ENTRETENIMENTO
Memorial dos Povos Indígenas recebe a exposição “ANDANÇAS”

Mostra das artistas Adriane Kariú e Rômulo Barros faz parte da 2º edição Interação Corpo/Som e fica aberta ao público até 27 de julho
Depois da 2º edição Interação Corpo/Som passar por distintos pontos culturais do Distrito Federal em um ônibus-galeria, chegou a hora da mostra “Andanças”, de Adriane Kariú e Rômulo Barros, ocupar o Memorial dos Povos Indígenas. A exposição, que faz parte do projeto Interação Corpo/Som, ficará aberta gratuitamente ao público entre os dias 10 de junho e 27 de julho.
Com curadoria da premiada artista Raquel Nava, “Andanças” reflete que as fronteiras são movediças, que as histórias são múltiplas e que as definições não são sedimentadas.
Adriane Kariú reivindica seu sobrenome indígena e a história de seu povo – apagada por processos de colonização. Apesar de ser considerado extinto pela FUNAI, hoje o povo Kariú Kariri, originário do Vale do Cariri no estado do Ceará, busca o reconhecimento, em um levante étnico.
Nesta mostra, Adriane intervém em imagens para denunciar a diáspora forçada dos povos originários a outras regiões do Brasil. A artista se apropria de fotos e outros registros para revelar a identidade indígena de trabalhadores explorados na construção de cidades e no chamado “desenvolvimento” da nação.
Rômulo Barros – artista não-indígena e não binárie – ao observar os comportamentos, rastros e caminhos de outras espécies não-humanas, forja sua poética em manufaturas artísticas. Rômulo investiga os fluxos de vida e morte, que transformam a matéria de modo integrado com os ciclos da natureza.
Visitas Guiadas
A exposição contará com visitas guiadas com intérpretes de libras nos sábados 14 e 28 de junho e 5 e 12 de julho, sempre às 14h. No dia 14 de junho, às 15h, o público terá à disposição um guia-intérprete para surdos-cegos.
Interação Corpo/Som
A 2º edição Interação Corpo/Som, projeto contemplado pelo Fundo de Apoio à Cultura em 2025, levou exposições de seis artistas a três diferentes pontos do Distrito Federal: Plano Piloto, Núcleo Bandeirantes e Samambaia. Com o objetivo de incentivar a cultura em espaços descentralizados da cidade, as exposições foram feitas dentro de um ônibus-galeria (Mr. Truque), totalmente transformado para abrigar as mostras. Nesta nova etapa do projeto, o Memorial dos Povos Indígenas será o palco para as exposições.
SERVIÇO:
Exposição “Andanças”
De 10 de junho a 27 de julho
Memorial dos Povos Indígenas
(Zona Cívico-Administrativa Em frente ao Memorial JK, Brasília – DF, 70070-300)
Terça a Domingo de 9h às 17h

ENTRETENIMENTO
Brasileiro Dan Morais participa do programa La Voz Argentina e integra time da cantora Lali
Published
10 horas atráson
14 de julho de 2025By
Gabriel
Do sonho de levar a música brasileira à Argentina, ao time de Lali no La Voz e com todos os jurados virando as cadeiras. O artista é natural de Juazeiro do Norte (CE) e com raízes em Natal (RN)
O palco do “La Voz Argentina” recebeu o talento e a paixão do cantor brasileiro Danilo Morais, que tem encantado jurados e público com sua performance única e a riqueza da música brasileira. Em sua estreia, ele encantou jurados e público com uma performance única de “Pensando em Você”, de Paulinho Moska, e garantiu seu lugar no time de um dos maiores nomes da música argentina: a cantora e compositora Lali Espósito. Natural de Juazeiro do Norte (CE) e com raízes em Natal (RN), o artista está vivendo um verdadeiro divisor de águas em sua carreira musical, que floresceu surpreendentemente após sua mudança para a Argentina há pouco mais de um ano.
A ligação de Dan Morais com a música, antes focada na docência, ganhou um novo fôlego na Argentina. “Comecei a receber muitos convites de pessoas que queriam me escutar cantando. O pessoal aqui gosta muito de música brasileira”, revela Dan. O que começou em um bar de amigos rapidamente se transformou em uma caminhada de autodescoberta como cantor. “Chegar aqui na Argentina e perceber o quanto valorizam nossa música e cultura me deu a vontade e coragem de levar um pouco da música brasileira para o público local e a confiança para estar no palco, cantar e interagir”, completa.
A mudança de Dan para a Argentina em maio de 2024 foi motivada por uma história de amor, que acabou abrindo portas para uma inesperada guinada profissional. Ele conheceu seu namorado argentino em Natal, e após um ano de relacionamento à distância, decidiu se mudar. “Foi uma decisão difícil, pois minha vida já era bem estruturada em Natal. Mas morar aqui na Argentina foi algo que eu não esperava, um giro de 360° na minha vida. Isso me trouxe boas surpresas e está rendendo bons frutos, porque aqui pude me descobrir como cantor e investir na minha carreira musical”, explica.
A ideia de se inscrever no “La Voz Argentina” surgiu em meio a esse processo de maior confiança. Apesar do receio inicial pela exposição, Dan decidiu arriscar. O processo de seleção foi longo e desafiador, com mais de 100 mil inscritos em toda a Argentina. “Tive que viajar para Córdoba para fazer as primeiras audições. Chegar na fila às quatro da manhã, um monte de gente para fazer a prova… foi todo um processo. Mas foi uma experiência muito boa, conheci muita gente, aprendi bastante, e fui vendo que eu poderia me superar nas minhas inseguranças, nos meus medos”, compartilha Dan. A notícia de que havia sido selecionado para as audições às cegas foi um sonho realizado.
“BrasiChaqueño” no time de Lali: representando o Brasil com orgulho
A audição às cegas de Dan foi um sucesso estrondoso, com os quatro jurados virando suas cadeiras. A escolha natural foi pelo time de Lali, uma artista que Dan admira desde a infância por seu trabalho em novelas de Cris Morena e sua conexão com a cultura brasileira. “Nunca na minha vida ia imaginar que um dia estaria no time da Lali, sendo acompanhado por ela num programa de reality como o The Voice aqui na Argentina. É uma coisa surreal que está acontecendo”, emociona-se Dan. Lali demonstrou um carinho especial por Dan, cumprimentando-o em português e celebrando a chegada de um “artista internacional” em seu time.
A participação de Dan Morais no “La Voz Argentina” não é apenas um marco em sua carreira, mas também um motivo de orgulho para sua província adotiva, Chaco, onde é carinhosamente chamado de “BrasiChaqueño”, e para sua terra natal, o Cariri cearense. “Sou o único representante da província, e as pessoas aqui já me adotaram como mais um da província e estão muito orgulhosas”, conta.
Estreia Brasileira no La Voz Argentina
O artista também é o primeiro brasileiro a participar do La Voz Argentina e segundo ele, é uma honra e grande responsabilidade. “Sei o quanto nossa cultura é rica, o quanto nossa música é diversa e valorizada aqui na Argentina. Os argentinos amam a música brasileira!”, ressalta. Artistas da Bossa Nova, Djavan, Caetano Veloso, Toquinho, axé, samba e pagode são extremamente admirados pelo público argentino. “Sinto-me honrado em poder representar o Brasil na Argentina, estando no The Voice, que é o programa musical mais importante do país e super acompanhado por todos”.
Com as batalhas se aproximando, Dan está animado com as possibilidades de explorar outros gêneros musicais, como românticas em inglês, e continuar divulgando a música brasileira. “Meu sotaque do português é um ‘plus’, um extra que se escuta quando estou cantando em espanhol ou em outro idioma, e acho que isso poderá ser bastante aproveitado no programa”, conclui.
Próximos passos: músicas autorais e conquista de novos horizontes
Com a carreira musical recente, Dan Morais já planeja os próximos passos. “Acredito que um passo importante será, nos próximos meses, quando eu começar a lançar minhas músicas autorais”, afirma. Ele almeja divulgar suas composições tanto na Argentina quanto no Brasil, onde tem recebido um apoio caloroso do público que se sente representado por sua jornada internacional. “Receber esse apoio me faz ter vontade de, em algum momento, ir ao Brasil fazer shows e continuar divulgando meu trabalho. Estou super animado e quero continuar investindo nisso”.
Redes Sociais:
Instagram: @danmoraisbr
YouTube: Danmoraisoficial


Comissão aprova criação do selo Instituição Amiga da Saúde Mental para escolas e universidades

Câmara aprova urgência para cinco propostas; acompanhe

Deputados analisam projeto que torna permanente a Lei de Incentivo ao Esporte; acompanhe

Evento discute organização da prática pedagógica na EJA

Comissão aprova adoção de novo ícone para sinalizar acessibilidade
politica


Comissão Especial sobre Inteligência Artificial é instalada na Câmara, mas especialistas alertam: “Projeto é insuficiente e democracia está em risco”
Instalada na Câmara dos Deputados, a comissão que analisará o PL da Inteligência Artificial reacende debate sobre os riscos...


Governo Federal reserva R$ 1,166 bilhão para segurança pública nos estados e no DF em 2025
Recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública serão liberados para as unidades federativas conforme os planos locais de aplicação do...


Deputado Wellington Luiz Propõe Banco de Dados para Registro de Condenados por Violência contra a Mulher no DF
O deputado Wellington Luiz apresentou um Projeto de Lei (PL) que propõe a criação de um banco de dados para...
DISTRITO FEDERAL


ECA 35 anos: Sejus reforça compromisso com a proteção integral de crianças e adolescentes
Responsável pelas políticas públicas voltadas à infância e adolescência no DF, Secretaria de Justiça e Cidadania destaca avanços e ações...


Contação de história musicalizada convida famílias para uma experiência lúdica e sensorial no CCBB Educativo
Em clima de férias, o Rolê Cultural – Educativo CCBB do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB Brasília) promove sessões gratuitas...


Complexo Cultural do Choro celebra as férias de julho com programação especial e gratuita em Brasília
Com as férias escolares de julho em pleno andamento, o Complexo Cultural do Choro prepara uma programação especial e acessível...
BRASIL E MUNDO


Iniciativas públicas e privadas colaboram para aumento do índice educacional de Santa Catarina
Projeto de Letramento Digital de Arabutã é destaque durante o evento Summit Cidades 2025 A SuperGeeks Concórdia, escola de programação...


Instituto Gourmet completa 11 anos com desafio criativo e histórias de superação
Rede promove competição com alunos e ex-alunos para ganhar a famosa ‘brigadeirinha’, equipamento queridinho das confeiteiras Com presença consolidada em...


Bazar Multimarcas oferece descontos de até 70% no Uberlândia Shopping
Dezenas de outras também marcas estão com ofertas no mall Nos dias 12 e 13 de julho, o Uberlândia...
ECONOMIA


Governo lança novo edital para renegociação de dívidas com até 133 parcelas e desconto de até 70%
Prazo para adesão vai até 30 de setembro de 2025 A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) publicou o Edital...


Contribuintes recorrem a empréstimos para antecipar restituição do Imposto de Renda
Especialistas alertam para cuidados com taxas e condições contratuais Com o início das declarações do Imposto de Renda 2025,...


Cidades brasileiras debatem futuro da mobilidade com foco em frotas de ônibus elétricos
Capacitação organizada pela Parceria ZEBRA apresenta boas práticas e estudo de caso sobre a cidade de São Paulo em relação...
ESPORTES


Secretária de Excelência Esportiva do MEsp cumpre agenda na capital baiana
A secretária nacional de Excelência Esportiva, Iziane Marques, cumpriu uma extensa agenda na capital baiana entre os dias 11 e...


Brasil inicia Copa América com vitória de 2 a 0 sobre a Venezuela
O Brasil derrotou a Venezuela por 2 a 0 na noite deste domingo (13), no Estádio Gonzalo Pozo Ripalda, em...


Brasil estreia na Copa América Feminina com vitória sobre a Venezuela
A Seleção Brasileira Feminina iniciou sua jornada na Copa América com o pé direito neste domingo (14.07), superando a Venezuela...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
EDUCAÇÃO6 dias atrás
Capes lança edital para estudantes estrangeiros
-
ENTRETENIMENTO6 dias atrás
Semana no Complexo Cultural do Choro tem shows com Armandinho Macedo, programação infantil e rodas musicais gratuitas
-
ENTRETENIMENTO6 dias atrás
Mario Kramarenco no espetáculo Sinatra In Concert
-
BRASIL6 dias atrás
Oba Hortifruti lança Campanha Selos de Desconto com produtos do Snoopy e parte da renda será revertida para instituição de combate ao câncer pediátrico