SAÚDE
Ministério da Saúde apresenta minuta de atualização da Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas
Publicado em
7 de agosto de 2025por
infocoweb
O Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Saúde Indígena (SESAI), apresentou, nesta quarta-feira (06), em Brasília, durante audiência pública, a minuta de revisão e atualização da Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas (PNASPI). A cerimônia contou com a participação do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, além de representantes dos 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs), presidentes dos Conselhos Distritais de Saúde Indígena, instituições e organizações parceiras que contribuíram com o processo de elaboração da proposta, incluindo ações como a realização dos cinco Seminários Regionais de Saúde Indígena.
Na mesa de abertura, o ministro Alexandre Padilha relembrou a época da construção da primeira Política Nacional de Saúde Indígena no Brasil, na metade da década de 1990, mencionando a Lei Arouca, criada pelo médico sanitarista e então deputado Sérgio Arouca. “Foi um marco para o Sistema Único de Saúde (SUS), porque estava sendo criado algo novo, que não existia no SUS. E, por meio da Lei Sérgio Arouca, foi instituído um subsistema dentro do SUS.”
O ministro também destacou aspectos atuais que reforçam a necessidade de atualização da PNASPI: “De lá para cá, muita coisa mudou, e essa atualização é necessária. Por exemplo, a população idosa indígena cresceu muito, e isso demanda uma atenção e assistência diferentes. Assim como as mudanças climáticas, que afetam de forma impactante a saúde dos povos indígenas”, afirmou.
O secretário de Saúde Indígena do Ministério da Saúde (SESAI/MS), Weibe Tapeba, destacou a importância do momento para a saúde indígena e fez um resgate do processo de construção da nova PNASPI. Com uma gestão marcada pela participação social, Weibe falou sobre a construção coletiva da política e afirmou: “A Política de Saúde Indígena, na maioria dos nossos territórios, é a única materialização da presença do Estado. Então, precisamos garantir que essa política se fortaleça cada vez mais, que seja eficiente, resolutiva e gere dignidade nos nossos territórios.”
Entre as novidades da atualização da PNASPI, destaca-se a inserção e valorização das medicinas indígenas e práticas ancestrais como tratamentos reconhecidos para a saúde indígena e para os usuários do SasiSUS. O documento apresentado pela SESAI tem 32 páginas e detalha as principais mudanças na estrutura e nos objetivos da política.
Todo o ciclo de reformulação da PNASPI compreende cinco etapas. A primeira tratou da deliberação do Ministério da Saúde sobre a necessidade de revisão e atualização da política, com a criação do GT PNASPI, em conformidade com os atos normativos e as recomendações da ADPF 709 e do Relatório CMAP. A partir disso, foram realizados os seminários regionais que discutiram os eixos estratégicos e estruturantes da política. Após a conclusão da segunda fase, será iniciada a terceira, voltada à pactuação com órgãos externos, como MPI, Funai e Apib.
Sílvia Alves
Ministério da Saúde
Fonte: Ministério da Saúde

SAÚDE
Hidrogel para problemas no joelho pode substituir a cirurgia
Published
15 minutos atráson
7 de outubro de 2025
Foto: Freepik –krakenimages.com
Tratamento com a substância oferece solução menos invasiva para dores
A dor no joelho está entre as principais queixas de saúde da população brasileira, ocupando o segundo lugar entre as dores crônicas mais comuns no país, com prevalência de 50%, segundo dados do Ministério da Saúde, atrás apenas da lombalgia (77%). Ela pode surgir de forma súbita, como consequência de uma lesão, ou se desenvolver de forma gradual, devido ao desgaste progressivo da articulação.
De acordo com informações da Rede D’Or, as principais causas incluem lesões ligamentares, como rupturas dos ligamentos cruzados, lesões meniscais, condromalácia patelar, inflamações como tendinites e bursites, além de doenças degenerativas, como a artrose e a artrite reumatoide.
Embora muitas dessas condições já possam ser tratadas com medicamentos, fisioterapia e, em casos mais graves, cirurgia, novas alternativas terapêuticas têm sido desenvolvidas. Entre elas, o hidrogel tem apresentado resultados promissores.
O ortopedista especialista em cirurgia do joelho, Diego Munhoz, explica que o hidrogel é uma substância biocompatível, composta basicamente por polímeros e água, que funciona como substituto do líquido sinovial, lubrificando a articulação e protegendo a cartilagem.
Ao amortecer o impacto entre os ossos e promover um efeito viscossuplementação, ele proporciona o alívio da dor e uma melhora funcional que pode ter efeitos prolongados chegando, em alguns casos, a um ano.
O procedimento é feito em consultório, como em uma consulta com ortopedista no Rio de Janeiro, por exemplo, e tem aplicação rápida. Para quem busca alternativas menos invasivas, o médico indica que é uma ótima opção antes de partir para a cirurgia.
Entre as tecnologias recentes, o hidrogel baseado na molécula modificada HYADD®4-G tem sido destacado na área médica por ter durabilidade estendida, propriedades mecânicas superiores e potencial de recuperação funcional em nível elevado.
O médico do esporte e ortopedista especialista em traumatologia do esporte e cirurgia do joelho, Adriano Leonardi, explica em artigo assinado à imprensa que se trata de um derivado hidrofóbico do ácido hialurônico (AH) e apresenta um comportamento do tipo shear-thinning (afinamento sob cisalhamento), fazendo com que a sua aplicação por seringas tradicionais sejam mais fáceis.
Assim como ocorre com o ácido hialurônico convencional, a aplicação desse hidrogel é feita em consultório por meio de uma infiltração articular simples, mas, em determinadas articulações, o procedimento pode ser realizado com o auxílio de ultrassonografia para garantir maior segurança.
O médico acrescenta que o produto pode ser utilizado durante intervenções cirúrgicas, sendo administrado diretamente dentro do osso ou intra articular, conforme o tipo e a lesão apresentada pelo paciente.
A definição do melhor procedimento deve ser feita por um especialista. Para os paulistas, por exemplo, é possível buscar por um ortopedista na cidade de São Paulo, sendo este o profissional mais capacitado para avaliar e tratar dores no joelho. Dependendo da causa, reumatologistas ou fisioterapeutas também podem ser envolvidos no cuidado.
Estudos comprovam os benefícios da substância em atletas
Leonardi também destaca que os benefícios do hidrogel têm sido estudados com foco na medicina esportiva. Um exemplo disso é uma pesquisa realizada na Itália, que investigou o uso da substância HYADD4-G em 30 jogadores de futebol que apresentavam condropatia traumática ou degenerativa do joelho.
O protocolo utilizado contava com duas injeções, aplicadas com uma semana de intervalo, e o acompanhamento dos pacientes foi feito por seis meses. Os resultados mostraram melhorias como redução da dor em repouso e ao caminhar, amplitude de movimento articular e benefícios para qualidade de vida e capacidade esportiva.
Mesmo em atletas que estavam sob esforços contínuos, os benefícios foram mantidos a longo prazo, sem que eventos adversos fossem registrados, evitando longas suspensões ou intervenções cirúrgicas precoces.
De acordo com Leonardi, a condropatia inicial ou terminal, também conhecida como artrose, é um grande desafio para a medicina esportiva, pois afeta atletas de diferentes níveis, desde profissionais de elite até praticantes recreativos.
“Com a intensificação das demandas físicas impostas por treinamentos e competições, lesões da cartilagem articular e o desenvolvimento precoce da artrose têm se tornado mais comuns. Nesse cenário, a busca por terapias que promovam alívio de sintomas, preservem a função e retardem a evolução da doença é essencial”, destaca o ortopedista.

IA brasileira leva marcas ao “novo Google” das pesquisas feitas por Inteligências Artificiais

The Beatles for Kids: um show para toda a família no Boulevard Shopping Brasília

Comissão aprova criação de programa para aumentar a oferta de luz e internet em todo o país

Comissão aprova proposta que prevê provas fotográficas no auto de infração ambiental

Comissão aprova projeto que endurece punições a empresas e sócios por fraudes em licitações
politica


Comissão Especial sobre Inteligência Artificial é instalada na Câmara, mas especialistas alertam: “Projeto é insuficiente e democracia está em risco”
Instalada na Câmara dos Deputados, a comissão que analisará o PL da Inteligência Artificial reacende debate sobre os riscos...


Governo Federal reserva R$ 1,166 bilhão para segurança pública nos estados e no DF em 2025
Recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública serão liberados para as unidades federativas conforme os planos locais de aplicação do...


Deputado Wellington Luiz Propõe Banco de Dados para Registro de Condenados por Violência contra a Mulher no DF
O deputado Wellington Luiz apresentou um Projeto de Lei (PL) que propõe a criação de um banco de dados para...
DISTRITO FEDERAL


The Beatles for Kids: um show para toda a família no Boulevard Shopping Brasília
Apresentação gratuita da The Beatles Memory traz a energia dos clássicos de Liverpool em um espetáculo interativo O Boulevard Shopping Brasília irá...


Mundo Lingo chega a Brasília e promove encontros semanais de intercâmbio cultural e prática de idiomas
Presente em diferentes países, o evento reúne moradores e visitantes da cidade em torno da diversidade cultural e linguística. A...


Doc Cucina apresenta novo menu do chef em 3 etapas para o almoço
Com a assinatura do chef Luiz Trigo, o Doc Cucina, localizado na 406 Sul, apresenta o novo menu para o...
BRASIL E MUNDO


Encontro de escritores e artistas indígenas completa 20 anos e se torna um marco
Evento acontecerá no Museu de Arte do Rio e na Fundação Casa de Rui Barbosa entre os dias 15 e...


Avon apresenta nova fragrância com ativação imersiva na Avenida Paulista
A experiência revela ao público o novo Deo Parfum com alta fixação da marca Avon Power Stay A Avon...


Agência de comunicação promove webinar gratuito para jornalistas que vão cobrir a COP30
LatAm Intersect, agência de comunicação integrada , traz uma nova edição do projeto InterSecção de Valor com o webinar: “Guia...
ECONOMIA


Vítima relata golpe de R$ 90 mil aplicado por intermediário de consórcios em Campinas (SP)
No final de junho de 2025, um homem identificado como Igor foi vítima de um golpe financeiro estimado em...


Governo lança novo edital para renegociação de dívidas com até 133 parcelas e desconto de até 70%
Prazo para adesão vai até 30 de setembro de 2025 A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) publicou o Edital...


Contribuintes recorrem a empréstimos para antecipar restituição do Imposto de Renda
Especialistas alertam para cuidados com taxas e condições contratuais Com o início das declarações do Imposto de Renda 2025,...
ESPORTES


Presidente Lula e ministro André Fufuca entregam mais de 2,8 mil moradias e anunciam Arena Brasil em Imperatriz (MA)
O presidente Lula e o ministro do Esporte, André Fufuca, e demais autoridades do Governo do Brasil, participaram nesta segunda-feira...


CBSurf consagra 22 campeões e campeãs brasileiros de Parasurf em Ipojuca
A Confederação Brasileira de Surf celebrou neste domingo em Ipojuca, litoral sul de Pernambuco, a consagração de 22 campeões e campeãs brasileiras...


Cruzeiro tropeça em casa e empata com o lanterna Sport no Mineirão
Em uma partida que prometia consolidar sua posição no G-4, o Cruzeiro decepcionou sua torcida neste domingo, ao empatar em...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
AGRONEGÓCIO5 dias atrás
Câmara aprova prorrogação para georreferenciamento de imóveis rurais até 2030
-
DISTRITO FEDERAL5 dias atrás
GDF monitora caso suspeito de intoxicação por metanol em bebida alcoólica
-
DISTRITO FEDERAL7 dias atrás
Últimos ingressos disponíveis para o show do Roupa Nova em Brasília
-
AGRONEGÓCIO6 dias atrás
Preço do leite segue em queda com oferta elevada e consumo fraco, aponta Cepea