BRASÍLIA

DISTRITO FEDERAL

Aparelhagem Crocodilo estreia em Brasília no Festival Paredão Ocupa o Museu, no CCBB

Publicado em

Com entrada gratuita, o  evento acontece entre os dias 26 a 28 de setembro

Um dos momentos mais aguardados do Festival Paredão Ocupa o Museu será o primeiro show da Aparelhagem Crocodilo em Brasília. O evento, que acontece de 26 a 28 de setembro, no CCBB Brasília, terá entrada gratuita e vai reunir diferentes expressões da cultura dos paredões sonoros brasileiros. Os ingressos poderão ser retirados, na semana do evento, pelo site bb.com.br/cultura e na bilheteria do CCBB Brasília.

Ícone do Pará com duas décadas de estrada, a Crocodilo é considerada uma das mais tradicionais e grandiosas aparelhagens do país, com um espetáculo que combina som, luzes e performance. Pela primeira vez na capital federal, o público poderá vivenciar de perto essa potência amazônica, que ajudou a consolidar o movimento das aparelhagens como um patrimônio cultural do Brasil.

“A estreia da Crocodilo no Centro-Oeste vai balançar as estruturas e teremos o prazer de vivenciar e sentir essa potência. A festa também se propõe a misturar públicos e reforçar o quão plural é a nossa cultura.” destaca Lisa Brito, co-organizadora do projeto.

As aparelhagens são reconhecidas também pelos efeitos especiais de pirotecnia, que utilizam fogos frios em seus espetáculos. Diferentes dos fogos convencionais, esses equipamentos funcionam com tecnologia de combustão controlada, não produzem calor significativo nem faíscas incandescentes, o que os torna seguros tanto em ambientes internos quanto externos, inclusive próximos ao público. Embora emita ruído semelhante ao de uma faísca, não apresenta risco de queimaduras, incêndios ou danos térmicos, sendo autorizados por órgãos técnicos e operados sempre com acompanhamento especializado.

Leia Também:  Paranoá terá novas placas de endereçamento nas quadras e áreas públicas

Além da apresentação da Crocodilo, o festival contará com a presença de um paredão de funk, uma radiola de reggae do Maranhão e um paredão de som automotivo, transformando o espaço do CCBB em uma grande exposição sonora a céu aberto. A programação também inclui debates, feira gastronômica e exibições audiovisuais, reforçando a proposta de imersão cultural.

Os ingressos são gratuitos e poderão ser retirados, na semana do evento, pelo site bb.com.br/cultura e na bilheteria do CCBB Brasília.

O festival 

Sobre o Paredão

O Festival é um encontro de grandes estruturas sonoras com distintas musicalidades de locais periféricos e dos interiores do país. Recriaremos uma experiência imersiva na área externa do CCBB, levando o universo cultural desses paredões. Serão três noites gratuitas no CCBB Brasília, cada um deles destinado a um estilo musical diferente: Paredão de funk na sexta, Aparelhagem do Pará no sábado e Radiola de Reggae do Maranhão no domingo.

Além dos shows, terá a participação de VJs convidados, que se encarregarão das projeções de vídeo ao vivo, além de mostra de cinema, ciclo de debates, master class, atividades infantis e feira gastronômica. A programação pode ser encontrada no site bb.com.br/cultura e nos perfis do Instagram @ccbbbrasilia e @festivalparedao.

“O festival conecta cenas de paredão sonoros do Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste, incluindo Brasília, trazendo para um dos principais centros culturais do Brasil as festas e os ritmos que movimentam seus territórios. Propomos conectar manifestações que possuem muitas similaridades entre si, mas estão distantes geograficamente. Para além disso, buscamos valorizar e reafirmar nosso compromisso com a diversidade e com os criadores que transformam as periferias e os interiores do país.” Jasmine Giovannini, Diretora Artística Musical.

Leia Também:  Açougue do Berg desembarca em Águas Claras

SERVIÇO

Festival Paredão Ocupa o Museu

Data: 26, 27 e 28 de setembro

Local: CCBB Brasília

Entrada: gratuita

Classificação: debates, filmes e feira gastronômica, a partir de 14h, têm classificação livre | shows, sexta e sábado a partir das 20h, domingo a partir das 16h30, têm classificação para público acima de 18 anos

Ingressos: Retirada em lotes três dias antes de cada data, pelo site bb.com.br/cultura ou na bilheteria, sendo que no próprio dia os ingressos serão liberados somente na bilheteria

Confira a programação completa no site bb.com.br/cultura e no Instagram do CCBB Brasília e do Paredão: @ccbbbrasilia e @festivalparedao

Horários da van – De quinta a domingo: Biblioteca Nacional – CCBB: 13h, 14h, 15h, 16h, 17h, 18h, 19h e 20h | CCBB – Biblioteca Nacional: 13h30, 14h30, 15h30, 16h30, 17h30, 18h30, 19h30, 20h30 e 21h30

CCBB Brasília

Aberto de terça a domingo, das 9h às 21h

Endereço: SCES Trecho 02 Lote 22 – Edif. Presidente Tancredo Neves – Setor de Clubes Especial Sul – Brasília – DF

E-mail: [email protected]

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

DISTRITO FEDERAL

4ª edição do “Mulher, Não se Cale!” volta às estações de Metrô do DF com ações contra a violência de gênero

Published

on

By

Promovido pela Secretaria da Mulher, em parceria com o Instituto Inside Brasil e apoio do Metrô-DF, projeto leva acolhimento e informação para milhares de usuários do transporte público

Secretaria da Mulher lança, na próxima sexta-feira (26), a 4ª edição do projeto “Mulher, Não se Cale!”, em parceria com o Insituto Inside e apoio do Metrô DF. O evento de abertura e divulgação das peças da campanha será na Estação Galeria, às 10h, e marcará o início de uma série de atividades que seguirão até janeiro de 2026.

No evento, aberto ao público, haverá estandes de acolhimento, distribuição de materiais com orientação sobre canais de denúncia e entrega de folders educativos, buscando ampliar a conscientização e fortalecer a rede de apoio às vítimas. As atividades também incluem ações de beleza como maquiagem e massagem aos participantes.

Para Giselle Ferreira, secretária da Mulher, levar essa iniciativa para dentro das estações, em parceria com o Metrô DF, mostra que o enfrentamento à violência de gênero é uma causa coletiva, que exige comprometimento de todos.

Leia Também:  Paranoá terá novas placas de endereçamento nas quadras e áreas públicas

“Ao ocupar o transporte público, e locais de grande circulação, conseguimos ampliar a conscientização sobre a proteção à mulher ser responsabilidade de todos e mostrar que elas não estão sozinhas, que o GDF está preparado para acolhê-las”.

Giselle Ferreira, secretária da Mulher

Com expectativa de alcançar mais de 590 mil pessoas, entre público direto e indireto, a campanha “Mulher, Não se Cale!” ocorrerá de 26/09 a 08/01/26 e terá três grandes frentes de atuação. Em  oito estações estratégicas – como Taguatinga Sul, Shopping e Samambaia Sul – será realizada a campanha educativa com a veiculação de cartazes, banners e adesivos, que se estenderá a trens até o dia 28/12. O estande itinerante irá circular por dez estações até 18/10 com distribuição de material informativo e mobilização social. E o estande de beleza com serviços gratuitos de maquiagem, massagem e orientação sobre canais de denúncia passará pelas estações Galeria, Praça do Relógio e Ceilândia Centro.

Serviço

4ª edição do projeto “Mulher, Não se Cale!”

Local: Estação Galeria – Setor Comercial Sul Q. 1 – Asa Sul, Brasília

Leia Também:  Colônia de Férias em janeiro no Mapati
Horário:  às 10h

Mais informações

Mais detalhes sobre datas, locais e conteúdos educativos podem ser acessados no site oficial: https://mulhernaosecale.com.br/

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

politica

DISTRITO FEDERAL

BRASIL E MUNDO

ECONOMIA

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA

Botão WhatsApp - Canal TI
Botão WhatsApp - Canal TI