Nacional
MJSP coordena operação integrada de segurança na segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado
Publicado em
4 de outubro de 2025por
infocoweb
Brasília, 04/10/2025 — O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), coordena a operação integrada de segurança pública para a realização da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2), que acontece neste domingo (5). A ação envolve mais de 11 mil agentes de segurança em todo o País, com o objetivo de assegurar a tranquilidade, a transparência e a igualdade de condições para os mais de 760 mil candidatos inscritos.
A operação é conduzida pela Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (Diopi/Senasp) e conta com a participação da Polícia Federal (PF), da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Força Nacional de Segurança Pública, da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e das forças de segurança dos 26 estados e do Distrito Federal. Todas as etapas serão acompanhadas, em tempo real, no Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN), em Brasília, que funcionará como centro de monitoramento durante o dia de aplicação das provas.
Articulação nacional
O transporte e a guarda dos cadernos de prova e materiais de apoio foram planejados de forma conjunta entre o MJSP, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV). A operação logística utilizou 93 voos, 94 caminhões, 40 vans e 1 carro para distribuir os materiais do interior de Minas Gerais até hubs regionais, capitais e cidades de difícil acesso.
Durante todo o percurso, os deslocamentos foram acompanhados por equipes de segurança federais e estaduais, com protocolos definidos para garantir a integridade das provas até a chegada aos locais de aplicação.
No domingo (5), representantes das forças de segurança de todos os estados e do Distrito Federal estarão reunidos no CICCN, ao lado das equipes do MGI, da Enap e da FGV, para acompanhar, em tempo real, a aplicação das provas em 228 cidades.
Logística inclusiva
A operação também reflete o compromisso do Governo Federal com a inclusão e a diversidade regional. O esforço conjunto das instituições permitiu levar provas a localidades remotas, como São Gabriel da Cachoeira (AM), na fronteira com Venezuela e Colômbia, onde 263 pessoas farão a prova. O mesmo ocorreu em Bagé (RS), no extremo sul, e Breves (PA), na Ilha do Marajó, onde o transporte foi feito por barco.
Compromisso com a transparência
Após a detecção e investigação de uma fraude pontual na primeira edição do concurso, a operação atual foi aprimorada com novos mecanismos de monitoramento e rastreabilidade, confirmando a eficácia dos protocolos e reforçando a confiança no sistema. São eles:
-Provas identificadas, página a página, com códigos de barra específicos para cada candidato;
-Número do tipo de prova não será revelado nem durante a aplicação, mas somente quando os gabaritos forem divulgados;
-Haverá detectores de metal em todas as salas, além de todos os banheiros dos locais de prova;
-Detectores de ponto eletrônico serão utilizados sob orientação policial em todos os municípios;
O MJSP e o MGI reafirmam que todas as medidas visam garantir a transparência, a segurança e o direito das pessoas candidatas.

Nacional
Brasil preside 95ª Reunião do Foro Migratório do Mercosul no MJSP
Published
1 hora atráson
7 de outubro de 2025By
infocoweb
Brasília, 07/10/2025 – A cooperação regional em temas migratórios é o tema central abordado, nesta terça-feira (7), durante a 95ª Reunião do Foro Especializado Migratório do Mercosul. Sob a presidência pro tempore do Brasil no Mercosul, o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Justiça (Senajus), reúne, até esta quarta-feira (8), representantes dos países-membros e dos associados.
O encontro é em formato presencial e marca uma nova etapa do diálogo entre os ministérios do Interior e da Segurança dos Estados Parte e Associados do bloco. Participam delegações da Argentina, da Bolívia, do Paraguai, do Uruguai, do Chile, da Colômbia, do Equador e do Peru, além de representantes da Organização Internacional para as Migrações (OIM) e de outras instituições parceiras. Durante os dois dias, estarão em pauta as políticas de mobilidade, de documentação e de proteção de pessoas migrantes.
A diretora interina do Departamento de Migrações, Marina Bernardes, afirma que o Mercosul tem se consolidado como um espaço de alinhamento de normas, procedimentos e soluções compartilhadas para os desafios migratórios que a região enfrenta. “A reunião do Foro é um espaço para o fortalecimento dos laços de confiança e cooperação que sustentam a política migratória, sempre com foco em soluções pragmáticas, inovadoras e em respeito à dignidade das pessoas em movimento”, destaca.
A reunião reforça o papel do Mercosul e permite o intercâmbio de experiências entre os países. Entre os principais temas debatidos estão a proposta de atualização do Anexo I do Acordo sobre Documentos de Viagem e de Retorno — que trata da inclusão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) e da nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A proposta é de que haja uma revisão de normas migratórias de forma a ampliar o intercâmbio de dados do Acordo de Residência do Mercosul.
A coordenadora-geral de Política Migratória do MJSP, Clarissa Carmo, explica que a proposta apresentada pelo Brasil para atualização do Anexo I do Acordo sobre Documentos de Viagem e de Retorno reflete o compromisso do País com a modernização e a segurança dos instrumentos de identificação na região. “Com a inclusão da Carteira de Identidade Nacional e da nova Carteira Nacional de Habilitação, buscamos alinhar o acordo às inovações tecnológicas e às práticas contemporâneas de gestão migratória”, conclui.
Programação
A programação inclui apresentações da Defensoria Pública da União, com foco no atendimento a crianças e adolescentes migrantes desacompanhados, e da Coordenação-Geral de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Contrabando de Migrantes do MJSP, que irá detalhar iniciativas de combate a crimes transnacionais. O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania também participa com o Programa Aqui é Brasil, voltado ao acolhimento humanitário de brasileiros repatriados ou deportados em situação de vulnerabilidade.
As atividades seguem nesta quarta-feira (8). Está prevista uma visita técnica à sede do Observatório das Migrações (OBMigra), na Universidade de Brasília, para que as delegações conheçam a sala de situação. O ambiente é equipado com tecnologia de ponta e monitores táteis, onde é possível navegar na DataMigra BI para visualizar, de forma amigável e dinâmica, gráficos, tabelas e mapas.


Festival Estilo Brasil recebe Fagner em show comemorativo de 50 anos de carreira

A precisão invisível: o luxo silencioso por trás da excelência do Gurumê

Medicamentos em formatos alternativos favorecem a adesão pediátrica

Vinhos S.A e Ocean realizam jantar harmonizado com Sergio Reyes

HUB oferece um mês repleto de atividades em alusão ao Outubro Rosa
politica


Comissão Especial sobre Inteligência Artificial é instalada na Câmara, mas especialistas alertam: “Projeto é insuficiente e democracia está em risco”
Instalada na Câmara dos Deputados, a comissão que analisará o PL da Inteligência Artificial reacende debate sobre os riscos...


Governo Federal reserva R$ 1,166 bilhão para segurança pública nos estados e no DF em 2025
Recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública serão liberados para as unidades federativas conforme os planos locais de aplicação do...


Deputado Wellington Luiz Propõe Banco de Dados para Registro de Condenados por Violência contra a Mulher no DF
O deputado Wellington Luiz apresentou um Projeto de Lei (PL) que propõe a criação de um banco de dados para...
DISTRITO FEDERAL


Festival Estilo Brasil recebe Fagner em show comemorativo de 50 anos de carreira
O cantor apresenta o espetáculo Raimundo Fagner no dia 24 de outubro, no Centro de Convenções Ulysses O Festival Estilo Brasil segue...


A precisão invisível: o luxo silencioso por trás da excelência do Gurumê
O Departamento de Qualidade Assegurada do Gurumê redefine o conceito de perfeição, unindo ciência e sensibilidade para transformar o rigor...


Medicamentos em formatos alternativos favorecem a adesão pediátrica
Do sabor ao formato lúdico, a manipulação farmacêutica busca alternativas que aumentem a adesão infantil a tratamentos e suplementações O...
BRASIL E MUNDO


Osklen inaugura loja no Uberlândia Shopping e fortalece mix de moda
O Uberlândia Shopping ampliou seu portfólio de marcas de alto padrão com a chegada da Osklen, referência nacional em moda...


Encontro de escritores e artistas indígenas completa 20 anos e se torna um marco
Evento acontecerá no Museu de Arte do Rio e na Fundação Casa de Rui Barbosa entre os dias 15 e...


Avon apresenta nova fragrância com ativação imersiva na Avenida Paulista
A experiência revela ao público o novo Deo Parfum com alta fixação da marca Avon Power Stay A Avon...
ECONOMIA


Vítima relata golpe de R$ 90 mil aplicado por intermediário de consórcios em Campinas (SP)
No final de junho de 2025, um homem identificado como Igor foi vítima de um golpe financeiro estimado em...


Governo lança novo edital para renegociação de dívidas com até 133 parcelas e desconto de até 70%
Prazo para adesão vai até 30 de setembro de 2025 A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) publicou o Edital...


Contribuintes recorrem a empréstimos para antecipar restituição do Imposto de Renda
Especialistas alertam para cuidados com taxas e condições contratuais Com o início das declarações do Imposto de Renda 2025,...
ESPORTES


Presidente Lula e ministro André Fufuca entregam mais de 2,8 mil moradias e anunciam Arena Brasil em Imperatriz (MA)
O presidente Lula e o ministro do Esporte, André Fufuca, e demais autoridades do Governo do Brasil, participaram nesta segunda-feira...


CBSurf consagra 22 campeões e campeãs brasileiros de Parasurf em Ipojuca
A Confederação Brasileira de Surf celebrou neste domingo em Ipojuca, litoral sul de Pernambuco, a consagração de 22 campeões e campeãs brasileiras...


Cruzeiro tropeça em casa e empata com o lanterna Sport no Mineirão
Em uma partida que prometia consolidar sua posição no G-4, o Cruzeiro decepcionou sua torcida neste domingo, ao empatar em...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
AGRONEGÓCIO5 dias atrás
Câmara aprova prorrogação para georreferenciamento de imóveis rurais até 2030
-
DISTRITO FEDERAL5 dias atrás
GDF monitora caso suspeito de intoxicação por metanol em bebida alcoólica
-
AGRONEGÓCIO6 dias atrás
Preço do leite segue em queda com oferta elevada e consumo fraco, aponta Cepea
-
DISTRITO FEDERAL4 dias atrás
ANEC apresenta agenda política da Educação Católica no Congresso Nacional