BRASÍLIA

Nacional

MME retira Lote II de leilão e garante segurança no suprimento de energia no Amazonas

Publicado em

O Ministério de Minas e Energia (MME) e a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anunciaram a retirada do Lote II do Leilão para Suprimento aos Sistemas Isolados, cuja sessão pública está prevista para a próxima sexta-feira (26/09). A decisão reforça o papel do MME na condução da política energética nacional, priorizando a segurança do suprimento e a previsibilidade para os consumidores.

O Lote II previa o atendimento a cinco localidades do Amazonas: Anamã, Anori, Caapiranga, Codajás e Coari. Essas regiões, que ficam próximas ao gasoduto Coari-Manaus, teriam uma disponibilidade total de potência de 48.253 quilowatts (kW). Os contratos resultantes do certame estavam projetados para iniciar entre 2027 e 2030, com duração de 15 anos, estendendo-se até 2042 e 2045.

Análises técnicas do MME concluíram que, a partir importantes avanços relacionados ao suprimento de gás natural a partir de 2030, a manutenção do Lote II representaria maior risco de arrependimento do que sua retirada, até que haja mais clareza sobre o futuro custo do transporte de gás na região.

Leia Também:  Gratuidade até 80 kWh mensais para beneficiários da Tarifa Social de Energia Elétrica começa em julho

As empresas que apresentaram propostas para o Lote II terão suas garantias devolvidas pelo agente custodiante contratado pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). Esse reembolso ocorrerá automaticamente, no prazo de até cinco dias úteis, a partir da emissão do comunicado oficial da Comissão Permanente de Leilões da ANEEL, em conformidade com o item 18.10 do edital.

O MME destaca que sua prioridade é assegurar a segurança energética da população local, atuando para equilibrar inovação, sustentabilidade e previsibilidade no atendimento às populações que vivem em sistemas isolados da rede elétrica. Nesse sentido, atuará em conjunto com a ANEEL e demais instituições competentes para garantir soluções estruturais e conjunturais que assegurem o fornecimento de energia elétrica às comunidades de Anamã, Anori, Caapiranga, Codajás e Coari. O Leilão nº 1/2025 segue mantido para os demais lotes, abrangendo seis localidades nos estados do Amazonas e Pará.

Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: 
(61) 2032-5759 | E-mail: [email protected]


 Instagram ●  Twitter ●  Facebook ●  YouTube ●  Flickr ●  LinkedIn

Leia Também:  Seminário destaca papel do Gás Para Empregar para impulsionar desenvolvimento da indústria nacional

Fonte: Ministério de Minas e Energia

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Nacional

Silveira recebe governador em exercício de Tocantins para tratar de potencialidades minerais do estado

Published

on

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, recebeu nesta quinta-feira (25/9) o governador em exercício de Tocantins, Laurez Moreira, em reunião que contou também com a presença do senador Irajá Silvestre e do deputado federal Thiago Dimas. O encontro teve como pauta as possibilidades geológicas do estado para a mineração, com destaque para o potássio, os remineralizadores (insumos agrícolas produzidos a partir da moagem de rochas naturais) e, especialmente, as terras-raras.

“Eu sempre defendo que precisamos conhecer, em detalhe, todas as riquezas do Brasil. Hoje o governador em exercício do Tocantins nos trouxe perspectivas muito promissoras para o futuro estratégico que nossa gestão defende, que foca os esforços na defesa de uma transição energética segura e sustentável. Esse é um passo fundamental para que possamos transformar vocações geológicas em desenvolvimento sustentável, geração de emprego e renda”, afirmou o ministro Alexandre Silveira.

Na ocasião, a comitiva apresentou ao ministro um convênio firmado entre o governo estadual e o Serviço Geológico Brasileiro (SGB), vinculado ao Ministério de Minas e Energia (MME), voltado à modernização do mapeamento geológico em Tocantins. O trabalho prevê a calibração das análises, elevando a precisão dos mapas de 1:500.000 para 1:100.000, o que permitirá identificar com mais clareza o potencial mineral da região.

Leia Também:  Brasil e França reforçam cooperação no combate ao crime organizado e à desinformação

Terras-raras na transição energética
As terras-raras, citadas como destaque por Laurez no estado, são um grupo de 17 elementos químicos fundamentais para tecnologias modernas e de baixo carbono. No setor energético, estão presentes em turbinas eólicas, painéis solares, veículos elétricos e sistemas de transmissão de energia, tornando-se insumos estratégicos para a transição energética global.

Por seu uso em ímãs permanentes de alto desempenho, ligas metálicas especiais e equipamentos eletrônicos, esses minerais contribuem para aumentar a eficiência de fontes renováveis e para acelerar a eletrificação da mobilidade. O Brasil, que possui reservas expressivas, tem atuado com grande destaque na cadeia mundial de fornecimento, ao mesmo tempo em que impulsiona sua própria descarbonização e neoindustrialização.

Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: (61) 2032-5759 Email: [email protected]


 Instagram ●  Twitter ●  Facebook ●  YouTube ●  Flickr ●  LinkedIn

Fonte: Ministério de Minas e Energia

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

politica

DISTRITO FEDERAL

BRASIL E MUNDO

ECONOMIA

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA

Botão WhatsApp - Canal TI
Botão WhatsApp - Canal TI