BRASÍLIA

DISTRITO FEDERAL

GDF monitora caso suspeito de intoxicação por metanol em bebida alcoólica

Publicado em

Secretaria de Saúde disponibiliza canal de atendimento em caso de novas suspeitas por meio do CIATox, nos telefones 99288-9358 e 0800 644 6774, para orientações do manejo clínico

O Governo do Distrito Federal monitora, desde a manhã desta quinta-feira (2), possíveis casos de intoxicação por metanol de pessoas que ingeriram bebidas alcoólicas adulteradas. Por meio de nota oficial, a Secretaria de Saúde (SES-DF) afirmou que foi notificada de um caso suspeito no DF Star, hospital particular da capital.

A atuação do GDF se concentra, agora, na fiscalização de estabelecimentos comerciais que estejam vendendo bebidas irregulares, adulteradas e falsificadas. Além disso, a rede reforçou a mobilização das equipes para casos suspeitos, com a disponibilização de canal de atendimento em caso de novas suspeitas por meio do Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox), nos telefones 99288-9358 e 0800 644 6774, para orientações do manejo clínico.

Nota completa

Na manhã desta quinta-feira (2), a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) foi notificada de um possível caso suspeito de intoxicação por metanol atendido no Hospital DF Star.

Leia Também:  Biblioteca Demonstrativa promove Oficina de Leitura e Escrita Criativa sobre violência contra pessoas idosas e cuidado familiar

O caso cumpre os critérios da definição de caso suspeito, de acordo com a nota técnica do Ministério da Saúde, mas ainda permanece em investigação pela Vigilância Epidemiológica por meio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Distrito Federal (CIEVS-DF).

A Secretaria de Saúde do DF intensificou as ações de fiscalização em bares, restaurantes, quiosques, trailers e distribuidoras do Distrito Federal, em virtude do caso suspeito de intoxicação por metanol no DF.

Ainda nesta quinta (2), a Vigilância Sanitária do DF realizou a interdição da distribuidora onde foi registrada a compra da bebida suspeita, por falta de licença de funcionamento e comercialização de bebidas alcoólicas clandestinas.

Após investigação, a Vigilância Sanitária identificou que, além do consumo na distribuidora, mais unidades da mesma bebida foram adquiridas em uma rede de supermercados 24 horas da capital. A partir da identificação do lote suspeito, foi realizada interdição cautelar do estoque de toda a rede. As amostras foram encaminhadas para análise laboratorial do Ministério da Agricultura e Pecuária e Abastecimento (Mapa). A rede de supermercados está dando suporte à apuração da ocorrência. Todas as notas fiscais dos produtos foram apresentadas à Vigilância Sanitária a fim de dar continuidade à ação.

Leia Também:  Programação cultural da Biblioteca Demonstrativa traz música, literatura, inclusão e diversidade na primeira quinzena de março

A Secretaria de Saúde do DF destaca que, na ocorrência de um caso suspeito de intoxicação por metanol, deve ser realizado contato com o CIATox por meio dos telefones 99288-9358 e 0800 644 6774 para orientações do manejo clínico.

Além disso, deve ser realizada notificação imediata obrigatória ao CIEVS/DF com preenchimento e envio da ficha de intoxicação exógena do SINAN para o e-mail [email protected].

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

DISTRITO FEDERAL

Mundo Lingo chega a Brasília e promove encontros semanais de intercâmbio cultural e prática de idiomas

Published

on

By

Presente em diferentes países, o evento reúne moradores e visitantes da cidade em torno da diversidade cultural e linguística.

A capital federal entrou oficialmente no circuito mundial do Mundo Lingo, projeto internacional de encontros sociais que conectam pessoas por meio da prática de idiomas e do intercâmbio cultural. Presente em cidades como Buenos Aires, Rio de Janeiro, Lima, Porto, Montreal, Amsterdam, Málaga e Paris, o evento chegou a Brasília há um mês e já reúne semanalmente brasileiros e estrangeiros em um ambiente descontraído e colaborativo.

Os eventos acontecem todas as quartas-feiras, a partir das 20h, no Porks Asa Norte (CLN 402), com entrada gratuita e sem necessidade de inscrição prévia. O objetivo é simples: criar um espaço acessível para que qualquer pessoa possa praticar idiomas, conhecer novas culturas e ampliar sua rede de contatos.

A dinâmica é prática e inclusiva. Ao chegar, cada participante recebe adesivos com bandeiras para colar na roupa: a bandeira do país de origem fica no topo, seguida das línguas que a pessoa fala (ou quer aprender), em ordem de fluência. Em pé, o público se mistura e conversa de forma espontânea e informal; sentado, sinaliza que prefere um momento mais reservado.

Leia Também:  Casamento Comunitário: o amor celebrado em grande estilo

O evento tem atraído não apenas estrangeiros que vivem ou visitam Brasília, mas também moradores locais interessados em aprimorar suas habilidades linguísticas e conhecer pessoas de diferentes origens. Com encontros abertos e contínuos, a proposta é fortalecer a cena multicultural da cidade e consolidar Brasília como mais um ponto de conexão global.

SERVIÇO:

Mundo Lingo Brasília

Quando: Todas as quartas-feiras

Horário: A partir das 20h

Local: Porks Asa Norte – CLN 402 Bloco A

Rede Social: @mundolingo

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

politica

DISTRITO FEDERAL

BRASIL E MUNDO

ECONOMIA

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA

Botão WhatsApp - Canal TI
Botão WhatsApp - Canal TI