DISTRITO FEDERAL
Programa em dança e artes performáticas de longa duração, “Mergulhos na Criação” está com inscrições abertas
Iniciativa do Núcleo de Formação ASQ, com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do DF, oferece seis meses de imersão gratuita e prática com mentoria de referências nacionais e internacional
Brasília, fevereiro de 2026 – O Núcleo de Formação da Anti Status Quo Companhia de Dança lança o programa “Mergulhos na Criação”, uma formação intensiva e gratuita voltada para criadores, bailarinos, intérpretes e performers. Com duração de seis meses (de fevereiro a julho de 2026), o projeto tem como objetivo desenvolver a dança investigativa no Distrito Federal, por meio de uma prática de criação continuada que privilegia o aprofundamento e a maturação de projetos autorais. A iniciativa é realizada com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF).
Sob a condução da coreógrafa e diretora Luciana Lara, referência com 37 anos de carreira, o programa se destaca pela proposta de imersão prolongada e pela qualidade das facilitadoras envolvidas. Além da mentoria principal, os participantes contarão com a expertise de duas grandes convidadas: a artista mineira Dudude Herrmann, especialista em improvisação, e a coreógrafa internacional Suzannah McCreight, da Irlanda do Norte. As inscrições gratuitas já estão abertas e devem ser feitas pelo e-mail [email protected]. As vagas são limitadas.
SOBRE O PROGRAMA
O “Mergulhos na Criação” é direcionado a artistas de várias linguagens em diferentes estágios da carreira que tenham o corpo, o movimento e a interdisciplinaridade como eixos centrais de seu trabalho. A proposta é desafiar estruturas da criação para dança, ampliar o repertório criativo e fomentar a produção de trabalhos coreográficos inovadores.
Ao longo de seis meses, os selecionados terão encontros semanais (terças, quintas e sextas, das 12h15 às 14h) e imersões mensais de fim de semana como a residência artística com Dudude Hermann, totalizando 200 horas de atividades. Cada participante desenvolverá um solo autoral, recebendo mentoria individualizada constante, feedback coletivo e participando de dois compartilhamentos públicos de processo, seguidos de debates com recursos de acessibilidade (Libras e audiodescrição). As atividades ocorrerão no Centro de Dança do DF.
DIFERENCIAIS
O programa se notabiliza por sua estrutura de criação continuada, oferecendo tempo e espaço qualificados para o amadurecimento de projetos, o que é raro em formações de curta duração. Outro pilar é a mentoria de referência, assegurada pela condução de Luciana Lara e pela participação especial de duas artistas consagradas. A gratuidade total, viabilizada pelo fomento público, garante acesso democrático.
Seu foco investigativo estimula uma produção autoral, não convencional e interdisciplinar, contribuindo para a cena local. Além disso, o compromisso com a acessibilidade é evidente nos compartilhamentos abertos ao público, que contarão com tradução em Libras e audiodescrição.
SOBRE AS ORIENTADORAS
A frente do programa está Luciana Lara, diretora e fundadora da Anti Status Quo Companhia de Dança. Com uma trajetória sólida de 37 anos dedicados à criação, Lara é uma das principais referências da dança contemporânea no Centro-Oeste e no Brasil, tendo formado gerações de artistas através do seu Núcleo de Formação ASQ.
Como convidada especial, o programa recebe Dudude Herrmann, artista mineira premiada e reconhecida nacionalmente como uma das pioneiras e maiores estudiosas da improvisação em dança no país. Sua obra é conhecida pelas intersecções com o teatro, a performance e a música. Herrmann dirige o consagrado Atelier de Criação em Casa Branca (MG), espaço referência que há quase uma década recebe residências artísticas nacionais e internacionais.
Completando o time de facilitadoras, a convidada internacional Suzannah McCreight traz uma perspectiva inovadora. Coreógrafa, dançarina e diretora da Green Light Dance Company, sediada em Belfast (Irlanda do Norte), McCreight possui extensa pesquisa em abordagens somáticas aplicadas à coreografia e ao coaching artístico, oferecendo uma prática de conexão sensória na criação e execução do movimento, oferecendo uma nova visão fresca que agrega questões relevantes sobre presença cênica na dança.
ATIVIDADES ABERTAS AO PÚBLICO
O programa se inicia com um workshop gratuito e aberto à comunidade, intitulado “Quando o Corpo Escuta”, ministrado por Suzannah McCreight. A atividade, que acontece no dia 3 de fevereiro (terça-feira), das 12h15 às 14h, no Centro de Dança do DF, propõe uma imersão na escuta e na percepção do corpo.
Através da sensibilização somática, os participantes são convidados a refinar sua atenção aos ritmos internos, conexões corporais e fluxos de energia, usando essa escuta como ponto de partida para um movimento orgânico e integrado. A vinda da artista é apoiada pelo Arts Council of Northern Ireland e pela National Lottery do Reino Unido em parceria com o British Council.
Em abril, nos dias 11 e 12, a artista Dudude Herrmann comandará a residência “Instalações Efêmeras”. A proposta, que acontece no mesmo local, visa alargar o entendimento sobre a improvisação como linguagem artística final e não apenas como parte do processo criativo. Por meio de exercícios que estimulam a fisicalidade, a espacialidade, o ritmo e a percepção sensorial, os participantes serão conduzidos a um treinamento prático da improvisação, investigando a composição em tempo real de “estados de dança” e desenvolvendo estratégias pessoais de criação. A residência terá carga horária intensiva, das 9h às 13h e das 15h30 às 18h, no sábado e no domingo.
As inscrições para ambas as atividades abertas são gratuitas e devem ser feitas pelo e-mail [email protected], sujeitas à disponibilidade de vagas limitadas.
SERVIÇO
Programa: Mergulhos na Criação – Programa para Criadores em Dança e Artes Performativas.
Período: De 3 de fevereiro a 30 de julho de 2026.
Dias e Horários: Encontros semanais às terças, quintas e sextas-feiras, das 12h15 às 14h, além de imersões mensais em finais de semana.
Workshop de abertura: “Quando o corpo escuta” com Suzannah McCreight
Dia e Horário: 3 de fevereiro, terça-feira, das 12h15 às 14h.
Residência: Instalações Efêmeras com Dudude Herrmann
Dias e horário: 11 e 12 de abril, sábado e domingo, das 9 às 13h e das 15h30 às 18h
Local: Centro de Dança do DF.
Público-alvo: Artistas, criadores, bailarinos/intérpretes e performers em diferentes estágios da carreira.
Carga horária total: 200 horas.
Certificado: Será emitido para participantes com frequência mínima de 80%.
Inscrições: Gratuitas, por e-mail ([email protected]). Vagas limitadas.
Realização: Núcleo de Formação ASQ da Anti Status Quo Companhia de Dança.
Patrocínio: Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF).
DISTRITO FEDERAL
Espetáculo teatral marca lançamento de Todas as cartas e poemas que escrevi pra você, livro de Lucas Sued
Published
2 dias atráson
7 de agosto de 2026By
Gabriel
Programação no dia 12 de agosto, no Espaço Cultural Renato Russo, reúne literatura, teatro e artes visuais em uma experiência inspirada na obra do brasiliense
O Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul) recebe, no dia 12 de agosto, às 18h30, o lançamento de Todas as cartas e poemas que escrevi pra você, de Lucas Sued, em uma noite que reúne literatura, teatro e artes visuais. Como parte da programação, o público poderá conferir um espetáculo teatral inspirado nos textos do livro, além de visitar uma exposição do ilustrador Matheus Feitozza e participar de sessão de autógrafos com o autor brasiliense.
Com dramaturgia e direção cênica assinadas pelo próprio Lucas Sued, que também integra o elenco, a montagem leva ao palco poemas e cartas presentes na publicação e amplia seu universo afetivo por meio da cena. Ambientado dentro de uma casa, o espetáculo transforma o palco em um lar, onde seis atores transitam entre a persona do autor e diferentes personagens, para dar vida a situações cotidianas atravessadas por um olhar poético. Kalebe Lizan, Maia Sallemar, Pedro Olivo, Stefany Mota e Vitória Cavalcanti completam o elenco.
“O público pode esperar entrar dentro da minha casa, mas, sobretudo, se ver dentro da própria casa, se reconhecer dentro de si. No fim, esse espetáculo é um convite à celebração do afeto e da poesia que habita o nosso cotidiano”, explica Sued. “O espetáculo, assim como o livro, convida o público para um lugar de intimidade. Eu convido cada pessoa a adentrar não apenas a minha escrita e as minhas emoções, mas, a partir de mim, adentrar em si.”
O amor, o afeto e a fé, em suas múltiplas formas, sustentam a narrativa, que transforma experiências profundamente humanas em uma experiência cênica íntima e sensível. A montagem propõe um encontro entre palavra, corpo e cena, aproximando o público das memórias e sentimentos que atravessam a obra. O evento é gratuito e os ingressos estarão disponíveis em breve.
Todas as cartas
Escrito ao longo de seis anos, Todas as cartas e poemas que escrevi pra você reúne poemas e prosas poéticas sobre amor, saudade, família, fé, identidade e as marcas que moldam quem somos. A obra nasce de cartas que nunca foram entregues, despedidas que permaneceram em silêncio e afetos que encontraram na poesia uma forma de existir. Ao longo dos textos, Lucas Sued convida o leitor a revisitar afetos, reconhecer cicatrizes e encontrar beleza nas próprias vulnerabilidades.
Durante o lançamento, haverá venda de exemplares e sessão de autógrafos com o autor, que também participa de um bate-papo. O público também poderá conhecer, no hall de entrada do Espaço Cultural Renato Russo, uma exposição do ilustrador Matheus Feitozza, com obras autorais e ilustrações originais produzidas manualmente para o livro.
Feitozza diz que o convite para ilustrar o livro de estreia de Lucas foi um grande desafio em relação à extração de elementos que fortalecessem a ideia do livro, tanto na escrita quanto no processo artístico. “O maior desafio, junto ao autor, foi criar uma narrativa que fizesse um sentido individual. São vários textos, com ideias e temas diferentes. A ideia é que as artes não estivessem ali apenas decorar o texto, mas que também tivessem uma narrativa própria, contando, por si só, uma outra história dentro do livro”, revela.
O autor
Artista atuante na cena brasiliense desde 2016, Lucas Sued desenvolve trabalhos que transitam pelo teatro, pela dança, pela poesia e pela palhaçaria. Também é criador do projeto Por Detrás das Marcas, no qual atua como socioeducador no enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes. Influenciada pela música, pela literatura, pela dramaturgia e pela teledramaturgia brasileira, sua escrita aproxima memória, afeto e cotidiano para narrar experiências profundamente humanas.
Os exemplares do livro já estão disponíveis em pré-venda por R$ 30. A compra antecipada pode ser feita pelo link: http://bit.ly/4gK83Pz.
Serviço – Lançamento do livro Todas as cartas e poemas que escrevi pra você
Com espetáculo teatral, exposição e sessão de autógrafos
Quando: 12 de agosto, às 18h30
Local: Espaço Cultural Renato Russo – 508 Sul
Entrada: Gratuita

Sabrina Sato se declara a Nicolas Prattes no Dia dos Pais: ‘Seu primeiro Dia dos Pais’
Thiaguinho celebra primeiro Dia dos Pais ao lado de Bento: ‘A vida muda de compasso
Cleber Toledo celebra primeiro Dia dos Pais com declaração emocionante: ‘Privilégio’
Estado decreta emergência por risco de seca severa até o fim do ano
Declaração do ITR começa nesta segunda-feira; veja as novas regras
politica
Convenção do PSB-DF oficializa candidatura de Ricardo Cappelli ao Governo do Distrito Federal
O Partido Socialista Brasileiro do Distrito Federal (PSB-DF) realizará, na próxima segunda-feira, 3 de agosto, a convenção partidária que oficializará...
CASO VACA DE OURO: Cappelli vai ao MPDFT sobre relação entre governadora e empresário da Urbi
O pré-candidato ao Governo do Distrito Federal Ricardo Cappelli (PSB) se reuniu hoje (20) com o procurador-geral de Justiça...
Cappelli propõe Fila Zero e critica desperdícios na saúde do DF
Pré-candidato afirma que problema é de gestão, critica o modelo do IGES-DF e diz que reorganização dos gastos permitirá...
DISTRITO FEDERAL
Espetáculo teatral marca lançamento de Todas as cartas e poemas que escrevi pra você, livro de Lucas Sued
Programação no dia 12 de agosto, no Espaço Cultural Renato Russo, reúne literatura, teatro e artes visuais em uma experiência...
Capital Show 2026 reúne competições nacionais e internacionais de hipismo em Brasília
Entre os dias 13 e 16 de agosto, Brasília Country Club recebe atletas de diferentes regiões do país em quatro...
Dia dos Pais: especialistas listam exames essenciais para a saúde masculina após os 40 anos
Com foco nos benefícios diretos da prevenção primária, cardiologistas e urologistas do Hospital Santa Lúcia orientam sobre a rotina de...
BRASIL E MUNDO
Natura sai na frente e traz máquinas de personalização cosmética para o mercado brasileiro
Natura antecipa o futuro dos cosméticos e lança projeto-piloto com máquinas de desenvolvimento de fragrâncias e maquiagem sob medida. Ambas...
Natura expande sistema agroflorestal de dendê e alcança mais de 1.000 hectares na Amazônia
Nova parceria com a Amazon People acelera a expansão do SAF Dendê no Pará e fortalece a estratégia da companhia...
Warner Bros. Pictures e SBT anunciam parceria no quadro câmeras escondidas inspirada no longa ‘O Fim da Rua’
A tradicional pegadinha do Programa Silvio Santos com Patricia Abravanel vai ao ar no domingo (09/08), com direito a uma...
ECONOMIA
Claudio Gonçalves destaca no programa Chega Mais Vale, do SBT, que inclusão racial é caminho para revelar talentos nas empresas
No último dia 24 de julho, o empresário Claudio Gonçalves participou do programa Chega Mais Vale, exibido pelo SBT e...
SUPERQUARTA: COPOM E FED DECIDEM OS JUROS EM MEIO A CENÁRIO DE INCERTEZA NA ECONOMIA GLOBAL
Foto: Otavio Henriques/pinterest.com Nesta quarta-feira (17), o mercado financeiro acompanha uma das datas mais importantes do calendário econômico: a chamada...
Planejamento financeiro ganha espaço diante dos efeitos da inflação
Foto: Reprodução/FreePik Especialistas destacam a importância de investir com objetivos definidos e transformar resultados em patrimônio Investir deixou de ser...
ESPORTES
Fluminense reage no segundo tempo, empata com o Botafogo, mas amplia jejum no Brasileirão
Fluminense e Botafogo empataram por 1 a 1 neste sábado, no Estádio Nilton Santos, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro....
Atlético-MG e Remo ficam no empate em 2 a 2 no Mangueirão pelo Brasileirão
Atlético-MG e Remo empataram por 2 a 2 neste domingo, no Mangueirão, em Belém, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro....
São Paulo perde de virada para o Grêmio e chega ao oitavo jogo sem vencer no Brasileirão
O São Paulo segue sem conseguir encerrar a sequência negativa no Campeonato Brasileiro. Na tarde deste sábado, o Tricolor foi...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
Opinião6 dias atrásA Constituição e o direito de falar em Deus nos espaços públicos
-
DISTRITO FEDERAL4 dias atrásOnde celebrar o Dia dos Pais em Brasília: roteiro gastronômico para um almoço especial
-
BRASIL6 dias atrásM&M’S lança promoção nacional com viagem para cruzeiro da Disney nas Bahamas e um ano de chocolates em prêmios diários
-
Notícias Corporativas6 dias atrásNovidade nas oficinas: mais tecnologia para diagnóstico
