TECNOLOGIA
Estudantes brasileiros brilham na Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica 2025
Publicado em
25 de setembro de 2025por
infocoweb
O Brasil conquistou um feito inédito na 17ª edição da Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (Olaa), no Rio de Janeiro e em Barra do Piraí (RJ). A equipe brasileira, composta por dez estudantes de diferentes regiões do País, subiu ao pódio com nove medalhas de ouro e uma de prata, demonstrando a excelência e o potencial da nova geração de cientistas nacionais.
O sucesso na competição, que ocorreu de 1º a 7 de setembro e reuniu 74 jovens de 14 países, é um reflexo do trabalho e do apoio de instituições como o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que atuam no fomento à popularização da ciência e na identificação de novos talentos. A Olaa é um desdobramento do trabalho de base da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), que anualmente mobiliza milhões de estudantes em todo o País.
Os jovens brasileiros participaram de provas teóricas, práticas e observacionais, que incluíram desde desafios em planetário até testes com lunetas e telescópios. Houve ainda atividades de construção e lançamento de foguetes de garrafa PET. Além das disputas, as delegações fizeram uma excursão ao Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA), em Itajubá (MG), onde conheceram a infraestrutura científica do País voltada à observação do universo.
Desempenho dos brasileiros
A equipe brasileira se destacou nas premiações em grupo e nas individuais. Os estudantes conquistaram o prêmio de melhor prova teórica e melhor prova de foguetes em equipe, além de melhor prova observacional e melhor prova teórica individual.
Os medalhistas de ouro foram: Felipe Maia Silva (Fortaleza, CE), Filipe Ya Hu Dai Lima (Fortaleza, CE), Lucas Praça Oliveira (Fortaleza, CE), Isabela Xavier de Miranda (Rio de Janeiro, RJ), Luís Fernando de Oliveira Souza (Cassilândia, MS), Eyke Cardoso de Souza Torres (Ourilândia do Norte, PA), Guilherme Waiandt Moraes (Fortaleza, CE), Gustavo Globig Farina (Fortaleza, CE) e Larissa França Souza (Goiânia, GO). A medalha de prata ficou com João Victor Evers Cordeiro (Fortaleza, CE).
A trajetória dos medalhistas começou na OBA 2024, quando foram selecionados entre os 50 melhores participantes do País. O coordenador da competição, João Batista Garcia Canalle, em participação no Encontro de Astronomia do Nordeste (Eane), destacou a importância da olimpíada na formação de novos talentos, ressaltando que, neste ano, a OBA mobilizou mais de 1,5 milhão de estudantes. “Essa é a forma mais eficaz de popularizar a astronomia e a astronáutica no Brasil”, frisou Canalle.
OBA
A OBA, criada em 1998 pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), é a porta de entrada para competições internacionais como a Olaa. Segundo o presidente da SAB, Hélio Jaques Rocha Pinto, a entidade oferece o respaldo acadêmico para a competição, organizada por um grupo de diretores e coordenado por Canalle.
Para o presidente da SAB, Hélio Jaques Rocha Pinto, a conquista das medalhas reforça a capacidade da astronomia de inspirar a juventude e atuar como um motivador para a discussão de outras áreas da ciência. Ele ressaltou a importância de mostrar que o conhecimento científico tem grande valor, especialmente em uma era de busca por fama inconsequente.
“Ao premiar estudantes de destaque, a OBA serve como exemplo concreto de que o conhecimento científico tem grande valor. Outros jovens podem identificar-se com esses alunos e perceber que no Brasil há espaço para a excelência acadêmica e para a valorização de suas habilidades”, afirmou o presidente.
O processo de seleção da OBA inclui diversas etapas de treinamento intensivo com professores e estudantes universitários, garantindo que os jovens estejam totalmente preparados para representar o País. “O treinamento é feito por professores de física e astronomia, auxiliados por estudantes universitários dessas áreas do conhecimento. A equipe selecionada para representar o Brasil nas olimpíadas internacionais passou por várias dessas etapas”, explicou Hélio Jaques, que destaca que a OBA é um grande estímulo para o aprimoramento intelectual, e que a maioria dos premiados segue em busca de carreiras acadêmicas de destaque.
MCTI e CNPq
O sucesso da equipe brasileira na OLAA 2025 não seria possível sem o apoio contínuo do MCTI e do CNPq. O coordenador dos Programas de Pesquisa em Educação, Popularização e Divulgação Científica do CNPq, Guilhermo Vilas Boas, ressaltou que a conquista das medalhas demonstra a consolidação do esforço de longo prazo no incentivo ao desenvolvimento do conhecimento em astronomia e astronáutica.
Segundo Vilas Boas, o resultado de nove ouros e uma prata reflete diretamente o apoio de ambas as instituições. “Tanto o CNPq quanto o MCTI tem aportado recursos para a realização de dezenas de olimpíadas científicas, em diversas áreas do conhecimento, que possuem abrangência em todo território nacional, e a quase totalidade delas está alinhada e/ou credenciada para enviar equipes para competições internacionais, representando o Brasil”, ressaltou.
Vilas Boas também destacou a importância do trabalho de base, citando o papel da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) no processo de seleção e preparo dos estudantes. A OBA é uma das iniciativas que o CNPq fomenta com o custeio dos eventos, e com a concessão de centenas de bolsas de iniciação científica júnior (ICJ) para os vencedores. “O CNPq realiza ações de fomento em olimpíadas científicas do conhecimento há mais de vinte anos, por meio de chamadas públicas. Dentre várias iniciativas apoiadas estão a Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA)”, explicou.
Para o CNPq, os resultados obtidos pelo Brasil na OLAA vão além do desempenho individual dos estudantes e refletem o impacto das políticas públicas de incentivo à educação científica. “Espera-se que a conquista desses estudantes possa ter um caráter incentivador e multiplicador, tanto entre os jovens estudantes quanto entre as escolas, professores e demais envolvidos no processo de formação científico e profissional como um todo. A sociedade brasileira precisa de exemplos e casos que possam inspirar mais e mais jovens a trilhar o caminho do letramento científico, neste caso, por meio da astronomia e astronáutica”, afirmou Vilas Boas.
A diretora de Popularização da Ciência, Tecnologia e Educação Científica do MCTI, Juana Nunes, também comemorou a conquista. “É uma felicidade imensa esse resultado do Brasil, e isso é fruto de um trabalho muito competente da Olimpíada Brasileira de Astronomia e da política que a gente vem investindo para fortalecer as olimpíadas em todas as áreas do conhecimento. O nosso esforço aqui no Pop Ciência é garantir que essa excelência dos organizadores seja apoiada pelo MCTI. Inclusive, no ano passado lançamos o maior edital já realizado, somando R$ 40 milhões em investimentos para feiras e olimpíadas científicas”, destacou Juana.
Além disso, a diretora lembrou da experiência de acompanhar de perto a OBA. “Eu estive lá e vi como os estudantes se dedicam, montando seus foguetes, interagindo com os professores e aprendendo na prática. Por isso, é uma alegria imensa saber que uma olimpíada como a nossa, que tem força enorme no Brasil e distribui medalhas em todo o território nacional, esteja formando jovens capazes de conquistar resultados tão expressivos em competições internacionais”, completou.

TECNOLOGIA
Portaria do MCTI estabelece normas para centros de supercomputação
Published
6 horas atráson
1 de outubro de 2025By
infocoweb
O Diário Oficial da União publicou, nesta terça-feira (30), a Portaria do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) nº 9.445/2025, que disciplina o funcionamento e a operacionalização do Sistema Nacional de Processamento de Alto Desempenho (Sinapad), instituído pelo Decreto nº 5.156, de 26 de julho de 2004.
A portaria estabelece normas para gerir a estrutura nacional de supercomputação, regular o uso compartilhado da infraestrutura e articular o sistema entre universidades, institutos de pesquisa e entidades públicas e privadas. Segundo o texto, o Sinapad passará a operar sob critérios definidos pelo Conselho Diretor do sistema, vinculando novos centros computacionais conforme requisitos técnicos e institucionais.
Ao comentar a publicação, a ministra do MCTI, Luciana Santos, destacou que a medida fortalece a infraestrutura de pesquisa do País e amplia as condições para inovação. “A nova norma marca um passo decisivo para consolidar a infraestrutura de alto desempenho no País, dando previsibilidade e ampliando o acesso à computação avançada para todo o sistema de ciência e inovação”, afirmou.
Entre as disposições mais relevantes, a portaria define que centros interessados em integrar o Sinapad devem comprovar capacidade computacional adequada, equipe técnica, conexão à rede e-Ciência ou à rede Ipê da RNP e reservar no mínimo 25% de sua capacidade para uso externo. O documento também prevê a possibilidade de cobrança por uso para custear operação e atualização.
Ainda segundo a ministra, o texto garante maior integração entre os centros e democratiza o acesso ao processamento de alto desempenho. “Ao mantermos critérios claros e exigirmos interoperabilidade e governança conjunta, favorecemos não só a qualidade técnica, mas a equidade entre instituições de todas as regiões do Brasil”, completou.
A norma ainda cria o conceito de Centros Nacionais de Processamento de Alto Desempenho (Cenapad-IA). Essas estruturas poderão oferecer serviços de inteligência artificial ao ecossistema de CT&I, desde que atendam diretrizes similares às previstas para centros tradicionais. Após aprovação pelo Conselho Diretor, os nomes dos centros designados serão publicados no site oficial.
Na avaliação do diretor do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação Digital (DECTI), do MCTI, Hugo Valadares, a portaria representa um avanço na governança do sistema e cria condições para ampliar a cooperação entre instituições. “O novo marco fornece instrumentos para que os centros de alto desempenho possam crescer em articulação, com segurança, compartilhamento e políticas estratégicas coordenadas”, explicou.
Com a portaria entrando em vigor na data de sua publicação, a expectativa é que o sistema passe a operar sob novo modelo já nas próximas reuniões do Conselho Diretor — cujo funcionamento e composição também são definidos no texto legal.
O colegiado será presidido pela Secretaria de Ciência e Tecnologia para Transformação Digital (Setad) e contará ainda com o diretor-geral do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), o diretor-geral da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e um representante escolhido entre os pesquisadores líderes das instituições que integram o sistema, com mandato de um ano. A secretaria-executiva ficará a cargo do LNCC.
O Sinapad é uma rede nacional de centros de supercomputação distribuídos geograficamente, com atuação integrada sob coordenação do MCTI. Originalmente previsto para instituições federais, ele reúne os Cenapads em universidades e institutos de pesquisa e visa disponibilizar recursos de computação e armazenamento de alto desempenho sob demanda.


Chega ao Brasil o Flame 4, novo tênis da 361° Sport

Pronto Paguei amplia soluções para facilitar a regularização de débitos

Comissão aprova novas regras de contratação e aposentadoria para agentes de saúde e de endemias

Tributação preocupa mais o agronegócio brasileiro que o tarifaço dos EUA, afirma Marcos Troyjo

Cecafé e Emater-MG firmam parceria para tornar a cafeicultura mais sustentável
politica


Comissão Especial sobre Inteligência Artificial é instalada na Câmara, mas especialistas alertam: “Projeto é insuficiente e democracia está em risco”
Instalada na Câmara dos Deputados, a comissão que analisará o PL da Inteligência Artificial reacende debate sobre os riscos...


Governo Federal reserva R$ 1,166 bilhão para segurança pública nos estados e no DF em 2025
Recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública serão liberados para as unidades federativas conforme os planos locais de aplicação do...


Deputado Wellington Luiz Propõe Banco de Dados para Registro de Condenados por Violência contra a Mulher no DF
O deputado Wellington Luiz apresentou um Projeto de Lei (PL) que propõe a criação de um banco de dados para...
DISTRITO FEDERAL


Pronto Paguei amplia soluções para facilitar a regularização de débitos
A fintech brasiliense, já atuante em todo o Brasil, apresenta opções seguras e simplificadas para quem precisa parcelar suas dívidas...


Apoio após a entrega é peça-chave para consolidar comunidades em condomínios fechados
Modelo de acompanhamento aproxima proprietários, fortalece vínculos e garante bem-estar coletivo. FGR é exemplo no mercado goiano e, desde 2024,...


Brasília recebe a primeira edição do Vibe Natural na Praça do Cruzeiro
De manhã, aula de yoga, funcional e até altinha, de tarde e à noite DJs locais e artistas nacionais dão...
BRASIL E MUNDO


Exposição com 13 artistas no Centro Cultural Correios RJ mescla fatos da realidade, fábulas e ficções humanas
Exposição com 13 artistas no Centro Cultural Correios RJ mescla fatos da realidade, fábulas e ficções humanas Reunindo 13 artistas...
Natal recebe maior edição da história dos Jogos Universitários Brasileiros
Evento reúne jovens de todas as regiões do Brasil, movimenta a economia potiguar e destaca a importância do esporte universitário...


Quinto e último episódio da série Crua será lançado na próxima terça-feira, dia 7 de outubro, com a artista carioca Eleonora Fabião
Fechando a série Crua, será lançado na próxima terça-feira, dia 7 de outubro, no Instagram e Youtube @crua_arte, o quinto e último episódio da série, com...
ECONOMIA


Vítima relata golpe de R$ 90 mil aplicado por intermediário de consórcios em Campinas (SP)
No final de junho de 2025, um homem identificado como Igor foi vítima de um golpe financeiro estimado em...


Governo lança novo edital para renegociação de dívidas com até 133 parcelas e desconto de até 70%
Prazo para adesão vai até 30 de setembro de 2025 A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) publicou o Edital...


Contribuintes recorrem a empréstimos para antecipar restituição do Imposto de Renda
Especialistas alertam para cuidados com taxas e condições contratuais Com o início das declarações do Imposto de Renda 2025,...
ESPORTES


Encontro Nacional sobre Combate à Manipulação de Resultados Esportivos encerra programação com atividades práticas e simulações de investigação
O terceiro e último dia do I Encontro Técnico Nacional sobre Combate à Manipulação de Resultados Esportivos marcou o fechamento...


Guia de atividade física para pessoas com TEA é lançado na Câmara federal
O Guia de Atividade Física para Pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) foi lançado nesta quarta-feira (1º) durante...


Ministro do Esporte assina a ordem de serviço para construção do primeiro Ginásio do Paradesporto do Norte e Nordeste
O ministro do Esporte, André Fufuca, assinou na manhã desta terça-feira, em São Luís-MA, a ordem de serviço para a...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
BRASIL6 dias atrás
Alta no preço dos aluguéis e queda nos FIIs: como o mercado imobiliário reage às mudanças econômicas
-
Notícias Corporativas6 dias atrás
Construção civil cresce no Nordeste e atrai negócios em 2025
-
Radar Games6 dias atrás
Resident Evil Requiem: Capcom fala sobre aniversário de 30 anos, Nintendo Switch 2 e cultura dos vazamentos
-
João Costa6 dias atrás
SÃO PAULO OKTOBERFEST ENTREGA ALIMENTOS ARRECADADOS COM INGRESSO SOLIDÁRIO AO INSTITUIÇÃO ASSISTENCIAL MEMEI