BRASIL
Tecnologia ganha espaço nas pequenas e médias propriedades

Piloto automático, telemetria e motor eletrônico estão presentes em tratores menores, facilitando todas as etapas do ciclo agrícola
Máquinas automatizadas e dados em tempo real já fazem parte da rotina de pequenos e médios produtores rurais. Tecnologias como piloto automático e telemetria, antes associadas apenas a grandes máquinas, estão presentes em tratores de menor potência, proporcionando mais economia e eficiência nas operações do dia a dia.
Modelos com potências entre 69 cv e 145 cv são os mais utilizados nas pequenas e médias propriedades. “São máquinas versáteis, que executam todas as etapas do trabalho no campo, como preparo do solo, plantio, pulverização, adubação, colheita e transporte. Com a tecnologia embarcada, essas operações são realizadas com mais precisão e segurança”, destaca Eder Pinheiro, coordenador de Marketing de Produto Tratores da Massey Ferguson.
Na fruticultura e na cafeicultura, o piloto automático é utilizado na sulcação, técnica que consiste na abertura de sulcos no solo onde serão plantadas as mudas, evitando falhas e sobreposição de linhas de plantio, o que resulta em menos uso de mudas, adubos e defensivos, além de um trabalho mais rápido e eficiente.
Já a telemetria permite que o produtor acompanhe em tempo real o desempenho da máquina, como a velocidade, rotação, consumo de combustível, por meio do celular ou computador. A análise desses dados ajuda a otimizar o uso dos equipamentos e corrigir falhas operacionais. “Em uma operação de plantio, por exemplo, se dois tratores estiverem gastando quantidades diferentes de combustível, é possível que tenha uma diferença na rotação utilizada por cada operador, algo que pode ser corrigido imediatamente, apenas com orientação”, explica o especialista.
No plantio, a tecnologia também avança nas máquinas voltadas aos pequenos e médios produtores, aproximando esses agricultores das soluções mais modernas disponíveis no mercado. A plantadeira MF 500 reúne recursos disponíveis em modelos de alta performance, como a plantadeira Momentum – a mais tecnológica da Massey Ferguson. Entre os destaques, está o sistema vDrive, que realiza o controle linha a linha da distribuição de sementes, evitando falhas e sobreposições.
A MF 500 conta ainda com sensores que monitoram em tempo real o funcionamento de cada linha de plantio e emitem alertas sonoros caso identifique algum erro na operação, como o entupimento de uma linha e falhas na distribuição de fertilizante. “Com isso, o operador pode identificar e corrigir o problema imediatamente, evitando prejuízos que só seriam percebidos ao final do dia ou na emergência das plantas. Esse tipo de monitoramento inteligente, antes presente apenas em máquinas de grande porte, está acessível a propriedades menores, tornando o plantio mais preciso, eficiente e produtivo”, destaca Revis da Silva, coordenador de Marketing de Produto da Massey Ferguson.
Os motores eletrônicos possuem tecnologia que permite o monitoramento das condições do motor e o ajuste automático da operação para otimizar o consumo de combustível e prever eventuais falhas mecânicas. Um exemplo prático é quando há presença de água no combustível o sensor detecta e emite um alerta para que o operador interrompa a operação e realize o expurgo dos filtros. Da mesma forma, se o filtro de ar estiver entupido, o sistema reduz automaticamente a injeção de combustível para evitar fumaça preta e desperdício de combustível. Com isso, o produtor reduz custos de manutenção e evita paradas prolongadas, mantendo a produtividade no campo.
Segundo o especialista, todas as tecnologias da Massey Ferguson são pensadas para serem de fácil aplicação no dia a dia do campo. “No momento da entrega da máquina, é realizado um treinamento para permitir que mesmo os produtores com menos familiaridade com recursos digitais possam utilizar todo o potencial dos equipamentos. A capacitação auxilia o agricultor a extrair o máximo desempenho das máquinas e tomar decisões mais assertivas com base nos dados gerados em tempo real”, diz.
Além dos recursos tecnológicos, os tratores também incorporaram melhorias no conforto com o passar dos anos. “Se há 12 anos a maioria dos tratores era de tração simples e sem cabine, hoje 100% dos tratores comercializados pela Massey Ferguson são 4×4 e quase 80% são cabinados. Ar-condicionado, isolamento acústico, redução de vibração e ergonomia contribuem diretamente para a produtividade do operador. Um operador confortável comete menos erros, se cansa menos e consegue manter um ritmo de trabalho mais eficiente”, ressalta Pinheiro.
“Com a cabine e a tecnologia embarcada, o trabalho ficou mais ágil, confortável e profissional. Hoje a gente consegue fazer tudo com muito mais praticidade, desde o plantio até a colheita”, afirma José Luiz Laurentiz, produtor rural em Motuca (SP).
Para atender esse perfil de produtor, a Massey Ferguson oferece diferentes linhas de tratores com tecnologia embarcada, como a série MF 3400, desenvolvida para cultivos como fruticultura e cafeicultura, além das séries MF 4400, MF 4700, MF 5700 e MF 6700, que se destacam pela robustez e versatilidade. O modelo MF 6700R, por exemplo, conta com transmissão Dyna-4, que oferece trocas automáticas de marcha sem o uso de embreagem, aumentando o conforto e a eficiência no trabalho. São soluções pensadas para tornar o uso da tecnologia no campo mais simples, acessível e eficaz para os pequenos e médios produtores.
“Essas inovações estão ajudando a transformar a percepção de tecnologia no campo. O pequeno e médio produtor já entende que esses recursos são ferramentas essenciais para o bom desempenho da propriedade. O que antes parecia coisa de grande fazenda, hoje está no dia a dia da agricultura familiar”, conclui Eder Pinheiro.
Sobre a Massey Ferguson
A Massey Ferguson, marca pertencente ao grupo AGCO, acumulou mais de 175 anos de experiência global na produção para a indústria agrícola. É a maior exportadora de máquinas agrícolas da América Latina e referência no mercado brasileiro há seis décadas. Os tratores, colheitadeiras, plantadeiras, implementos, pulverizadores, enfardadoras e produtos e serviços de agricultura de precisão Massey Ferguson são comercializados para mais de 80 países, principalmente África do Sul, Arábia Saudita, Argélia, Argentina, Bolívia, Chile e Paraguai. As fábricas na América do Sul ficam localizadas no Brasil – em Canoas/RS (tratores), Santa Rosa/RS (colheitadeiras), Ibirubá/RS (plantadeiras e implementos), Mogi das Cruzes/SP (tratores, motores, pulverizadores e laboratório de controle de emissões) e também na Argentina, General Rodriguez/BUE (tratores, colheitadeiras e motores). Possui uma extensa e estabelecida rede de concessionárias no Brasil, com mais de 200 lojas. Mais: www.masseyferguson.com.br
Sobre a AGCO
A AGCO (NYSE: AGCO) é líder global no design, fabricação e distribuição de maquinário agrícola e tecnologia agrícola de precisão. A AGCO entrega valor aos agricultores e clientes OEM por meio de seu portfólio diferenciado de marcas, incluindo as líderes Fendt®, Massey Ferguson®, PTx e Valtra®. A linha completa de equipamentos, soluções de agricultura inteligente e serviços da AGCO possibilita aos agricultores alimentarem o mundo de forma sustentável. Fundada em 1990 e sediada em Duluth, na Geórgia, EUA, a AGCO registrou vendas líquidas de aproximadamente US$ 11,7 bilhões em 2024. Para mais informações, visite o site www.agcocorp.com.

BRASIL
Iniciativas públicas e privadas colaboram para aumento do índice educacional de Santa Catarina
Published
8 horas atráson
14 de julho de 2025By
Gabriel
Projeto de Letramento Digital de Arabutã é destaque durante o evento Summit Cidades 2025
A SuperGeeks Concórdia, escola de programação e robótica, marcou presença no Summit Cidades 2025 como parceira no projeto de Letramento Digital do município de Arabutã, iniciativa que vem transformando a educação pública por meio do ensino de programação e cultura maker. O evento, realizado em Florianópolis entre os dias 24 e 26 de junho, reuniu gestores públicos e instituições de todo o país em busca de soluções inovadoras para o setor público.
O projeto, apresentado pela secretária municipal de Educação de Arabutã, Edenice Patzlaff e pelo diretor de Tecnologia da SuperGeeks Concórdia, Jackson Laskoski, é fruto de uma parceria entre o poder público e empresas privadas como a Engie Brasil, Aurora e Ferticel, e conta com a metodologia CS Plus da SuperGeeks Concórdia. Em 2025, 360 alunos da rede pública municipal participam ativamente de aulas estruturadas de programação e projetos práticos de tecnologia.
“Educação digital não é brincadeira. É preciso uma proposta pedagógica séria e conteúdo de qualidade”, afirmou a secretária durante o painel, destacando a relevância da SuperGeeks como parceira estratégica na implementação do projeto. Os resultados já são visíveis, com o município se destacando nos indicadores de qualidade da educação, como o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) em Santa Catarina.
O diretor de Tecnologia da SuperGeeks Concórdia, Jackson Laskoski, participou do painel ao lado do Analista de Responsabilidade Social da Engie, Eduardo Vieira, reforçando o compromisso da rede com a formação digital de crianças e adolescentes. “Nosso propósito é preparar essa nova geração para os desafios do futuro, com uma base sólida em tecnologia, lógica e pensamento crítico”, comentou Laskoski.
A experiência de Arabutã foi reconhecida no Summit como um exemplo de sucesso na integração entre setor público e iniciativa privada para a promoção da inclusão digital e inovação educacional.
Sobre
A rede de franquias SuperGeeks nasceu com o objetivo de formar não somente consumidores, mas também criadores de tecnologia. Desde 2014, a marca assume uma posição importante ao preparar as novas gerações para os desafios e oportunidades do futuro tecnológico, dedicando-se a ensinar programação e robótica de maneira lúdica e criativa, atendendo a todas as faixas etárias.


Comissão aprova criação do selo Instituição Amiga da Saúde Mental para escolas e universidades

Câmara aprova urgência para cinco propostas; acompanhe

Deputados analisam projeto que torna permanente a Lei de Incentivo ao Esporte; acompanhe

Evento discute organização da prática pedagógica na EJA

Comissão aprova adoção de novo ícone para sinalizar acessibilidade
politica


Comissão Especial sobre Inteligência Artificial é instalada na Câmara, mas especialistas alertam: “Projeto é insuficiente e democracia está em risco”
Instalada na Câmara dos Deputados, a comissão que analisará o PL da Inteligência Artificial reacende debate sobre os riscos...


Governo Federal reserva R$ 1,166 bilhão para segurança pública nos estados e no DF em 2025
Recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública serão liberados para as unidades federativas conforme os planos locais de aplicação do...


Deputado Wellington Luiz Propõe Banco de Dados para Registro de Condenados por Violência contra a Mulher no DF
O deputado Wellington Luiz apresentou um Projeto de Lei (PL) que propõe a criação de um banco de dados para...
DISTRITO FEDERAL


ECA 35 anos: Sejus reforça compromisso com a proteção integral de crianças e adolescentes
Responsável pelas políticas públicas voltadas à infância e adolescência no DF, Secretaria de Justiça e Cidadania destaca avanços e ações...


Contação de história musicalizada convida famílias para uma experiência lúdica e sensorial no CCBB Educativo
Em clima de férias, o Rolê Cultural – Educativo CCBB do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB Brasília) promove sessões gratuitas...


Complexo Cultural do Choro celebra as férias de julho com programação especial e gratuita em Brasília
Com as férias escolares de julho em pleno andamento, o Complexo Cultural do Choro prepara uma programação especial e acessível...
BRASIL E MUNDO


Iniciativas públicas e privadas colaboram para aumento do índice educacional de Santa Catarina
Projeto de Letramento Digital de Arabutã é destaque durante o evento Summit Cidades 2025 A SuperGeeks Concórdia, escola de programação...


Instituto Gourmet completa 11 anos com desafio criativo e histórias de superação
Rede promove competição com alunos e ex-alunos para ganhar a famosa ‘brigadeirinha’, equipamento queridinho das confeiteiras Com presença consolidada em...


Bazar Multimarcas oferece descontos de até 70% no Uberlândia Shopping
Dezenas de outras também marcas estão com ofertas no mall Nos dias 12 e 13 de julho, o Uberlândia...
ECONOMIA


Governo lança novo edital para renegociação de dívidas com até 133 parcelas e desconto de até 70%
Prazo para adesão vai até 30 de setembro de 2025 A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) publicou o Edital...


Contribuintes recorrem a empréstimos para antecipar restituição do Imposto de Renda
Especialistas alertam para cuidados com taxas e condições contratuais Com o início das declarações do Imposto de Renda 2025,...


Cidades brasileiras debatem futuro da mobilidade com foco em frotas de ônibus elétricos
Capacitação organizada pela Parceria ZEBRA apresenta boas práticas e estudo de caso sobre a cidade de São Paulo em relação...
ESPORTES


Secretária de Excelência Esportiva do MEsp cumpre agenda na capital baiana
A secretária nacional de Excelência Esportiva, Iziane Marques, cumpriu uma extensa agenda na capital baiana entre os dias 11 e...


Brasil inicia Copa América com vitória de 2 a 0 sobre a Venezuela
O Brasil derrotou a Venezuela por 2 a 0 na noite deste domingo (13), no Estádio Gonzalo Pozo Ripalda, em...


Brasil estreia na Copa América Feminina com vitória sobre a Venezuela
A Seleção Brasileira Feminina iniciou sua jornada na Copa América com o pé direito neste domingo (14.07), superando a Venezuela...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
EDUCAÇÃO6 dias atrás
Capes lança edital para estudantes estrangeiros
-
ENTRETENIMENTO6 dias atrás
Semana no Complexo Cultural do Choro tem shows com Armandinho Macedo, programação infantil e rodas musicais gratuitas
-
ENTRETENIMENTO6 dias atrás
Mario Kramarenco no espetáculo Sinatra In Concert
-
BRASIL6 dias atrás
Oba Hortifruti lança Campanha Selos de Desconto com produtos do Snoopy e parte da renda será revertida para instituição de combate ao câncer pediátrico