BRASÍLIA

DISTRITO FEDERAL

Com demanda no setor de tecnologia, projeto no DF oferece cursos gratuitos de robótica, programação e web design

Publicado em

Dados revelam mais vagas do que a quantidade de mão de obra qualificada. Para inserir pessoas no mercado, aulas do Qualificatech ocorrerão em Planaltina, Sobradinho e Arapoanga, com inscrições pelo Sympla

 

Em meio a uma demanda global de mão de obra no setor de tecnologia, o Distrito Federal ganhará profissionais mais capacitados em breve nas áreas de robótica, programação e web design. Isso porque, a partir de agosto, o projeto Qualificatech oferecerá cursos gratuitos dessas áreas em três regiões administrativas: Planaltina, Sobradinho e Arapoanga, nesta ordem. Ao todo, cada RA terá 120 vagas, divididas entre os três cursos.

Com objetivo de capacitar os alunos no desenvolvimento de habilidades modernas e em conhecimentos práticos, a iniciativa tem realização do Instituto Brasil Sapiens, com apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal. Cada curso terá carga horária de 40 horas, somando 480 horas de aula.

 

Demanda até 2025

Uma pesquisa a nível global realizada pela Gi Group Holding revelou que mesmo a grande demanda no mercado de tecnologia, quase 45% das empresas têm enfrentado dificuldade para preencher as vagas, por falta de qualificação dos trabalhadores. Só no Brasil, segundo o estudo, somente 10,9% das empresas relataram que não sofrem com essa dificuldade.

Leia Também:  Festival Nacional de Breaking chega à reta final com batalhas decisivas em Ceilândia

De 2021 a 2025, a Brasscom prevê cerca de 800 mil vagas no setor de TI no país, mas mesmo com a quantidade anual de profissionais formados na área, estimada em 53 mil, ainda deve haver uma lacuna de mais de 550 mil vagas. Até lá, o Distrito Federal deve ter uma demanda de 20,8 mil profissionais de TI qualificados, de acordo com o Mapa do Trabalho Industrial, feito pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

 

Inscrições para o Qualifitech

Pessoas a partir dos 14 anos podem se inscrever, com menores de idade participando mediante autorização dos pais ou responsáveis. As inscrições estão abertas pelo Sympla até 19 de agosto, quando começam as aulas em Planaltina, seguindo até 13 de outubro. Depois, é a vez de Sobradinho, entre 19 e 27 de setembro. Em Arapoanga, serão de 7 a 18 de outubro.

A seleção dos alunos, vale destacar, será por ordem de inscrição, com prioridade para pessoas com deficiência. Se o número de inscritos ultrapassar a quantidade de vagas, uma lista de espera será criada.

Leia Também:  Biblioteca Demonstrativa promove nova edição do Clube de Leitura com obra de Cora Coralina

 

Serviço:

Qualificatech – cursos de Robótica, Programação e Web Design

Locais das aulas:

Planaltina – 18 a 30 de agosto

Sobradinho – 16 a 27 de setembro

Arapoanga – 8 a 18 de outubro

Inscrições: gratuitas, via Sympla

Mais informações: df.qualificatech (Instagram)

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

DISTRITO FEDERAL

4ª edição do “Mulher, Não se Cale!” volta às estações de Metrô do DF com ações contra a violência de gênero

Published

on

By

Promovido pela Secretaria da Mulher, em parceria com o Instituto Inside Brasil e apoio do Metrô-DF, projeto leva acolhimento e informação para milhares de usuários do transporte público

Secretaria da Mulher lança, na próxima sexta-feira (26), a 4ª edição do projeto “Mulher, Não se Cale!”, em parceria com o Insituto Inside e apoio do Metrô DF. O evento de abertura e divulgação das peças da campanha será na Estação Galeria, às 10h, e marcará o início de uma série de atividades que seguirão até janeiro de 2026.

No evento, aberto ao público, haverá estandes de acolhimento, distribuição de materiais com orientação sobre canais de denúncia e entrega de folders educativos, buscando ampliar a conscientização e fortalecer a rede de apoio às vítimas. As atividades também incluem ações de beleza como maquiagem e massagem aos participantes.

Para Giselle Ferreira, secretária da Mulher, levar essa iniciativa para dentro das estações, em parceria com o Metrô DF, mostra que o enfrentamento à violência de gênero é uma causa coletiva, que exige comprometimento de todos.

Leia Também:  Caesb vai investir R$ 2 milhões em 2025 no Projeto Produtor de Água no Descoberto para conservação do solo e da água

“Ao ocupar o transporte público, e locais de grande circulação, conseguimos ampliar a conscientização sobre a proteção à mulher ser responsabilidade de todos e mostrar que elas não estão sozinhas, que o GDF está preparado para acolhê-las”.

Giselle Ferreira, secretária da Mulher

Com expectativa de alcançar mais de 590 mil pessoas, entre público direto e indireto, a campanha “Mulher, Não se Cale!” ocorrerá de 26/09 a 08/01/26 e terá três grandes frentes de atuação. Em  oito estações estratégicas – como Taguatinga Sul, Shopping e Samambaia Sul – será realizada a campanha educativa com a veiculação de cartazes, banners e adesivos, que se estenderá a trens até o dia 28/12. O estande itinerante irá circular por dez estações até 18/10 com distribuição de material informativo e mobilização social. E o estande de beleza com serviços gratuitos de maquiagem, massagem e orientação sobre canais de denúncia passará pelas estações Galeria, Praça do Relógio e Ceilândia Centro.

Serviço

4ª edição do projeto “Mulher, Não se Cale!”

Local: Estação Galeria – Setor Comercial Sul Q. 1 – Asa Sul, Brasília

Leia Também:  Doutora Jane é eleita presidente da Comissão dos Direitos das Mulheres
Horário:  às 10h

Mais informações

Mais detalhes sobre datas, locais e conteúdos educativos podem ser acessados no site oficial: https://mulhernaosecale.com.br/

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

politica

DISTRITO FEDERAL

BRASIL E MUNDO

ECONOMIA

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA

Botão WhatsApp - Canal TI
Botão WhatsApp - Canal TI