BRASÍLIA

EDUCAÇÃO

MEC cria Bolsa Permanência para estudantes do Mais Médicos

Publicado em

O Ministério da Educação (MEC) publicou nesta segunda-feira, 22 de setembro, a Portaria nº 655/2025, que institui o Programa Bolsa Permanência (PBP) a estudantes de graduação, matriculados em cursos de medicina das universidades federais e das instituições de ensino superior privadas que participam do Mais Médicos, conforme previsto na Lei nº 12.871/2013, que institui o Mais Médicos. 

Serão ofertadas 1.500 novas bolsas no valor de R$ 700, a serem pagas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), no início de 2026. Para isso, o MEC fará um investimento anual de R$ 12,6 milhões. O programa busca minimizar as desigualdades sociais e contribuir para permanência e diplomação de estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Além dos novos incentivos, o MEC garantiu, em 2025, recursos para o pagamento de mais de 17,5 mil bolsas do PBP para atender os estudantes indígenas e quilombolas cadastrados no programa. 

Para o secretário de Educação Superior, Marcus David, a bolsa permanência para estudantes do Mais Médicos é uma importante e necessária política de inclusão social pela educação. “Essa normativa democratiza e garante condições de permanência, promovendo mais diversidade entre os médicos formados e aptos a garantir o direito à saúde da população. A portaria publicada hoje reforça o compromisso do governo federal, por meio do MEC, com a educação superior inclusiva e de qualidade”, afirma. 

Leia Também:  MEC abre reunião de gestores da Rede Federal

Para receber a bolsa, os estudantes devem ter renda bruta familiar por pessoa de até 1 salário mínimo e meio e estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico); ter matrícula ativa em um curso de medicina em universidades federais ou instituições de ensino superior privadas que participam do Programa Mais Médicos; não ter concluído qualquer outro curso superior; e não ser beneficiário do programa de Bolsa Permanência. 

O edital com todas as regras e cronograma do programa deve ser publicado em breve. Após a finalização do processo de adesão das instituições, que deve ocorrer em outubro, o MEC abre o período de inscrições para os estudantes elegíveis, previsto também para o próximo mês. A seleção dos estudantes será realizada pelas instituições de ensino superior participantes, que deverão definir prazos e procedimentos de seleção em edital próprio. 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Superior (Sesu) 

Fonte: Ministério da Educação

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

EDUCAÇÃO

Entrega de kits da Corrida MEC 95 Anos começa hoje (25)

Published

on

O Ministério da Educação (MEC) começou, nesta quinta-feira, 25 de setembro, a entregar os kits da Corrida e Caminhada MEC 95 Anos, que integra as comemorações pelos 95 anos da pasta. Os materiais devem ser retirados até o dia 27 de setembro, das 10h às 20h, no Jardim Urbano do Shopping Conjunto Nacional, Piso 3, em Brasília, mediante apresentação de documento de identificação com foto e comprovante de inscrição.   

Entre os itens, cada participante receberá uma pulseira, obrigatória para acesso e participação na corrida. Para a retirada, é necessário doar um caderno capa dura brochura (80 a 100 folhas) ou uma caixa de lápis de cor (12 cores). A doação é obrigatória. As informações completas sobre a retirada de kits estão disponíveis na página da corrida, no portal do MEC, e podem ser conferidas aqui

A concentração será às 6h30 (horário de Brasília), em frente ao Bloco L, na Esplanada dos Ministérios, com largada dos percursos das corridas de 5 km e 10 km prevista para 7h e da caminhada para 7h15. Além da competição, a programação também conta com atrações culturais e premiação com sorteios. O encerramento está previsto para 13h.  

Leia Também:  "Estácio de Portas Abertas" promove evento com dia de orientação para nortear a escolha do futuro profissional

Os participantes inscritos nos percursos das corridas de 5 km e 10 km, no dia da prova, deverão fixar o número de peito em que consta o chip para aferição da cronometragem e validação do resultado.  

Estrutura – O estacionamento do edifício-sede do MEC será fechado a partir das 20h da quinta-feira (25) para a montagem da estrutura da corrida e da festa. No dia do evento, não será permitido o acesso às dependências do ministério (sede e anexos). A recomendação é utilizar os estacionamentos dos órgãos vizinhos.  

Assessoria de Comunicação Social do MEC  

Fonte: Ministério da Educação

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

politica

DISTRITO FEDERAL

BRASIL E MUNDO

ECONOMIA

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA

Botão WhatsApp - Canal TI
Botão WhatsApp - Canal TI