Responsabilidade Social
Louvre Hotels Group – Brazil dá início à jornada ESG com consultoria da Geração Social

Foto: Paulo Michel – CEO da rede Louvre Hotels Group – Brazil
Rede contrata assessoria especializada para alinhar o planejamento das ações ligadas à agenda sustentável em seus 15 hotéis pelo país
A inserção de questões socioambientais e de governança se tornou um grande desafio dos setores de turismo e hotelaria no país. Compromissada com a agenda ESG, a Louvre Hotels Group – Brazil busca, agora, amadurecer e tornar ainda mais estratégicas suas ações. Para isso, contratou a Geração Social, empresa de consultoria e assessoria especializada no tema, que orientará os próximos passos da jornada ESG da rede.
Integrante do Ecossistema Great People/GPTW, em um primeiro momento, a Geração Social mapeará as iniciativas da Louvre voltadas a questões ambientais, sociais e de governança, definindo prioridades capazes de alinhar processos, gerenciar riscos e estimular uma cultura de transformação.
O trabalho ocorrerá em três etapas: relatório de práticas, diagnóstico de sustentabilidade e acompanhamento dos planos de ação. O término está previsto para dezembro deste ano.
A parceria tem o objetivo de permitir à Louvre criar uma ação integrada entre os 15 hotéis da rede, que resulte em impactos positivos não só internamente, mas também para hóspedes, parceiros de negócios e sociedade em geral. Há o intuito ainda de disseminar conhecimento e engajar líderes e colaboradores na jornada.
“A percepção do que significa gerar valor mudou. Estamos atentos às novas exigências e necessidades do mercado. Cada vez mais, nos preocupamos em minimizar emissões de CO², em não poluir o ambiente com materiais plásticos e com desperdício de recursos naturais, entre outros cuidados. Adotamos um conceito abrangente, atento de fato ao futuro do nosso ecossistema. Os próprios hóspedes estão muito sensíveis e exigentes em relação ao tema”, afirma o CEO da rede Louvre Hotels Group – Brazil, Paulo Michel.
Na etapa de diagnóstico, a Geração Social vai se dedicar à compreensão e à classificação do nível de sustentabilidade da Louvre, ações já realizadas e onde estão os pontos que podem ser aprimorados.
“Dentre as possibilidades para realizar a avaliação, optamos pelo Sistema B para o diagnóstico da Louvre, para entendermos a comparação das ações com o mercado em relação aos pilares governança, trabalhadores, comunidade, meio ambiente e clientes. No final, temos uma pontuação de acordo com o desempenho em cada pilar”, explica Bruna Molessani, Consultora em ESG e Sustentabilidade da Geração Social.
“Para construir essa jornada, as lideranças de cada unidade estão envolvidas por meio de um grupo de trabalho para pensar em estratégia ESG, garantir engajamento, capacitação técnica dos temas e ter uma cultura de sustentabilidade”, complementa a consultora.
Sobre a Louvre Hotels Group – Brazil
É uma empresa do segmento hoteleiro, subsidiada à francesa Louvre Hotels Group e responsável pela administração e comercialização de hotéis das marcas Royal Tulip, Golden Tulip e Tulip Inn. A rede reúne em seu portfólio atual 15 hotéis distribuídos estrategicamente pelo país: Natal (RN), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Sete Lagoas (MG), Ribeirão Preto (SP), São José dos Campos (SP), Sorocaba (SP), Holambra (SP), Itaguaí (RJ), Campos dos Goytacazes (RJ), Macaé (RJ), Vitória (ES), Vila Velha (ES) e Brasília (DF), onde tem duas unidades.

Responsabilidade Social
Natura reafirma protagonismo e lidera ranking de responsabilidade ESG no Brasil pelo 11º ano consecutivo
Published
4 meses atráson
25 de maio de 2025
Ana Costa_Crédito Roberto Setton.
Companhia se destaca, mais uma vez, como referência nos três pilares do Ranking Merco de Responsabilidade ESG 2024: Meio Ambiente, Âmbito Social e Governança
A Natura lidera, pelo 11º ano consecutivo, o Ranking Merco de Responsabilidade ESG, reafirmando seu protagonismo em práticas ambientais, sociais e de governança no Brasil. Além do consolidado ESG, a companhia ocupa a primeira colocação nas três categorias que compõem a avaliação: Meio Ambiente (E), Âmbito Interno, Clientes e Sociedade (S) e Ética e Governança Corporativa (G).
Para Ana Costa, Vice-Presidente de Sustentabilidade, Jurídico e Reputação Corporativa da Natura, este reconhecimento reforça que o compromisso da Natura com a vida não irá retroceder. “É essa coerência e consistência que nos guia. Os princípios ESG seguem como base de nossas decisões, impulsionando inovações de negócios que geram conservação ambiental, diversidade, educação e valor compartilhado para as futuras gerações. Em 2024, aceleramos nossa agenda de regeneração, um compromisso que expressa o nosso propósito de promover a prosperidade em indivíduos, comunidades, na natureza, e nas relações que nos conectam”, ressalta.
O levantamento é produzido pelo Monitor Empresarial de Reputação Corporativa (Merco), que realiza pesquisa e monitoramento reputacional na América Latina desde 2000. Atualmente, a Merco está presente em mais de 19 países.
A metodologia de análise utiliza mais de 25 diferentes fontes de informação, consolidadas em mais de 11 mil entrevistas. As empresas são inicialmente indicadas por membros da alta direção de companhias com faturamento superior a R$200 milhões por ano no país, seguido de entrevistas com grupos diversos, como especialistas em responsabilidade social corporativa, analistas financeiros, entre outros. O ranking também inclui a medição de Merco Sociedade, que avalia a reputação da perspectiva cidadã, e Merco Digital, que considera as conversas geradas nos meios digitais.
Compromisso histórico
A Natura tem uma trajetória de pioneirismo na implementação de um modelo de negócio que transcende a geração de lucro e que busca promover maior valor compartilhado para todos os atores envolvidos em sua cadeia de valor. Reconhecida por seu modelo de negócio sustentável, atua há mais de 25 anos na Amazônia, onde ajuda a conservar 2,2 milhões de hectares de floresta e gera benefícios para mais de 10 mil famílias.
Neutra em carbono desde 2007 e a caminho do Net Zero, desde 2014 a Natura é certificada como Empresa B. A linha Ekos, símbolo da relação da marca com a Amazônia, é certificada pela União para o Biocomércio Ético (UEBT), e a cadeia de castanha da Natura recebeu a certificação UEBT Regenerativa em 2024. A Natura cria produtos livres de crueldade animal, que levam o Bem Estar Bem a quatorze países na América Latina por meio de seu modelo ominicanal, composto de lojas físicas, e-commerce e mais de 3,1 milhão de Consultoras de Beleza na região.
A Natura tem o compromisso de ser um negócio de impacto socioambiental positivo, direcionamento que sempre fez parte da essência da marca. Para respaldar essa estratégia, que coloca desafios socioambientais no centro das estratégias de negócio, a companhia mensura os impactos capitais naturais, sociais e humanos de sua atuação para além dos resultados financeiros. E após mais de uma década de inovação ao lado de parceiros como a Capitals Coalition e a Valuing Impact, a empresa passou a implementar, em 2022, de forma pioneira, o Integrated Profit and Loss (IP&L).
A ferramenta atesta que o impacto somado da empresa sobre a natureza, a sociedade e as pessoas registram saldo positivo. Em 2024, o IP&L registrou um impacto líquido positivo de R$ 50,5 bilhões para a sociedade nas operações da América Latina. Assim, para cada R$ 1 em receita obtida pela empresa, R$ 2,5 foram gerados em impacto socioambiental positivo. A meta prevista para 2030, é que a empresa gere impacto positivo líquido quatro vezes maior que o resultado de sua receita.
Até 2050, a Natura pretende se tornar uma empresa fundamentalmente regenerativa, e para isso compreende que mudanças significativas só são possíveis por meio de ações urgentes e coletivas. Por isso, busca engajar e mobilizar diferentes stakeholders para o avanço em práticas regenerativas em toda a sua cadeia de valor.
Sobre a Merco
A Merco é a mais completa referência para a avaliação de Reputação Corporativa para a América Latina e avalia a reputação das organizações desde 2000. Reconhecido como o único monitor auditado do mundo, realiza no Brasil atualmente quatro monitores: Ranking Reputação Empresas; Reputação Líderes Empresariais; Responsabilidade ESG e o Ranking Merco Talento. Baseando-se em uma metodologia multistakeholder composta por seis avaliações e 26 fontes de informação, a Merco está presente em dezenove países, fornecendo uma variedade de monitores especializados, cada um adaptado às necessidades únicas de seus clientes.
Sobre a Natura
Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira, líder em beleza e cuidados pessoais na América Latina. Conta com 3,5 milhões de Consultoras na América Latina, sendo líder no setor de venda direta no Brasil. Foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação de empresa B no mundo, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. É também a primeira empresa brasileira a conquistar o selo “The Leaping Bunny”, concedido pela organização de proteção animal Cruelty Free International, em 2018, que atesta o compromisso da empresa com a não realização de testes em animais de seus produtos ou ingredientes. Com operações na Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Estados Unidos, França, México e Peru, os produtos da marca Natura podem ser adquiridos com as Consultoras, por meio do e-commerce, app Natura, nas lojas próprias ou nas franquias “Aqui tem Natura”. Para mais informações, visite www.natura.com.br ou acesse os perfis da empresa nas redes sociais: LinkedIn, Facebook e Instagram


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