EDUCAÇÃO
MEC e MinC lançam Arte e Cultura nas Escolas de Tempo Integral
Publicado em
8 de setembro de 2025por
infocoweb
O Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Ministério da Cultura (MinC), lançou, nesta segunda-feira, 8 de setembro, a ação Arte e Cultura na Educação de Tempo Integral. A cerimônia de lançamento aconteceu no Beijódromo da Universidade de Brasília (UnB) e marcou a assinatura da portaria interministerial que regulamenta a iniciativa. O documento foi assinado pelo ministro da Educação, Camilo Santana, e pela ministra da Cultura, Margareth Menezes.
A ação foi instituída por meio de portaria conjunta, como parte do Programa Escola em Tempo Integral, com vistas a promover a circulação, produção e difusão nas escolas públicas da diversidade cultural e artística — com ênfase nas culturas afro-brasileiras, indígenas e africanas—, fortalecendo o desenvolvimento integral dos estudantes, bem como na formação continuada de professores, artistas e parceiros.
A gestão será compartilhada entre as pastas, com participação da Fundação Nacional de Artes (Funarte), universidades e organizações da sociedade civil, assegurando a articulação intersetorial e o respeito à diversidade cultural, étnica e regional do país.
“Vão ter ações em todos os estados da federação, para que a gente possa iniciar essa parceria importante do Ministério da Cultura com o Ministério da Educação, olhando para a garantia de que crianças e jovens brasileiros possam ter direito a uma escola completa e integral para sua formação”, explica Santana.
Entre os objetivos da iniciativa interministerial estão a integração de atividades artístico-culturais ao currículo, a valorização das manifestações culturais populares e o incentivo à cooperação entre artistas, mestres da cultura, professores e comunidades escolares. A prioridade será dada a escolas localizadas em territórios de maior vulnerabilidade socioeconômica e cultural.
“Desejo que cada professor ou professora, cada aluno e aluna, cada mestre e mestra, que todos e todas, que colaborem ou participem dessa interação da arte e da cultura dentro das escolas, possam experimentar as boas emoções interativas e integrativas que a arte e a cultura podem proporcionar e contribuir como elemento de aprendizagem e transformação de vida”, pontuou a ministra da Cultura.
O financiamento da ação será realizado por meio de transferência voluntária de recursos da União para os entes federados que tiverem seus planos de trabalho aprovados, selecionadas por editais de chamamento público.
Estarão aptas a participar secretarias de educação e de cultura de estados e municípios, além de órgãos e entidades públicas congêneres, que deverão elaborar e cadastrar um plano de trabalho na plataforma TransfereGov. O documento deve conter o detalhamento do objeto, a justificativa, os cronogramas físico e financeiro e o plano de aplicação das despesas. Esses planos poderão envolver parcerias com universidades, especialmente as que oferecem cursos nas áreas artísticas, e com organizações da sociedade civil ligadas à cultura, como pontos e pontões de cultura.
Após a assinatura da portaria interministerial que instituiu oficialmente a ação Arte e Cultura na Educação de Tempo Integral, o evento de lançamento seguiu com mesas de debate que aprofundaram as reflexões sobre a integração entre educação e cultura. Especialistas, gestores públicos e representantes de diferentes instituições discutiram o papel das artes no fortalecimento da educação integral e a importância de valorizar as histórias e culturas indígenas e afro-brasileiras nas escolas.
Contexto – Em 2024, o MEC e o MinC assinaram um acordo de cooperação técnica (ACT) para promover ações conjuntas. O documento implementa políticas culturais e educativas, incluindo ações culturais nas escolas em tempo integral e nas universidades públicas. Entre elas estão a inserção de saberes tradicionais dos mestres e mestras da cultura, o fortalecimento da rede de equipamentos culturais, a criação e implementação de planos de cultura nas universidades federais, além da circulação, produção e difusão da diversidade cultural e artística brasileira na rede pública de educação básica.
Impacto – Segundo dados do Censo Escolar, o Programa Escola em Tempo Integral teve 965 mil matrículas de tempo integral declaradas no ciclo 2023-2024, para a educação básica. No segundo ciclo do programa (2024-2025), as redes pactuaram 943 mil matrículas. A medida deve impactar diretamente os estudantes que ocupam essas vagas, ao ampliar o acesso a atividades artístico-culturais nas escolas e contribuir para uma formação mais completa, integrando conhecimentos, valores e expressões da diversidade cultural brasileira.
Tempo integral – Lançado em julho de 2023, o programa Escola em Tempo Integral tem como objetivo fomentar matrículas com jornada igual ou superior a sete horas diárias ou 35 horas semanais em todas as etapas e modalidades da educação básica. A política prioriza escolas que atendem estudantes em situação de maior vulnerabilidade socioeconômica e oferece assistência técnica e financeira, com propostas pedagógicas alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O programa é gerido pela Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) e executado financeiramente pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A adesão é voluntária e realizada por meio do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec).
Assessoria de Comunicação Social do MEC
Fonte: Ministério da Educação

EDUCAÇÃO
Entenda o papel do Brasil na Coalizão para a Alimentação Escolar
Published
4 horas atráson
11 de setembro de 2025By
infocoweb
Nos dias 18 e 19 de setembro, Fortaleza (CE) será palco da 2ª Cúpula Global da Coalizão para a Alimentação Escolar, encontro que reunirá ministros, especialistas, organizações internacionais e lideranças de mais de 100 países. O objetivo é fortalecer políticas públicas capazes de garantir, até 2030, que cada criança tenha acesso diário a refeições saudáveis e adequadas, unindo esforços para enfrentar a fome, a má nutrição e seus impactos na educação e no desenvolvimento sustentável.
Criada em 2021 durante a Cúpula de Sistemas Alimentares da Organização das Nações Unidas (ONU), a Coalizão para a Alimentação Escolar tornou-se uma das maiores iniciativas globais de cooperação multissetorial. Hoje, conta com 109 países-membros e cerca de 150 organizações parceiras, que representam mais de 65% da população mundial. Sua agenda inclui garantir refeições nutritivas para todos os estudantes; estimular a agricultura local; reduzir desigualdades; fortalecer cadeias curtas de produção; e promover a sustentabilidade ambiental.
O ministro da Educação, Camilo Santana, ressaltou a relevância da cúpula para o protagonismo brasileiro: “O Brasil tem um dos maiores e mais bem-sucedidos programas de alimentação escolar do mundo. Receber a 2ª Cúpula Global é reconhecer essa liderança e reafirmar o compromisso do governo federal com o combate à fome, a valorização da agricultura familiar e a promoção de hábitos alimentares mais saudáveis”.
Copresidente da coalizão, ao lado da França e da Finlândia, o país é referência internacional com o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), executado pelo MEC, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O Pnae atende, diariamente, cerca de 40 milhões de estudantes da educação básica pública e destina, pelo menos, 30% de seu orçamento anual de R$ 5,5 bilhões à compra de produtos da agricultura familiar. Com a recente aprovação de lei no Congresso Nacional, esse percentual passará a 45% a partir de 2026, reforçando o compromisso do país com a produção local e a segurança alimentar.
A presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba, destacou o alcance social da iniciativa: “Não é possível falar de educação sem falar de alimentação de qualidade. A coalizão une esforços internacionais para que a alimentação escolar seja sinônimo de aprendizado, saúde e valorização das culturas alimentares locais”.
A cúpula também busca articular financiamento sustentável e parcerias entre governos, sociedade civil, organismos internacionais e setor privado, criando soluções para os desafios globais da alimentação escolar, como mudanças climáticas, pobreza e desigualdade. Entre os temas centrais da reunião deste ano, estarão a diversidade cultural na alimentação e a proteção dos recursos naturais, consolidando a alimentação escolar como uma política pública estratégica para o presente e para o futuro.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações do FNDE
Fonte: Ministério da Educação


BeeFood é selecionada como expositora para o Startup Summit

Justiça permite acesso ao omalizumabe para urticária crônica

Zoetis reforça cuidados estratégicos na entrada de confinamento para aumentar saúde e produtividade do gado

Comissão aprova projeto que incentiva hortas escolares e coletivas

Compliance é fator de sobrevivência na Reforma Tributária
politica


Comissão Especial sobre Inteligência Artificial é instalada na Câmara, mas especialistas alertam: “Projeto é insuficiente e democracia está em risco”
Instalada na Câmara dos Deputados, a comissão que analisará o PL da Inteligência Artificial reacende debate sobre os riscos...


Governo Federal reserva R$ 1,166 bilhão para segurança pública nos estados e no DF em 2025
Recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública serão liberados para as unidades federativas conforme os planos locais de aplicação do...


Deputado Wellington Luiz Propõe Banco de Dados para Registro de Condenados por Violência contra a Mulher no DF
O deputado Wellington Luiz apresentou um Projeto de Lei (PL) que propõe a criação de um banco de dados para...
DISTRITO FEDERAL


O som feminino no violão clássico no CTJ Hall
Violonista estadunidense Marisa Sardo se apresenta gratuitamente em Brasília Tem atração internacional no palco do CTJ Hall da Casa Thomas...


Renata Jambeiro agita Brasília no show Damas do Samba
O palco se transforma em roda, terreiro e quintal. A voz de Renata Jambeiro, marcada pela força ancestral e sensibilidade...


“Vozes e Vãos” estreia no Festival de Cinema de Brasília
Juventude quilombola da Chapada dos Veadeiros revela sua potência e diversidade no coração do Cerrado Entre serras imponentes e rios...
BRASIL E MUNDO


Segundo episódio da série Crua será lançado com a artista Carla Santana
A artista Carla Santana é a convidada do segundo episódio da série “Crua”, que será lançado na próxima terça-feira, dia...


Colli Books celebra o Dia do Cliente com descontos especiais em todo o acervo literário
No próximo 15 de setembro, data em que se comemora o Dia do Cliente, a editora Colli Books preparou uma...


Quanto mais, melhor: Duo Gelatto lança promoções especiais para o Dia do Cliente
Rede de sorveterias oferece preços de atacado em picolés e potes de sorvete, além de combinações especiais para todos os...
ECONOMIA


Vítima relata golpe de R$ 90 mil aplicado por intermediário de consórcios em Campinas (SP)
No final de junho de 2025, um homem identificado como Igor foi vítima de um golpe financeiro estimado em...


Governo lança novo edital para renegociação de dívidas com até 133 parcelas e desconto de até 70%
Prazo para adesão vai até 30 de setembro de 2025 A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) publicou o Edital...


Contribuintes recorrem a empréstimos para antecipar restituição do Imposto de Renda
Especialistas alertam para cuidados com taxas e condições contratuais Com o início das declarações do Imposto de Renda 2025,...
ESPORTES


Corinthians vence e despacha Athletico-PR na Copa do Brasil
O Corinthians carimbou seu passaporte para as semifinais da Copa do Brasil ao derrotar o Athletico-PR por 2 a 0...


Autoridades e atletas prestigiam cerimônia de abertura dos Jogos da Juventude 2025, em Brasília
Maior competição multiesportiva do país voltada a atletas de até 17 anos, os Jogos da Juventude CAIXA Brasília 2025, patrocinados...


Fluminense vence Bahia e avança à semifinal da Copa do Brasil
Em uma noite de virada emocionante no Maracanã, o Fluminense garantiu sua vaga na semifinal da Copa do Brasil ao...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
TECNOLOGIA7 dias atrás
Programa do Observatório Nacional vai retransmitir eclipse total da Lua
-
SAÚDE6 dias atrás
Estratégia brasileira é destaque em força tarefa global contra meningites
-
SAÚDE7 dias atrás
Ministério da Saúde habilita primeiras equipes de Cuidados Paliativos no SUS e investe R$ 8 milhões na Política Nacional de Cuidados Paliativos
-
CIDADES7 dias atrás
Livro provoca debate: IA pode ser ponte ou abismo