BRASÍLIA

Nacional

Polícia Civil de Minas Gerais, com apoio do MJSP, prende jovem por atos infracionais análogos a crimes sexuais e de tortura

Publicado em

Brasília, 22/09/2025 – A Polícia Civil de Minas Gerais (PC/MG), com apoio técnico do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), cumpriu mandado de prisão contra um jovem de 20 anos, investigado por crimes análogos a estupro de vulnerável, tortura, induzimento à automutilação, associação criminosa e produção e armazenamento de pornografia infantil. A operação foi realizada na sexta-feira (19), em Juiz de Fora (MG), e divulgada nesta segunda-feira (22).

Diante da gravidade do caso, a prisão em flagrante foi convertida em preventiva para garantir a continuidade das investigações. O delegado Márcio Rocha destacou que a Polícia Civil está atenta a grupos criminosos que atuam de forma oculta em ambientes virtuais: “A Polícia Civil vai encontrar um por um que esteja cometendo atrocidades contra jovens mineiros”.

A medida foi autorizada pela Vara da Infância e Juventude da Comarca de Juiz de Fora. Na ação, foram apreendidos computadores, celulares e mídias digitais, que passarão por perícia para identificar arquivos relacionados à exploração sexual de crianças e adolescentes, registros de automutilação induzida e eventuais compartilhamentos em plataformas virtuais.

Leia Também:  Código de Defesa do Consumidor ganha versões acessíveis para pessoas com deficiência e com baixo letramento

O trabalho contou com o apoio do Laboratório de Operações Cibernéticas (Ciberlab), vinculado à Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (Diopi) da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/MJSP). O Ciberlab contribuiu com ferramentas de análise digital e técnicas de rastreamento no ambiente cibernético, auxiliando na localização do investigado.

Apreensões

Durante as buscas, foram apreendidos um computador, um celular, uma porção de maconha e comprimidos de Artane, medicamento que pode causar alucinações quando usado de forma irregular.

Com autorização judicial, os investigadores realizaram análise imediata dos dispositivos e encontraram vídeos e imagens de adolescentes em situações de violência, automutilação induzida, sadismo e pornografia. O conteúdo estava em um aplicativo de mensagens e em uma rede social de voz usada por gamers. Todo o material será periciado para identificar arquivos e possíveis compartilhamentos.

As apurações também revelaram que o jovem já tinha um mandado de internação por outro crime. Ele teria mantido uma adolescente em cárcere privado por 15 dias, período em que drogou a vítima, administrou medicamentos, a induziu à automutilação e registrou os abusos, que depois foram divulgados na internet.

Leia Também:  MJSP participa do lançamento de núcleo de responsabilidade social do Fórum Empresas com Refugiados, em Manaus

Investigações

As investigações indicam ainda a existência de um grupo organizado em ambiente virtual, que utilizava servidores e plataformas digitais para aliciar e coagir adolescentes, submetendo as vítimas a abusos sexuais, tortura psicológica e física, além da produção e difusão de material ilícito.

Alerta aos pais

A PC/MG reforça a importância da atenção constante de pais e responsáveis ao uso de redes sociais por crianças e adolescentes. O acompanhamento da vida digital, aliado ao diálogo, é fundamental para prevenir abordagens criminosas.

“As denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo Disque 100, pelo 181 – Disque Denúncia Unificado – ou diretamente nas unidades da Polícia Civil”, reforçou o delegado Márcio Rocha.

Com informações da PC/MG

Fonte: Ministério da Justiça e Segurança Pública

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Nacional

Silveira recebe governador em exercício de Tocantins para tratar de potencialidades minerais do estado

Published

on

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, recebeu nesta quinta-feira (25/9) o governador em exercício de Tocantins, Laurez Moreira, em reunião que contou também com a presença do senador Irajá Silvestre e do deputado federal Thiago Dimas. O encontro teve como pauta as possibilidades geológicas do estado para a mineração, com destaque para o potássio, os remineralizadores (insumos agrícolas produzidos a partir da moagem de rochas naturais) e, especialmente, as terras-raras.

“Eu sempre defendo que precisamos conhecer, em detalhe, todas as riquezas do Brasil. Hoje o governador em exercício do Tocantins nos trouxe perspectivas muito promissoras para o futuro estratégico que nossa gestão defende, que foca os esforços na defesa de uma transição energética segura e sustentável. Esse é um passo fundamental para que possamos transformar vocações geológicas em desenvolvimento sustentável, geração de emprego e renda”, afirmou o ministro Alexandre Silveira.

Na ocasião, a comitiva apresentou ao ministro um convênio firmado entre o governo estadual e o Serviço Geológico Brasileiro (SGB), vinculado ao Ministério de Minas e Energia (MME), voltado à modernização do mapeamento geológico em Tocantins. O trabalho prevê a calibração das análises, elevando a precisão dos mapas de 1:500.000 para 1:100.000, o que permitirá identificar com mais clareza o potencial mineral da região.

Leia Também:  MJSP participa do lançamento de núcleo de responsabilidade social do Fórum Empresas com Refugiados, em Manaus

Terras-raras na transição energética
As terras-raras, citadas como destaque por Laurez no estado, são um grupo de 17 elementos químicos fundamentais para tecnologias modernas e de baixo carbono. No setor energético, estão presentes em turbinas eólicas, painéis solares, veículos elétricos e sistemas de transmissão de energia, tornando-se insumos estratégicos para a transição energética global.

Por seu uso em ímãs permanentes de alto desempenho, ligas metálicas especiais e equipamentos eletrônicos, esses minerais contribuem para aumentar a eficiência de fontes renováveis e para acelerar a eletrificação da mobilidade. O Brasil, que possui reservas expressivas, tem atuado com grande destaque na cadeia mundial de fornecimento, ao mesmo tempo em que impulsiona sua própria descarbonização e neoindustrialização.

Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: (61) 2032-5759 Email: [email protected]


 Instagram ●  Twitter ●  Facebook ●  YouTube ●  Flickr ●  LinkedIn

Fonte: Ministério de Minas e Energia

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

politica

DISTRITO FEDERAL

BRASIL E MUNDO

ECONOMIA

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA

Botão WhatsApp - Canal TI
Botão WhatsApp - Canal TI