BRASÍLIA

Turismo

Dia Mundial do Turismo reforça importância da transformação sustentável no turismo

Publicado em

Neste sábado (27/09) é celebrado o Dia Mundial do Turismo, uma data criada pela ONU em 1980 para reconhecer a importância de um dos setores econômicos que mais crescem e se transformam no planeta. Em 2025, sob o tema “Turismo e Transformação Sustentável”, a celebração ganha um significado especial para o Brasil, que atualmente ocupa a presidência do Conselho Executivo da ONU Turismo, liderando as discussões globais sobre o futuro da atividade.

O dia 27 de setembro foi escolhido para a celebração por marcar o aniversário da adoção dos Estatutos da ONU Turismo, em 1970, um passo decisivo para a consolidação do setor em escala global. A cada ano, a celebração convida a comunidade internacional a refletir sobre um tema diferente, e os três pilares de 2025 (governança, inovação e investimentos sustentáveis), dialogam diretamente com as prioridades do turismo moderno: um setor mais inteligente, inclusivo e com menor impacto ambiental.

Para o ministro do Turismo, Celso Sabino, que também preside o Conselho Executivo da ONU Turismo, a data reforça o protagonismo do Brasil na agenda global. “Neste Dia Mundial do Turismo, o Brasil não apenas celebra, mas lidera a discussão sobre o futuro do setor. Temos a oportunidade de guiar o debate sobre a transformação sustentável, um tema que está no cerne das nossas políticas públicas. Acreditamos em um turismo que gera desenvolvimento com governança, que inova com responsabilidade e que atrai investimentos que beneficiam tanto os visitantes quanto às comunidades locais”, afirma o ministro.

Leia Também:  Ministério do Turismo avança na gestão turística nacional e celebra atingimento de metas do Plano Nacional de Turismo (PNT)

O turismo tem se consolidado como uma poderosa ferramenta de desenvolvimento. Em 2024, o setor contribuiu com 10% de todo o PIB mundial e foi responsável por gerar 1 em cada 10 empregos diretos no planeta. A campanha de 2025, que tem a Malásia como país anfitrião, joga luz sobre três pilares essenciais para o futuro: governança efetiva com planejamento centrado nas pessoas, inovação e empreendedorismo responsável e a priorização de investimentos sustentáveis.

ONU TURISMO – A liderança brasileira no cenário internacional foi consolidada em 2024, quando o país foi eleito pela primeira vez para presidir o conselho executivo da agência especializada da ONU. O compromisso com o desenvolvimento de segmentos estratégicos se materializa em ações concretas, como a realização do Fórum Mundial do Turismo Gastronômico no Brasil em 2026.

O evento, que acontecerá na cidade de Santarém (PA), reunirá líderes internacionais para debater inovação, cultura e desenvolvimento por meio da gastronomia, fortalecendo o turismo na Amazônia e em todo o país.

Por Victor Mayrink
Assessoria de Comunicação Social do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

Leia Também:  Brasil ultrapassa Argentina e assume 5ª posição no ranking das Américas em recepção de turistas internacionais

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Turismo

Ministério do Turismo firma acordo com Cabo Frio para descentralizar fiscalização de serviços turísticos

Published

on

O Ministério do Turismo assinou um Acordo de Cooperação Técnica com a Secretaria Municipal de Turismo de Cabo Frio (RJ) para descentralizar a fiscalização dos prestadores de serviços turísticos por meio do Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur). Na prática, a medida transfere parte da responsabilidade de fiscalização para a esfera municipal, garantindo mais autonomia e agilidade na gestão do setor.

A iniciativa representa um avanço significativo na organização do turismo local. Diante da dimensão territorial do Brasil, a descentralização é uma estratégia eficaz para assegurar que as demandas específicas de cada região sejam atendidas com maior rapidez e precisão. Ao delegar funções de fiscalização aos órgãos municipais, o Ministério fortalece a atuação local e promove uma gestão mais próxima da realidade dos prestadores de serviços e dos turistas.

Com o acordo, os fiscais municipais poderão atuar diretamente junto aos prestadores de serviços turísticos, aumentando a eficiência da fiscalização, incentivando boas práticas e reforçando o cumprimento das normas vigentes. A iniciativa também contribui para a melhoria contínua da qualidade dos serviços oferecidos.

Leia Também:  Conselho Nacional de Turismo discute novas diretrizes e regulamentações para o setor em 2025

Em Cabo Frio, um dos destinos turísticos mais procurados do estado do Rio de Janeiro, a cooperação representa uma oportunidade de aprimorar o ordenamento do setor e consolidar o turismo como vetor de desenvolvimento econômico e social. A medida ainda reafirma o compromisso do município com a excelência na prestação de serviços turísticos e com a valorização dos profissionais que atuam na área.

CADASTUR – O Cadastur é gratuito e direcionado a pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor turístico. O registro é obrigatório para meios de hospedagem, agências de turismo, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, parques temáticos, acampamentos turísticos e guias de turismo. Outras atividades podem se cadastrar de forma opcional.

Além de permitir que o prestador atue legalmente, o cadastro oferece benefícios a quem mantém o registro regularizado, como maior visibilidade e acesso a linhas de financiamento. Para o turista, o Cadastur é uma importante fonte de consulta que garante mais segurança na escolha dos serviços. Mais informações estão disponíveis em cadastur.turismo.gov.br.

Por Fábio Marques 

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

 

Leia Também:  Brasil ultrapassa Argentina e assume 5ª posição no ranking das Américas em recepção de turistas internacionais

 

Fonte: Ministério do Turismo

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

politica

DISTRITO FEDERAL

BRASIL E MUNDO

ECONOMIA

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA

Botão WhatsApp - Canal TI
Botão WhatsApp - Canal TI