BRASÍLIA

BRASIL

Tecnologia ganha espaço nas pequenas e médias propriedades

Publicado em

Piloto automático, telemetria e motor eletrônico estão presentes em tratores menores, facilitando todas as etapas do ciclo agrícola

 

Máquinas automatizadas e dados em tempo real já fazem parte da rotina de pequenos e médios produtores rurais. Tecnologias como piloto automático e telemetria, antes associadas apenas a grandes máquinas, estão presentes em tratores de menor potência, proporcionando mais economia e eficiência nas operações do dia a dia.

Modelos com potências entre 69 cv e 145 cv são os mais utilizados nas pequenas e médias propriedades. “São máquinas versáteis, que executam todas as etapas do trabalho no campo, como preparo do solo, plantio, pulverização, adubação, colheita e transporte. Com a tecnologia embarcada, essas operações são realizadas com mais precisão e segurança”, destaca Eder Pinheiro, coordenador de Marketing de Produto Tratores da Massey Ferguson.

Na fruticultura e na cafeicultura, o piloto automático é utilizado na sulcação, técnica que consiste na abertura de sulcos no solo onde serão plantadas as mudas, evitando falhas e sobreposição de linhas de plantio, o que resulta em menos uso de mudas, adubos e defensivos, além de um trabalho mais rápido e eficiente.

Já a telemetria permite que o produtor acompanhe em tempo real o desempenho da máquina, como a velocidade, rotação, consumo de combustível, por meio do celular ou computador. A análise desses dados ajuda a otimizar o uso dos equipamentos e corrigir falhas operacionais. “Em uma operação de plantio, por exemplo, se dois tratores estiverem gastando quantidades diferentes de combustível, é possível que tenha uma diferença na rotação utilizada por cada operador, algo que pode ser corrigido imediatamente, apenas com orientação”, explica o especialista.

No plantio, a tecnologia também avança nas máquinas voltadas aos pequenos e médios produtores, aproximando esses agricultores das soluções mais modernas disponíveis no mercado. A plantadeira MF 500 reúne recursos disponíveis em modelos de alta performance, como a plantadeira Momentum – a mais tecnológica da Massey Ferguson. Entre os destaques, está o sistema vDrive, que realiza o controle linha a linha da distribuição de sementes, evitando falhas e sobreposições.

A MF 500 conta ainda com sensores que monitoram em tempo real o funcionamento de cada linha de plantio e emitem alertas sonoros caso identifique algum erro na operação, como o entupimento de uma linha e falhas na distribuição de fertilizante. “Com isso, o operador pode identificar e corrigir o problema imediatamente, evitando prejuízos que só seriam percebidos ao final do dia ou na emergência das plantas.  Esse tipo de monitoramento inteligente, antes presente apenas em máquinas de grande porte, está acessível a propriedades menores, tornando o plantio mais preciso, eficiente e produtivo”, destaca Revis da Silva, coordenador de Marketing de Produto da Massey Ferguson.

Leia Também:  Boticário lidera escolha de presente no Dia das Mães e lança kits com até 30% de desconto

Os motores eletrônicos possuem tecnologia que permite o monitoramento das condições do motor e o ajuste automático da operação para otimizar o consumo de combustível e prever eventuais falhas mecânicas. Um exemplo prático é quando há presença de água no combustível o sensor detecta e emite um alerta para que o operador interrompa a operação e realize o expurgo dos filtros. Da mesma forma, se o filtro de ar estiver entupido, o sistema reduz automaticamente a injeção de combustível para evitar fumaça preta e desperdício de combustível. Com isso, o produtor reduz custos de manutenção e evita paradas prolongadas, mantendo a produtividade no campo.

Segundo o especialista, todas as tecnologias da Massey Ferguson são pensadas para serem de fácil aplicação no dia a dia do campo. “No momento da entrega da máquina, é realizado um treinamento para permitir que mesmo os produtores com menos familiaridade com recursos digitais possam utilizar todo o potencial dos equipamentos. A capacitação auxilia o agricultor a extrair o máximo desempenho das máquinas e tomar decisões mais assertivas com base nos dados gerados em tempo real”, diz.

Além dos recursos tecnológicos, os tratores também incorporaram melhorias no conforto com o passar dos anos. “Se há 12 anos a maioria dos tratores era de tração simples e sem cabine, hoje 100% dos tratores comercializados pela Massey Ferguson são 4×4 e quase 80% são cabinados. Ar-condicionado, isolamento acústico, redução de vibração e ergonomia contribuem diretamente para a produtividade do operador. Um operador confortável comete menos erros, se cansa menos e consegue manter um ritmo de trabalho mais eficiente”, ressalta Pinheiro.

“Com a cabine e a tecnologia embarcada, o trabalho ficou mais ágil, confortável e profissional. Hoje a gente consegue fazer tudo com muito mais praticidade, desde o plantio até a colheita”, afirma José Luiz Laurentiz, produtor rural em Motuca (SP).

Para atender esse perfil de produtor, a Massey Ferguson oferece diferentes linhas de tratores com tecnologia embarcada, como a série MF 3400, desenvolvida para cultivos como fruticultura e cafeicultura, além das séries MF 4400, MF 4700, MF 5700 e MF 6700, que se destacam pela robustez e versatilidade. O modelo MF 6700R, por exemplo, conta com transmissão Dyna-4, que oferece trocas automáticas de marcha sem o uso de embreagem, aumentando o conforto e a eficiência no trabalho. São soluções pensadas para tornar o uso da tecnologia no campo mais simples, acessível e eficaz para os pequenos e médios produtores.

Leia Também:  Governo de Goiás entrega títulos de domínio de terras e caminhões destinados à agricultura familiar

“Essas inovações estão ajudando a transformar a percepção de tecnologia no campo. O pequeno e médio produtor já entende que esses recursos são ferramentas essenciais para o bom desempenho da propriedade. O que antes parecia coisa de grande fazenda, hoje está no dia a dia da agricultura familiar”, conclui Eder Pinheiro.

    

Sobre a Massey Ferguson

A Massey Ferguson, marca pertencente ao grupo AGCO, acumulou mais de 175 anos de experiência global na produção para a indústria agrícola. É a maior exportadora de máquinas agrícolas da América Latina e referência no mercado brasileiro há seis décadas. Os tratores, colheitadeiras, plantadeiras, implementos, pulverizadores, enfardadoras e produtos e serviços de agricultura de precisão Massey Ferguson são comercializados para mais de 80 países, principalmente África do Sul, Arábia Saudita, Argélia, Argentina, Bolívia, Chile e Paraguai. As fábricas na América do Sul ficam localizadas no Brasil – em Canoas/RS (tratores), Santa Rosa/RS (colheitadeiras), Ibirubá/RS (plantadeiras e implementos), Mogi das Cruzes/SP (tratores, motores, pulverizadores e laboratório de controle de emissões) e também na Argentina, General Rodriguez/BUE (tratores, colheitadeiras e motores). Possui uma extensa e estabelecida rede de concessionárias no Brasil, com mais de 200 lojas. Mais: www.masseyferguson.com.br

   

Sobre a AGCO

A AGCO (NYSE: AGCO) é líder global no design, fabricação e distribuição de maquinário agrícola e tecnologia agrícola de precisão. A AGCO entrega valor aos agricultores e clientes OEM por meio de seu portfólio diferenciado de marcas, incluindo as líderes Fendt®, Massey Ferguson®, PTx e Valtra®. A linha completa de equipamentos, soluções de agricultura inteligente e serviços da AGCO possibilita aos agricultores alimentarem o mundo de forma sustentável. Fundada em 1990 e sediada em Duluth, na Geórgia, EUA, a AGCO registrou vendas líquidas de aproximadamente US$ 11,7 bilhões em 2024. Para mais informações, visite o site www.agcocorp.com.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

BRASIL

Iniciativas públicas e privadas colaboram para aumento do índice educacional de Santa Catarina

Published

on

By

Projeto de Letramento Digital de Arabutã é destaque durante o evento Summit Cidades 2025

A SuperGeeks Concórdia, escola de programação e robótica, marcou presença no Summit Cidades 2025 como parceira no projeto de Letramento Digital do município de Arabutã, iniciativa que vem transformando a educação pública por meio do ensino de programação e cultura maker. O evento, realizado em Florianópolis entre os dias 24 e 26 de junho, reuniu gestores públicos e instituições de todo o país em busca de soluções inovadoras para o setor público.

O projeto, apresentado pela secretária municipal de Educação de Arabutã, Edenice Patzlaff e pelo diretor de Tecnologia da SuperGeeks Concórdia, Jackson Laskoski, é fruto de uma parceria entre o poder público e empresas privadas como a Engie Brasil, Aurora e Ferticel, e conta com a metodologia CS Plus da SuperGeeks Concórdia. Em 2025, 360 alunos da rede pública municipal participam ativamente de aulas estruturadas de programação e projetos práticos de tecnologia.

“Educação digital não é brincadeira. É preciso uma proposta pedagógica séria e conteúdo de qualidade”, afirmou a secretária durante o painel, destacando a relevância da SuperGeeks como parceira estratégica na implementação do projeto. Os resultados já são visíveis, com o município se destacando nos indicadores de qualidade da educação, como o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) em Santa Catarina.

Leia Também:  Réveillon Recife Marina: Viva o Incomparável em 2025

O diretor de Tecnologia da SuperGeeks Concórdia, Jackson Laskoski, participou do painel ao lado do Analista de Responsabilidade Social da Engie, Eduardo Vieira, reforçando o compromisso da rede com a formação digital de crianças e adolescentes. “Nosso propósito é preparar essa nova geração para os desafios do futuro, com uma base sólida em tecnologia, lógica e pensamento crítico”, comentou Laskoski.

A experiência de Arabutã foi reconhecida no Summit como um exemplo de sucesso na integração entre setor público e iniciativa privada para a promoção da inclusão digital e inovação educacional.

 

Sobre

A rede de franquias SuperGeeks nasceu com o objetivo de formar não somente consumidores, mas também criadores de tecnologia. Desde 2014, a marca assume uma posição importante ao preparar as novas gerações para os desafios e oportunidades do futuro tecnológico, dedicando-se a ensinar programação e robótica de maneira lúdica e criativa, atendendo a todas as faixas etárias.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

politica

DISTRITO FEDERAL

BRASIL E MUNDO

ECONOMIA

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA

Botão WhatsApp - Canal TI
Botão WhatsApp - Canal TI