e poderosa: não basta desenvolver, é preciso se envolver.
O guia já foi colocado em prática em oficina com educadores em Uberlândia (MG), e os resultados confirmam sua potência transformadora:
“Sempre ouço falar temos que cuidar do planeta, mas hoje compreendi o por que realmente temos que cuidar do planeta, e compreender que vivemos num ciclo de vida, onde somos todos responsáveis uns pelos outros, me fez querer fazer a diferença naquilo que me é possível”, relata Cristina Moraes, educadora da rede pública que participou da experiência piloto.
“Trata-se de um roteiro que se provou especialmente eficaz ao suscitar transformações surpreendentes nos participantes de um curso de apenas quatro horas de vivências programadas e bem formuladas, não por meio de acusações, culpa ou medo, mas ao aflorar a beleza existente nas pessoas e na natureza. Essas poucas horas, na verdade, representam as três décadas de aprendizados e experiências que Querubim acumulou com ousadias poéticas e sensíveis, ajudando a tocar as pessoas profundamente. O Guia retrata ética com a vida aliada à estética do cuidado, despertando a sensibilidade e a vontade de envolvimento em soluções duradouras”, afirma Suzana M. Padua, doutora em sustentabilidade, Co-fundadora e Presidente do IPÊ e Professora da ESCAS.
Um chamado em tempos de COP30
Se a COP30 traz ao Brasil a responsabilidade histórica de ser palco das principais negociações globais sobre o futuro do clima, o Guia Parte da Gente reforça que grandes transformações só acontecem quando indivíduos se percebem como protagonistas.
“Este guia é fruto de 30 anos de vida dedicados à educação socioambiental, à arte e à mobilização coletiva. Mais do que um material de apoio, é um convite, uma proposta para que cada pessoa se envolva, se encante novamente com a vida e atue a partir desse encantamento”, convida Querubim.
Serviço
Lançamento do Guia Parte da Gente: Por uma Ecologia do Encantamento
- Data: 05 de outubro de 2025 às 19h
- Local: VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente – Luziânia (GO)
- Atividades: Espetáculo Abraço no Planeta e oficina vivencial do Guia com estudantes de todo o Brasil
- Link para download gratuito: https://www.emcantar.org/guia-parte-da-gente
* Após a Conferência, a Cia Cultural EMCANTAR segue em turnê, levando sua proposta de envolvimento sustentável para outras cidades. Próximas agendas: Araxá (12/10) e Goiânia (17/10).


Ministro Carlos Fávaro recebe representantes da ABCZ e Aprosoja Brasil para diálogo sobre medidas de apoio aos produtores rurais

Lei inclui Dia de São Miguel Arcanjo no calendário nacional

Divulgado o relatório final do Plano Decenal de Pesquisa de Recursos Minerais 2026-2035

Consulta pública: Caderno de Atenção Básica de Saúde dos Homens recebe contribuições até 16 de outubro

Captação de leite no Brasil cresce 9,3% no 2º trimestre; EUA lideram importações de lácteos de Goiás
politica


Comissão Especial sobre Inteligência Artificial é instalada na Câmara, mas especialistas alertam: “Projeto é insuficiente e democracia está em risco”
Instalada na Câmara dos Deputados, a comissão que analisará o PL da Inteligência Artificial reacende debate sobre os riscos...


Governo Federal reserva R$ 1,166 bilhão para segurança pública nos estados e no DF em 2025
Recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública serão liberados para as unidades federativas conforme os planos locais de aplicação do...


Deputado Wellington Luiz Propõe Banco de Dados para Registro de Condenados por Violência contra a Mulher no DF
O deputado Wellington Luiz apresentou um Projeto de Lei (PL) que propõe a criação de um banco de dados para...
DISTRITO FEDERAL


Brasília terá evento gratuito voltado para saúde vascular
Programação acontece no Parque da Cidade, no dia 27 de setembro No próximo sábado (27/9), a partir das 8h30, acontece...


Livro infanto-juvenil “O Reino dos Felizes” será lançado domingo em Brasília
No próximo domingo, dia 28 de setembro, às 16h, acontece o lançamento do livro infanto-juvenil “O Reino dos Felizes” com...


Cidadania nas Escolas completa dois anos e já conscientizou mais de 17 mil estudantes em 50 escolas do DF
Programa da Secretaria de Justiça e Cidadania leva debates sobre temas essenciais para dentro das salas de aula e fortalece...
BRASIL E MUNDO


Alta no preço dos aluguéis e queda nos FIIs: como o mercado imobiliário reage às mudanças econômicas
Especialista Daniel Claudino analisa os fatores que estão pressionando os aluguéis para cima e impactando a rentabilidade dos Fundos Imobiliários...


Clima de Cuidado: Lideranças Periféricas se Mobilizam no Recife por Financiamento Climático Justo
Evento reúne organizações de base do Grande Recife para construir diretrizes de financiamento climático das periferias rumo à COP30 Nos...


Chapada lança “Rota Viva Veadeiros” e mira mercado global de bem-estar
Sebrae-GO, Goiás Turismo, Associação Veadeiros e Associação de Terapeutas anunciam iniciativa em Alto Paraíso no dia 6; proposta integra natureza,...
ECONOMIA


Vítima relata golpe de R$ 90 mil aplicado por intermediário de consórcios em Campinas (SP)
No final de junho de 2025, um homem identificado como Igor foi vítima de um golpe financeiro estimado em...


Governo lança novo edital para renegociação de dívidas com até 133 parcelas e desconto de até 70%
Prazo para adesão vai até 30 de setembro de 2025 A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) publicou o Edital...


Contribuintes recorrem a empréstimos para antecipar restituição do Imposto de Renda
Especialistas alertam para cuidados com taxas e condições contratuais Com o início das declarações do Imposto de Renda 2025,...
ESPORTES


Palmeiras atropela River e garante Vaga na Semifinal da Libertadores
O Allianz Parque foi palco de uma noite inesquecível nesta quarta-feira, onde o Palmeiras carimbou sua passagem para a semifinal...


Grêmio e Botafogo empatam em duelo movimentado na Arena
Em um confronto disputado e repleto de emoções, Grêmio e Botafogo empataram em 1 a 1 na noite desta quarta-feira,...


Atlético-MG vence Bolívar e garante vaga na semifinal da Sul-Americana
O Atlético-MG garantiu sua classificação para a semifinal da Copa Sul-Americana nesta quarta-feira, ao vencer o Bolívar por 1 a...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
AGRONEGÓCIO6 dias atrás
Preços do frango sobem no mercado interno e exportações mantêm ritmo positivo
-
AGRONEGÓCIO6 dias atrás
Setembro Começa com Etanol Mais Caro e Gasolina em Leve Queda, Aponta Edenred Ticket Log
-
DISTRITO FEDERAL2 dias atrás
Aparelhagem Crocodilo estreia em Brasília no Festival Paredão Ocupa o Museu, no CCBB
-
BRASIL6 dias atrás
Nesta terça-feira, série Crua apresenta o artista niteroiense Marcelo Conceição