BRASÍLIA

DISTRITO FEDERAL

Volteios Que o Mundo Dá leva circo de rua a quatro cidades do DF

Publicado em

Espetáculo de bicicleta acrobática, música e malabares ocupa praças públicas em setembro, com entrada gratuita e classificação livre

Nos dias 13, 14, 20 e 21 de setembro, o espetáculo Volteios Que o Mundo Dá aterrissa em quatro regiões administrativas do DF. A performance que mistura bicicleta acrobática, música e malabarismo, acontecerá em praças públicas de Planaltina, Cidade Estrutural, Brazlândia e Ceilândia. Livre para todas as idades, a montagem reúne humor, fantasia e afeto em uma narrativa que valoriza a amizade, a reinvenção diante dos desafios cotidianos e a magia do encontro. As apresentações começam sempre às 17h30 e contam com entrada gratuita.

A circulação começa no dia 13 de setembro, na Praça Salviano Monteiro Guimarães (Setor Tradicional – Praça do Museu), em Planaltina. No dia seguinte, 14 de setembro, será a vez da Praça Central, no Setor Central da Estrutural. Já no dia 20 de setembro, a apresentação acontece na quadra 12 do Setor Tradicional, em Brazlândia, e no dia 21 chega à Praça dos Direitos, em frente à estação Ceilândia Norte, em Ceilândia.

Leia Também:  Ibaneis Rocha faz o Distrito Federal pujante e com potencial para crescer mais ainda

Além do espetáculo, o público poderá participar de oficinas de manutenção de bicicletas em Planaltina e Estrutural, sempre às 15h, nos dias 13 e 14. Para ampliar o acesso, também serão oferecidos recursos de acessibilidade: intérprete de Libras em Planaltina e audiodescrição em Ceilândia.

Segundo os artistas, o objetivo da circulação é ocupar a cidade e ressignificar espaços coletivos, levando a arte para quem muitas vezes não tem acesso a teatros e outros equipamentos culturais. “Queremos ir ao encontro do povo, dialogar com outras periferias como a nossa, oferecer um momento diferente para quem passa na rua. Nosso desejo é que as histórias que contamos despertem memórias, provoquem risadas e emocionem de maneira leve e inesperada”, afirma Drisana Alarcão, artista circense e coordenadora do projeto

Drisana destaca ainda a escolha da bicicleta como aparelho circense, não só pela originalidade no Brasil, mas também por sua forte presença nas periferias: “É um veículo cotidiano que ganha um novo significado em cena, mostrando que também é possível fazer arte com os elementos da vida de todo dia”, completa.

Leia Também:  José Humberto ovacionado em Almoço de Empresários em comemoração aos 54 anos de Ceilândia

Na cena, Drisana Alarcão e Luciano Czar dão vida a dois personagens que atravessam mundos entre acrobacias, malabares e música, em busca de algo mágico. A direção é de Cristian Paz, com produção de Mariana Camargo, sonoplastia de Gabriel dos Santos e direção musical de Israel Colonna.

SERVIÇO:

Volteios Que o Mundo Dá

  • 13 de setembro, na Praça Salviano Monteiro Guimarães (Setor Tradicional – Praça do Museu), em Planaltina.

  • 14 de setembro, na Praça Central, no Setor Central da Estrutural.

  • 20 de setembro, na quadra 12 do Setor Tradicional, em Brazlândia.

  • 21 de setembro na Praça dos Direitos, em frente à estação Ceilândia Norte, em Ceilândia.

 

      Sempre às 17:30

      Entrada gratuita

      Classificação Livre

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

DISTRITO FEDERAL

O som feminino no violão clássico no CTJ Hall

Published

on

By

Violonista estadunidense Marisa Sardo se apresenta gratuitamente em Brasília

Tem atração internacional no palco do CTJ Hall da Casa Thomas Jefferson nesta sexta-feira, 12 de setembro. A violonista estadunidense Marisa Sardo fará uma apresentação gratuita, a partir das 20 horas, no mais importante espaço da música de câmara do Centro-Oeste brasileiro. E nem é necessário retirar os ingressos antecipadamente. Basta comparecer à Thomas da 706/906 Sul.

Marisa Sardo é reconhecida pelo “som feminino” ressonante, enérgico e marcado pela técnica, imaginação e sensibilidade artística da mulher. A proposta da artista é destacar músicas diversas e autênticas sob a perspectiva feminina e apresentá-las ao redor do mundo com a força do som que a define, não apenas no violão, mas em toda a música de concerto. Para a artista, o violão exige a participação integral do corpo e dos sentidos – das pontas dos dedos à escuta atenta. “Meus concertos convidam o público a descobrir esse som feminino único e a compreender como a feminilidade nas performances é significativa e poderosa”, explica.

A violonista destaca que as apresentações pretendem desafiar expectativas tradicionais da plateia do violão clássico e atrair novos públicos, mais diversos e vibrantes, essenciais para o crescimento e modernização desse universo musical. “Nesta turnê, apresentarei ao mundo uma nova perspectiva sobre mulheres intérpretes e compositoras, ressaltando as características que definem a performance feminina”, adianta.

O programa inclui obras de grandes nomes dos séculos XIX e XX, além de estreias mundiais e composições contemporâneas, muitas delas escritas por compositoras e compositores de origens étnicas diversas, incluindo peças dedicadas especialmente a Marisa. Entre os nomes presentes no repertório estão Emilia Giuliani, Olga Amelkina-Vera, Leo Brouwer, Clarice Assad, Keiko Fujiie, Dale Kavanagh, Anton von Sehrwald, dentre outros.

Leia Também:  Chegada do Papai Noel e Brinquedão Natal Luz prometem encantar as crianças no DF Plaza Shopping

Marisa Sardo é pós-graduada em Performance pela New England Conservatory (2023), mestre em Violão Clássico pela Indiana University Jacobs School of Music (2022) e bacharel pela Northwestern University (2020), com dupla formação em Performance de Violão Clássico e Cognição Musical, além de uma habilitação em Composição. Possui longos anos de experiência no ensino de violão e teoria musical para públicos internacionais.

Sobra a artista

Marisa Sardo, como solista, conquistou dezenas de prêmios em competições internacionais e se apresentou em vários países de três continentes. Ela ultrapassa a condição de solista e concertista para alcançar o status de uma verdadeira embaixadora cultural. Por meio de um repertório diverso e instigante, a violonista propõe a valorização do som feminino como elemento vital para novas conexões entre formas de arte e tradições musicais, construindo uma comunidade artística internacional mais dinâmica, inclusiva e colaborativa.

Premiada em mais de 20 competições internacionais, a violonista estadunidense Marisa Sardo, nascida em Chicago e filha de pais italianos, desponta como uma das jovens artistas mais empolgantes da cena mundial. Marisa construiu uma carreira marcada por interpretações vibrantes e programas singulares, que abrangem obras da Europa, África e América do Sul, música escrita por mulheres.

Leia Também:  Última semana da temporada “Amazônia em Movimento”, com o Corpo de Dança do Amazonas no CCBB Brasília

Aos 4 anos de idade, iniciou os estudos de violão e, ainda criança, já participava de concursos locais, conquistando os primeiros prêmios. Como solista convidada, Marisa já se apresentou em prestigiados palcos ao redor do mundo. A trajetória dela também inclui participações em renomadas séries de concertos e festivais. Além disso, atuou como intérprete em óperas como Beatrice and Benedict e Le Avventure du Roi Pausole. Seu talento e versatilidade também a levaram ao destaque em rádios  e TVs.

Em 2023, lançou seu álbum de estreia pelo selo Frameworks Records, com obras inovadoras de Sor, Mertz, Anton von Sehrwald e outros compositores. Marisa colabora ativamente com compositores contemporâneos na criação de novas obras para violão. Além da carreira como solista, Marisa é também professora. Leciona violão clássico e teoria musical na Arpeggiato Music School e na NEMPAC Music School, e atuou como professora assistente na Universidade de Indiana entre 2020 e 2022. Ministra aulas em inglês, italiano e espanhol, formando alunos de diferentes nacionalidades.

SERVIÇO:

O quê: O som feminino do violão clássico – concerto de Marisa Sardo

Quando: Sexta, 12 de setembro às 20 horas

Onde: CTJ Hall da Casa Thomas Jefferson, na 706/906 Sul

Quanto: Entrada franca.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

politica

DISTRITO FEDERAL

BRASIL E MUNDO

ECONOMIA

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA

Botão WhatsApp - Canal TI
Botão WhatsApp - Canal TI