BRASÍLIA

Esportes

Presidente Lula e ministro André Fufuca entregam mais de 2,8 mil moradias e anunciam Arena Brasil em Imperatriz (MA)

Publicado em

O presidente Lula e o ministro do Esporte, André Fufuca, e demais autoridades do Governo do Brasil, participaram nesta segunda-feira (6) da entrega de mais de 2,8 mil unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), no Residencial Canto da Serra, em Imperatriz (MA). Durante o evento, o ministro Fufuca anunciou a construção de uma Arena Brasil (Centro Esportivo Comunitário) no próprio residencial.

O empreendimento reúne 2.837 casas, com investimento superior a R$ 358,6 milhões do Governo do Brasil. Paralisadas desde 2016, as obras foram retomadas e agora vão beneficiar mais de 11 mil pessoas, entre elas 1.619 famílias atendidas por programas sociais como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC), que receberão as moradias totalmente subsidiadas.

Durante a solenidade, o presidente Lula destacou a importância de garantir estrutura e dignidade às famílias beneficiadas. “Nós não estamos apenas inaugurando um conjunto habitacional, estamos inaugurando uma cidade. As pessoas não precisam só de um telhado, mas de dignidade. Precisamos construir escolas, quadras de esporte, postos de saúde, delegacias e espaços públicos, tudo o que permita às pessoas viverem bem e terem prazer no bairro onde moram”, afirmou.

WhatsApp Image 2025-10-06 at 20.47.33.jpeg
Ministro Fufuca anuncia Arena Brasil em Imperatriz. Fotos: Edwin Coutinho

Fufuca anuncia Arena Brasil

O ministro André Fufuca ressaltou o simbolismo da entrega das moradias e o compromisso do Ministério do Esporte com o desenvolvimento das cidades e municípios brasileiros.  

Leia Também:  Cuiabá vence o Goiás e larga na frente na semifinal da Copa Verde

“Essas casas têm a digital do presidente Lula, que é o compromisso com a dignidade do povo. Depois de anos esperando, essas famílias agora têm um lar. Aqui no município, estamos construindo o primeiro ginásio com dimensões oficiais do estado. Criamos a Arena Brasil, com playground, quadra de basquete, campo society e espaço de lazer e vamos com o terreno do prefeito construir uma aqui. Hoje, o Ministério do Esporte tem obras em todo o país, são mais de 110 municípios conveniados, e todas as cidades da região Tocantina contam com investimentos da nossa pasta.”

Sobre o novo espaço esportivo anunciado pelo ministro, o presidente acrescentou. “A ordem de pagamento já está aqui. Agora o dinheiro está sob sua responsabilidade, prefeito. Quero inaugurar esse espaço no ano que vem”, completou Lula, ao mencionar os R$ 1,4 milhão destinados à construção da Arena Brasil.

Parcerias pelo estado 

O governador do Maranhão, Carlos Brandão, destacou a parceria com o Governo do Brasil. “Presidente, o senhor veio entregar um sonho. Já estivemos juntos em Timon, entregando 500 casas, e hoje celebramos mais uma conquista. Estamos resgatando sonhos que o senhor plantou. Trabalhamos para cuidar da população, especialmente das pessoas que mais precisam.”

O prefeito de Imperatriz, Rildo Amaral, também comemorou o impacto do novo residencial para a comunidade. “O que vivemos aqui hoje é um símbolo de mudança. Este residencial representa mais do que um conjunto de casas, é um novo tempo para Imperatriz. Depois de mais de uma década de espera, este momento representa dignidade e fortalecimento para a cidade e uma grande vitória para o povo.”

Leia Também:  América-MG fecha preparação para enfrentar o Corinthians pela Copa do Brasil

WhatsApp Image 2025-10-06 at 20.47.34.jpeg
Entrega do Residencial Canto da Serra em Imperatriz (MA). Fotos: Edwin Coutinho

Arena Brasil Imperatriz

A Arena Brasil de Imperatriz seguirá o padrão arquitetônico do Ministério do Esporte e contará com:

  • Campo society com iluminação em LED;
  • Meia quadra de basquete;
  • Pista de caminhada pavimentada;
  • Parque infantil;
  • Mobiliário urbano, como bancos e mesas para jogos.

O projeto é voltado à acessibilidade, inclusão social e promoção de hábitos saudáveis, oferecendo atividades esportivas e de lazer para todas as idades.

Impactos para a comunidade

O novo espaço deve gerar benefícios em diversas dimensões:

  • Esportiva: estímulo à prática regular de esportes e à inclusão social por meio do esporte;
  • Social: fortalecimento da convivência comunitária e dos laços sociais;
  • Regional: impacto direto para milhares de moradores do bairro e arredores;
  • Urbana: valorização da região e ampliação das políticas públicas de esporte e lazer.

Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte 

Fonte: Ministério do Esporte

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Esportes

CBSurf consagra 22 campeões e campeãs brasileiros de Parasurf em Ipojuca

Published

on

Confederação Brasileira de Surf celebrou neste domingo em Ipojuca, litoral sul de Pernambuco, a consagração de 22 campeões e campeãs brasileiras no JISK apresenta Campeonato Brasileiro de Parasurf 2025. No sábado foram definidos 12 títulos e os outros 10 decididos na manhã do domingo, quando o carioca Davi Teixeira se destacou fazendo os recordes do campeonato na Praia do Borete, em Porto de Galinhas. O Davizinho Radical, como é conhecido, coroou o tetracampeonato brasileiro na categoria PS-Prone 2, com a única nota 10 do evento na vitória por 18 pontos de 20 possíveis.

     Os títulos brasileiros em 9 das 13 categorias promovidas pela Confederação Brasileira de Surf, garantiram classificação para o Mundial de Parasurf da ISA (International of Surfing Association). O evento será disputado entre os dias 2 e 7 de novembro em Oceanside, na Califórnia, Estados Unidos. O Davizinho Radical vai buscar o tetracampeonato mundial também, assim como Figue Diel na categoria dos atletas com deficiência visual total. Os quatro títulos dos deficientes visuais, foram conquistados por surfistas de Santa Catarina.

     Figue Diel e Ingrid Medina ganharam na PS-VI 1 e na PS-VI 2, com deficiência visual parcial, os campeões foram Rafael Giguer e Mariana Busnello. Nas outras categorias de quem surfa em pé na prancha, o potiguar Davi Lima ganhou seu primeiro título na PS-S1, de quem tem deficiência em membro superior. E mais três catarinenses venceram na dos atletas com comprometimento em membro inferior: Rafael Lueders e Maryele Cardoso na PS-S2 com deficiência abaixo do joelho e Luciano Nem Silveira na PS-S3 com deficiência acima do joelho.

Leia Também:  CBF divulga tabela detalhada do Brasileirão da 16ª até a 19ª rodada

     Outros atletas classificados para o Mundial da ISA, foram o baiano Dijackson Santos e a catarinense Vera Quaresma na PS-Kneel / Upright que surfa de joelhos, o gaúcho Paulo Souza que compete sentado no waveski com remo, o paraibano Cleuson Soares no PS-Prone 1 dos competidores que surfam deitados sem precisar de auxílio e os cariocas Davi Texeira e Monique Oliveira na PS-Prone 2 dos que também pegam ondas de bruços, mas precisam de assistência para remar e subir na prancha.

     Nas categorias inclusivas da Confederação Brasileira de Surf e que não fazem parte do programa da ISA no Mundial de Parasurf, destaque para o pernambucano Roberto Pino que conquistou o tetracampeonato e a sua filha, Lara Pino, bicampeã na categoria Baixa Estatura. Na categoria Autismo os títulos ficaram com o baiano João Lessa e a cearense Ana Cordeiro. Na categoria Down, os campeões foram os paulistas Noah dos Anjos e Jade Lie. E na categoria Surdo, os dois troféus das vitórias foram para o Rio de Janeiro, com André Menezes e Aline Lopes.

Leia Também:  Bruno Henrique, atacante do Flamengo, é indiciado pela Polícia Federal por fraude em jogo contra o Santos

Recorde de participantes

      A Confederação Brasileira de Surf começou a fazer etapas do Parasurf em 2022, quando Teco Padaratz foi eleito presidente da entidade máxima do surf no país. Desde 2023, o evento conta com o apoio do Ministério do Esporte, por meio da Secretaria Nacional do Paradesporto. Neste ano, foi registrado um número recorde de 52 atletas com deficiências diversas de 10 estados do Brasil, 37 competindo nas categorias masculinas e 15 nas femininas.

Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte, com informações da Assessoria de Imprensa da CBSURF

Fonte: Ministério do Esporte

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

politica

DISTRITO FEDERAL

BRASIL E MUNDO

ECONOMIA

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA

Botão WhatsApp - Canal TI
Botão WhatsApp - Canal TI